Cerveja amanteigada do Harry Potter. Veja a receita!

Machado de AssisNível: Apenas 1 Machado

 

Hoje eu vou mostrar como fazer a famosa cerveja amanteigada do bruxo Harry Potter. A receita é facinha!

Esta receita vai para todos aqueles que leram a série de livros do Harry Potter, escritos por J. K. Rowling, e imaginaram um baita chopp gelado cheio de manteiga. Talvez você não saiba (Eu não sabia), mas a Cerveja Amanteigada é doce e não tem nadica de álcool.

Cerveja Amanteigada do Harry Potter

Como não gostar de uma cerveja amanteigada doce?

Calma aí! Não fica frustrado ainda não porque eu garanto que o negócio é fino, engordativo e doce. E afinal de contas, tem coisa melhor?

Como fazer cerveja amanteigadaA cerveja amanteigada

A cerveja amanteigada aparece a primeira vez no terceiro livro, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. Como Harry não teve autorização de seus familiares (Já que seus tios são verdadeiros sociopatas que odeiam o mundo bruxo), Harry não pôde ir até a excursão a Hogsmeade. Rony e Hermione contaram sobre a visita ao bar Três Vassouras, onde tomaram canecas enormes da cerveja amanteigada - só que no livro eles a tomam quente. Hermione lamenta não ter trazido nenhuma caneca para o amigo.

Mais adiante na história, Harry vai até Hogsmeade com a capa de invisibilidade. Está muito frio e ele decide se esquentar tomando uma caneca de cerveja amanteigada no Três Vassouras. Segue o trecho que dá conta da surpresa de Harry:

Harry bebeu com gosto. Era a coisa mais deliciosa que já provara 
e parecia aquecer cada pedacinho dele, de dentro para fora.

Em outro momento, o professor Lupin conversa com Harry sobre suas tentativas de invocar um patrono e oferece com ar de novidade a Cerveja Amanteigada. Harry se ilumina “Ah, eu gosto disso” e, percebendo a desconfiança do professor, já que em teoria ele nunca teria visitado Hogsmeade, ele dispara: “Rony e Hermione que trouxeram para mim“.

 Curiosidades

Butterbeer

Desde o livro “O prisioneiro de Azkaban” a cerveja amanteigada apareceu em toda a série. Esta é uma cena do filme “Harry Potter e o Enigma do Príncipe”, versão do sexto livro.

Se você viajar até Orlando, nos Estados Unidos, não deixe de visitar o Parque do Harry Potter, no Universal Studios. Lá você tem a oportunidade de experimentar a famosa caneca de Cerveja Amanteigada em Hogsmeade. A caneca custa $8,50 e o copo custa $4,50. Você pode escolher a opção quente, tradicional dos livros, ou a opção congelada. Além disso, descobri que a rede de café Starbucks também vende a bebida pelos Estados Unidos. Infelizmente, ainda não temos esta opção aqui no Brasil.

Já em Londres, na Inglaterra, você pode visitar os estúdios de Harry Potter e aproveitar para tomar a cerveja amanteigada por lá. O copo pequeno custa 3 libras.

Em 2009 uma colunista do jornal americano New York Times publicou um artigo que discutia o excesso de álcool dentro dos livros do bruxo. O artigo chamado “Harry Potter e a Dose de Coragem Líquida” reflete sobre como todos os professores e alunos precisam estar com um copo na mão para enfrentar os seus medos. Eu acho o artigo exagerado, mas traz a tona a discussão: Em nenhum momento dos livros, a escritora diz se a Cerveja Amanteigada tem álcool ou não. É claro que inventar uma bebida doce para ser vendida para crianças dentro de parques de diversão faz sentido. Mas e se J. K. Rowling se referia realmente a uma bebida com álcool?

A minha discussão não quer levantar polêmica porque acho que o álcool está presente no nosso dia a dia. Se você quer proteger o seu filho deste tipo de influência, é melhor não deixar ele nunca mais ler um livro ou ver um filme. Mas eu fiquei encucada. A jornalista ainda usa como exemplo o fato de no filme “O Prisioneiro de Azkaban”, a cerveja causar um efeito alegre na certinha Hermione. Será que os bruxos de Hogwarts, assim como eu, adoram um chopp de vez em quando?

Receita de cerveja amanteigada

Ingredientes

- 400 ml de sorvete de creme
– 4 colheres de manteiga
– 200 gramas de açúcar mascavo
– Canela a gosto
– 500 ml de refrigerante de limão

Derreta a manteiga no fogo e acrescente os temperos. Coloque o sorvete também derretido e depois deixe a mistura congelar.

Aqueça o refrigerante no fogo por cerca de 2 minutos.

Encha a caneca com os ingredientes que estavam no freezer e despeje o refrigerante aquecido em cima. Este efeito causará a espuma.

Harry Potter

Eu tinha que ter alguém para provar. Chamei o meu irmão Henrique. Um exímio cervejeiro que se animou com o convite para tomar a Famosa Cerveja Amanteigada. É claro que eu omiti o fato de se tratar de uma bebida doce e sem álcool. Ele ficou um pouco frustrado ao saber que a bebida é feita com sorvete, mas já que não tinha álcool mesmo, acabou se deliciando com a Cerveja Amanteigada de Harry Potter.

About these ads

4 thoughts on “Cerveja amanteigada do Harry Potter. Veja a receita!

  1. Pingback: Feliz Aniversário, Harry Potter! | Capitu Vem Para o Jantar

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s