Torta de Batata-Doce de Fox Mulder

Machado de AssisMachado de AssisNível: 2 Machados que valem a pena!

 

Fox Mulder se acaba de comer Torta de Batata-Doce em um dos episódios mais divertidos de “Arquivo X”. Como fã e aprendiz de cozinheira, eu TINHA que fazer esta receita!

Como fazer Torta de Batata Doce

Quando o primeiro episódio de “Arquivo X” foi ao ar, eu tinha apenas 7 anos. E, apesar da pouca idade, acabei me viciando. Tudo porque minha prima Tânia, um pouco mais velha do que eu, era fanática pelas aventuras de Fox Mulder e Dana Scully. O resultado? Nós assistimos juntas as 9 temporadas do seriado.

Então posso dizer que cresci enquanto via “Arquivo X” e a eterna busca dos agentes do FBI por homenzinhos verdes. Quando a série acabou, em 2002, eu já tinha 16 anos. O vício pelo seriado foi tão grande que até hoje paro tudo o que estou fazendo quando vejo alguma novidade sobre os atores David Duchovny e Gillian Anderson.

E, pro bem da verdade, até a minha curiosidade sobre o eterno dilema se há ou não vida alienígena nasceu dali.

A Torta de Batata-Doce

Esta receita aparece no episódio 20 da Terceira Temporada. Chamado “Jose Chung’s From Outer Space“, o episódio gira em torno de um escritor de ficção científica, Dr Chung, que está pesquisando um caso de abdução na cidadezinha Klass.

Como Scully e Mulder foram os agentes que cuidaram do caso, o escritor faz uma entrevista com a agente Scully sobre o assunto. O episódio é, portanto, contado pelos olhos da agente do FBI que, quem assistiu ao seriado bem sabe, é conhecida por sua visão racional das experiências mais bizarras.

O problema é que todas as entrevistas não batem e o escritor não está conseguindo chegar a uma conclusão plausível do caso. Em determinado momento, ele entrevista o cozinheiro de uma lanchonete onde Mulder jantou durante a investigação do caso. E assim o cozinheiro descreve a cena:

still1 still2 still4 still5 still6 still7 still8 still9

Pela minha conta, Mulder come nada mais, nada menos do que cinco pedaços de Torta de Batata-Doce.

Curiosidades 

Arquivo X

Quando Gillian Anderson assinou o contrato para fazer a agente Dana Scully em “Arquivo X”, ela aceitou uma cláusula que não permitia que ela interpretasse outra agente do FBI enquanto o seriado estivesse passando na TV. Isto fez com que ela perdesse o papel de Clarice Starling no filme “Hannibal”, lançado em 2001. Quem ficou com o papel foi Julianne Moore.

A compensação tardou, mas logo chegou. Isto porque hoje em dia a atriz pode ser vista como a Dra Bedelia Du Maurie, ninguém mais, ninguém menos que a psicóloga de Hannibal Lecter no seriado Hannibal. (Aproveito para lembrar que entrevistei Janice Poon, a artista que cria os pratos do seriado. Leia aqui).

Gillian Anderson está com tudo e também pode ser vista no seriado “The Fall”, onde ela interpreta uma agente que investiga uma série de assassinatos de jovens mulheres em Belfast, na Irlanda. Recomendo muito porque a série é ótima, mas também porque o serial killer é o tesudo Jamie Dornan, que fará “50 tons de cinza” no cinema. (Aproveita e clica aqui e veja a receita do Muffin de Mirtilo do Christian Grey).

Quanto ao David Duchovny, depois de “Arquivo X”, o eterno Mulder protagonizou sete temporadas do seriado “Californication”. Atualmente, está gravando o novo seriado “Aquarius”, que ainda não tem previsão de estreia.

Em 2013, toda equipe de “Arquivo X”, incluindo, é claro, os atores, se reuniram na Comic Con para comemorar os 20 anos do seriado. O resultado foi um nostálgico bate papo que você pode ver no vídeo abaixo:

IngredientesReceita de Torta de Batata Doce

A Torta de Batata-Doce é muito tradicional do sul dos Estados Unidos, sendo um prato obrigatório para os jantares de Ação de Graças. Eu achei uma receita americana e optei por ela por parecer bem apetitosa.

Fiz a mesma massa da Torta de Chocolate de Histórias Cruzadas.

Para o recheio: 

- 1/3 xícara de chá de manteiga derretida
– 1 xícara de chá de açúcar
– 2 ovos batidos
– 3/4 de xícara de chá de leite evaporado
– 2 xícaras de purê de batata-doce
– 1 colher de sopa de extrato de baunilha
– 1 colher de chá de canela em pó
– 1 colher de chá de noz-moscada
– 2 colheres sopa de açúcar mascavo
– 1 pitada de sal

Passo a Passo

Coloque duas batatas-doce grandes para cozinhar. Descasque-as depois de cozidas e amasse as batatas com uma colher até que fique um purê.

Para fazer o leite evaporado, ferva uma xícara chá de água. Depois de fervida, acrescente 80g de manteiga e 1 1/2 xícara de leite em pó. Mexa até ficar bem cremoso.

Na batedeira, bata o açúcar e a manteiga. Adicione os ovos, o leite evaporado, o purê de batata-doce, baunilha, canela, noz moscada e sal. Bata até ficar um creme bem consistente. Não tem problema se ainda tiver pedaços da batata-doce.

Despeje em cima da massa e polvilhe açúcar mascavo em cima. Leve ao forno médio por 45 minutos.

Receita de torta doce de batata doce

 Eu nunca tinha comido Torta de Batata-Doce e preciso dizer que ficou ótima. O açúcar mascavo derrete e forma uma calca bem durinha. Uma delícia!

Fiz a torta na casa da minha mãe e o pessoal adorou. E olha que a turma aqui é crítica, heim?

Matamos a torta toda enquanto falávamos sobre vida extraterrestre. rs

Se fizer a receita, me conta como ficou, combinado?

Uma dica? Coma ainda quente com um bola enorme de sorvete de creme! :D

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s