A Convenção das Bruxas e a Sopa de Ervilha

Machado de AssisNível: Apenas 1 Machado

 

Como uma sopa de ervilha destruiu todas as bruxas da Inglaterra? Se você já leu o livro “As Bruxas” de Roald Dahl ou assistiu a versão da obra para o cinema, o filme “Convenção das Bruxas”, bem, você sabe qual é a resposta.

Convenção das Bruxas

Tenho certeza que, vez ou outra, durante a sua infância, você se deparou com alguma obra do escritor inglês Roald Dahl adaptada para o cinema. Foi ele quem escreveu “Matilda”, “A Fantástica Fábrica de Chocolates”, “Os Gremlins” e, claro, “As Bruxas”. Quer dizer, graças a ele, nós tivemos ótimos momentos de Sessão da Tarde. Pensando nele, as duas próximas receitas publicadas por aqui serão retiradas de suas obras. Quais serão os livros escolhidos? :P

Começo a Maratona Roald Dahl com a sopa de ervilha de “As Bruxas”.

Receita de Sopa de ErvilhaA sopa de ervilha

Luke é um garoto de dez anos que, depois de seus pais sofrerem um acidente de carro, vai morar com a vó Helga. Sua avó demonstra ser uma exímia conhecedora do mundo das bruxas. “Bruxas de verdade usam roupas comuns e parecem mulheres comuns. Elas moram em casas como as nossas e trabalham em profissões comuns. Por isso é tão difícil pegá-las”, avisa a senhora.

Depois de uma severa pneumonia, Helga é aconselhada pelo médico a passar uns tempos num hotel beira-mar para melhorar. Ela e Luke viajam para o Majestic Hotel, na cidade litorânea de Bournemouth. Neste mesmo hotel está rolando a Convenção Anual da Real Sociedade para a Prevenção da Crueldade com Crianças. O que Luke e Helga não sabem é que este evento é fachada para a Convenção Anual das Bruxas.

Convenção das Bruxas

Depois de alguns capítulos engraçadíssimos que descrevem com detalhes minuto a minuto da convenção, o garoto Luke é pego pela Grã Bruxa e é transformado em rato por uma poção criada por ela. A “Fórmula 86 de ação retardada para fazer ratos” tem o intuito de transformar todas as crianças da Inglaterra em ratos. Para se vingar, o menino-que-agora-é-rato traça um plano de roubar uma das fórmulas e jogá-la na panela de sopa das bruxas.

Trata-se de um plano perfeito. Afinal, todas as bruxas vão se reunir na sala de jantar para comemorar o sucesso da convenção. A sopa de ervilha é a entrada do jantar. Mas, você provavelmente vai reparar que no filme a sopa é de agrião.

Convenção das BruxasCuriosidades

O livro “As Bruxas” foi lançado em 1983 e, na época, chegou a ser banido de diversas livrarias americanas. Isso porque a obra foi considerada sexista e que poderia influenciar os meninos a crescerem odiando as mulheres. Nada como o exagero do politicamente correto para tirar prestígio de uma boa obra, não é? Ainda bem que este boicote não vingou, o livro foi um sucesso e até virou um baita filme.

“Convenção das Bruxas” foi lançado nos Estados Unidos no dia 24 de agosto de 1990, teve uma ótima recepção da crítica, principalmente sobre a atriz Anjelica Huston, que interpretou a Grã Bruxa e precisava aguentar 8 horas de maratona na maquiagem para ficar com aquele aspecto maligno que nos atormentou quando crianças.

O problema? O próprio Roald Dahl odiou o filme e achou que continha muitas cenas apelativas que poderiam amedrontar as crianças. De fato, o livro é bem mais leve do que o filme. Ou vai dizer que você não ficou alguns dias sem dormir depois de assisti-lo pela primeira vez?

O escritor faleceu três meses depois do lançamento do filme.

Receita de Sopa de ErvilhaIngredientes

- 400g de ervilha desidratada
– 1 cebola picada
– 1 tomate picado
– 1/3 xícara de óleo
– 300g de bacon picado
– 300g de costelinha defumada
– Sal e pimenta à gosto

Convenção das BruxasPasso a Passo

Numa panela de pressão, acrescente o óleo e refogue a cebola. Em seguida, coloque o bacon, a costelinha, o tomate e as ervilhas.

Encha a panela com água e tempere com sal e pimenta à gosto.

Cozinhe por 40 minutos.

Roald Dahl

 

Ótima sopa para curtir o friozinho de inverno que está chegando e, ainda bem, sem a Fórmula 86 de ação retardada para fazer ratos.

Como prometido, as próximas duas receitas serão de obras do escritor Roald Dahl. <3

About these ads

7 thoughts on “A Convenção das Bruxas e a Sopa de Ervilha

  1. Pingback: O bolo de Chocolate da Matilda |

  2. Pingback: Bala de Caramelo de “A Fantástica Fábrica de Chocolate” |

  3. Ola, Meu Nome é Alexander, e eu sempre fui Fanaticamente loucoooooooo! Por este Filme, Marcou minha e infância, e ainda Marca minha vida Adulta (hoje tenho 21) tenho a fita VHS deste Filme aqui em casa e guardo como se Fosse a Relíquia mais rara do mundo! Só uma duvida como a pessoa que criou esta Matéria sobre este Filme, como você consegui (onde consegui?) A informação do nome do Hotel? onde o filme foi gravado, e o nome da cidade? e como você consegui a informação de que o filme foi lançado em 24 de agosto de 1990? Eu sempre procurei saber mais sobre este filme mas nunca achei estas informações na Internet! Eu Tenho um SONHO de um dia ir até a Inglaterra visitar este Hotel. Será que tem como ver em algum site da internet fotos deste hotel? desta cidade?
    Denise Godinho: Onde você consegui tantas informações sobre este Filme?

    Majestic Hotel: Será que este Hotel ainda existe?

    por favor me responda
    obrigado

    Gosto

    • Oi, Alexander, tudo bem? Nossa, sei bem como é isso. Sempre fui apaixonada por este filme. Era o meu preferido da Sessão da Tarde. Aliás, agora que estamos adultos, não dá para notar que o filme era muito forte para crianças? Não sei como é que eu nunca fiz greve de banho em casa – só pra nenhuma bruxa sentir o meu cheiro rs
      Olha, quanto as informações: Em relação ao hotel, este hotel existe sim. Fica na Inglaterra, na cidadezinha de Bournemouth, localizada a 170 km de Londres. Lembrando que estas são infos tiradas do livro. Quanto ao filme, ele foi gravado em Newquay, Cornwall num hotel chamado Headland Hotel. Ainda no filme, este hotel ganha o nome fictício de “Hotel Excelsior”. Sobre o lançamento do filme, a data eu encontrei no site IMDB. Espero que tenha conseguido responder tudo!
      Um beijão

      Gosto

  4. Pingback: A Menina que Roubava Livros e a Sopa de Ervilha | Capitu Vem Para o Jantar

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s