Bolo de Chocolate de Divergente

Machado de AssisMachado de AssisNível: 2 Machados que valem a pena!

 

Ouvi falar tanto do famoso bolo de chocolate da facção Audácia em “Divergente” que me peguei imaginando: Como raios será que é este bolo?

Receita do Bolo de Chocolate de Divergente

Pensa num bolo de chocolate com cobertura de chocolate ao leite e chocolate amargo?

Foi assim que aconteceu: num belo dia, saí de um trabalho tenso, conturbado e que sugou todas as minhas energias. Eu estava ao lado do cinema e decidi entrar e comprar ingresso para qualquer filme. Sabe aqueles dias que tudo o que você precisa é se distrair?

Pois bem, olhei no relógio e no painel do cinema. O filme que passaria a seguir era um tal de “Divergente”. Vai esse mesmo, pensei. E bom, posso falar? Para aquele momento, era tudo o que eu precisava. Um filme de aventura, com todos aqueles elementos obrigatórios para uma bela tarde de distração.

Daí descobri que o filme era baseado numa série de livros que, admito, nunca tinha ouvido falar. O tempo passou e uma leitora do blog me sugeriu fazer esta receita. Comprei o livro, o li e, mais uma vez, a obra cumpre o seu papel de ser puro entretenimento para um daqueles momentos que tudo o que você quer é escapar um pouco da realidade.

Dito isto, preciso falar sobre o bolo de chocolate. Que bendito de bolo maaaaaara é este que tanto falam? Obviamente que, como fã de bolo de chocolate, tive que fazer! Aliás, vale lembrar as receitas de bolos de chocolate que já passaram por aqui: Bolo de Chocolate dos Goonies, Bolo de Chocolate da Matilda, Bolo de Biscoito de Chocolate de Minha Mãe É Uma Sereia. Bolo de Aniversário de Clube da Luta e Bolo de Chocolate do Harry Potter.

O Bolo de ChocolateBolo de Chocolate de Divergente
A história acontece após uma guerra ter destruído parte do planeta e, por isso, foi criado um novo sistema democrático dividido em cinco fações. Abnegação prega o altruísmo. Amizade cultiva a paz e o perdão. Na Audácia ficam os corajosos que zelam pela cidade. A Franqueza é imparcial e verdadeira. Na Erudição ficam aqueles responsáveis pelo conhecimento e lógica.

Beatrice é uma jovem de dezesseis anos que cresceu na Abnegação, que é uma facção bem bacana e cuida dos outros e coisa e tal, porém é bem das sem graças. Imagina que todo mundo usa um roupão cinza (O horror) e come frango cozido sem sal com vegetais. Os coitados não podem nem olhar no espelho porque renegam a vaidade.

Para a sorte de Beatrice (E a nossa, porque imagina um livro inteiro nesta facção chatonilda), ela precisa escolher qual é a facção que mais tem a sua cara. Obviamente que ela escolhe a Audácia. Uma facção cheia de gente bonita, descolada, com cara de mau, esportistas, tatuadas e que comem hambúrguer AND bolo de chocolate! ( \o/ )

Chegando no QG da Audácia, depois de passar por um ritual bizarro de iniciação que envolve pular de um trem em movimento e se jogar do topo de um prédio, Beatrice mergulha num universo completamente diferente do que está acostumada, cheio de intrigas e mistérios e, claro, muito bolo de chocolate e um romance com um tchutchuco de dar in-ve-ja.

Curiosidades divergente

O livro “Divergente” é o primeiro da trilogia escrita por Veronica Roth. Quando a obra foi lançada em 25 de abril de 2011, a escritora tinha apenas 22 anos. Além disso, ela escreveu a primeira parte da série durante suas férias de inverno do curso de escrita criativa da Universidade Northwestern.

O sucesso de “Divergente” foi tão grande que quando Veronica vendeu os direitos para o cinema, ela ainda nem tinha se formado na faculdade. (Você também ficou deprimido com esta informação?).

O filme estreou em março deste ano com Shailene Woodley como Beatrice e o tesudo Theo James como Four (O tchutchuco que eu já citei aqui). Vale dizer também que Caleb, o irmão de Beatrice, é interpretado por Ansel Elgort. Como vocês já devem saber, Ansel e Shailene estrelaram juntos a adaptação para o cinema de “A Culpa É Das Estrelas”. Falando nisso, já fiz a receita do Risoto de Cenoura e do Cremeux de Chocolate, lembra?

Voltando à Divergente, quando Veronica Roth terminou a série de livros, ela começou a escrever contos sob o ponto de vista de Four. Estes contos foram publicados na recente compilação “Quatro – Histórias da Série Divergente”.

Ingredientes

Bolo de Chocolate de Audácia em Divergente

(Rende um bolo pequeno)

Como saber do que é feito o famoso bolo de chocolate da Audácia? Grande pergunta, né? Então, para solucionar a crise eu parti do princípio de que quando lemos algum livro, nós criamos os cenários, os personagens, as aventuras… na cabeça. Portanto, criei uma receita com aquilo tudo que seria perfeito num bolo de chocolate da minha fantasia. :D

Para a massa

- 1 pacote de manteiga sem sal
– 2 1/2 xícara da farinha de trigo
– 2 xícaras de açúcar
– 4 ovos
– 2 colheres chá de essência de baunilha
– 1 xícara de cacau em pó
– 1 colher sopa bem cheia de fermento em pó
– 1 xícara de leite

Para a cobertura

- 1 barra de 140g de chocolate ao leite
– 1 barra de 140g de chocolate amargo
– 1/2 tablete de manteiga sem sal
– 1 colher sopa bem cheia de glicose de milho
– 1 xícara chá de café solúvel

Receita de Bolo de Chocolate

Passo a Passo

Bata a manteiga e o acúcar até ficar um creme. Adicione os ovos e continue batendo até os ingredientes se misturarem.

Acrescente a baunilha, o cacau em pó e o fermento. Continue batendo.

Em seguida, coloque a farinha e o leite e bata até ficar um creme bem consistente.

Despeje em uma forma untada e leve ao forno médio por 35 minutos.

Para fazer a calda, derreta em banho-maria a manteiga. Em seguida, acrescente os chocolates picados e mexa até ficar uma calda. Adicione a glicose de milho e o café insolúvel.

Bolo de Chocolate

Aniversário dos virginianos da família: A minha progenitora, Dona Judith, o primo Aloísio e meu fiel escudeiro, sub chef, namorado e companheiro Hugo

Houve um get together da minha família para comemorar os aniversariantes de agosto. Trata-se de ninguém mais, ninguém menos que minha mãe Judith, o primo Aluísio e meu namorado Hugo. Por isso, aproveitei a oportunidade para fazer este bolo.

Bolo aprovadíssimo! Principalmente para quem não gosta muito de doce.

:D

About these ads

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s