A Convenção das Bruxas e a Sopa de Ervilha

Machado de AssisNível: Apenas 1 Machado

 

Como uma sopa de ervilha destruiu todas as bruxas da Inglaterra? Se você já leu o livro “As Bruxas” de Roald Dahl ou assistiu a versão da obra para o cinema, o filme “Convenção das Bruxas”, bem, você sabe qual é a resposta.

Convenção das Bruxas

Tenho certeza que, vez ou outra, durante a sua infância, você se deparou com alguma obra do escritor inglês Roald Dahl adaptada para o cinema. Foi ele quem escreveu “Matilda”, “A Fantástica Fábrica de Chocolates”, “Os Gremlins” e, claro, “As Bruxas”. Quer dizer, graças a ele, nós tivemos ótimos momentos de Sessão da Tarde. Pensando nele, as duas próximas receitas publicadas por aqui serão retiradas de suas obras. Quais serão os livros escolhidos? 😛

Começo a Maratona Roald Dahl com a sopa de ervilha de “As Bruxas”.

Receita de Sopa de ErvilhaA sopa de ervilha

Luke é um garoto de dez anos que, depois de seus pais sofrerem um acidente de carro, vai morar com a vó Helga. Sua avó demonstra ser uma exímia conhecedora do mundo das bruxas. “Bruxas de verdade usam roupas comuns e parecem mulheres comuns. Elas moram em casas como as nossas e trabalham em profissões comuns. Por isso é tão difícil pegá-las”, avisa a senhora.

Depois de uma severa pneumonia, Helga é aconselhada pelo médico a passar uns tempos num hotel beira-mar para melhorar. Ela e Luke viajam para o Majestic Hotel, na cidade litorânea de Bournemouth. Neste mesmo hotel está rolando a Convenção Anual da Real Sociedade para a Prevenção da Crueldade com Crianças. O que Luke e Helga não sabem é que este evento é fachada para a Convenção Anual das Bruxas.

Convenção das Bruxas

Depois de alguns capítulos engraçadíssimos que descrevem com detalhes minuto a minuto da convenção, o garoto Luke é pego pela Grã Bruxa e é transformado em rato por uma poção criada por ela. A “Fórmula 86 de ação retardada para fazer ratos” tem o intuito de transformar todas as crianças da Inglaterra em ratos. Para se vingar, o menino-que-agora-é-rato traça um plano de roubar uma das fórmulas e jogá-la na panela de sopa das bruxas.

Trata-se de um plano perfeito. Afinal, todas as bruxas vão se reunir na sala de jantar para comemorar o sucesso da convenção. A sopa de ervilha é a entrada do jantar. Mas, você provavelmente vai reparar que no filme a sopa é de agrião.

Convenção das BruxasCuriosidades

O livro “As Bruxas” foi lançado em 1983 e, na época, chegou a ser banido de diversas livrarias americanas. Isso porque a obra foi considerada sexista e que poderia influenciar os meninos a crescerem odiando as mulheres. Nada como o exagero do politicamente correto para tirar prestígio de uma boa obra, não é? Ainda bem que este boicote não vingou, o livro foi um sucesso e até virou um baita filme.

“Convenção das Bruxas” foi lançado nos Estados Unidos no dia 24 de agosto de 1990, teve uma ótima recepção da crítica, principalmente sobre a atriz Anjelica Huston, que interpretou a Grã Bruxa e precisava aguentar 8 horas de maratona na maquiagem para ficar com aquele aspecto maligno que nos atormentou quando crianças.

O problema? O próprio Roald Dahl odiou o filme e achou que continha muitas cenas apelativas que poderiam amedrontar as crianças. De fato, o livro é bem mais leve do que o filme. Ou vai dizer que você não ficou alguns dias sem dormir depois de assisti-lo pela primeira vez?

O escritor faleceu três meses depois do lançamento do filme.

Receita de Sopa de ErvilhaIngredientes

– 400g de ervilha desidratada
– 1 cebola picada
– 1 tomate picado
– 1/3 xícara de óleo
– 300g de bacon picado
– 300g de costelinha defumada
– Sal e pimenta à gosto

Convenção das BruxasPasso a Passo

Numa panela de pressão, acrescente o óleo e refogue a cebola. Em seguida, coloque o bacon, a costelinha, o tomate e as ervilhas.

Encha a panela com água e tempere com sal e pimenta à gosto.

Cozinhe por 40 minutos.

Roald Dahl

 

Sopa de Ervilha para curtir o friozinho de inverno que está chegando e, ainda bem, sem a Fórmula 86 de ação retardada para fazer ratos.

Como prometido, as próximas duas receitas serão de obras do escritor Roald Dahl. <3

Denise Godinho

Meu nome é Denise Godinho. Decidi aprender a cozinhar e, para a empreitada ser mais interessante, vou fazer as receitas que estão escondidas dentro dos livros. E, acredite, são muitas!