A sopa azul de Bridget Jones

Machado de AssisNível: Apenas 1 Machado!

 

“O Diário de Bridget Jones”, de Helen Fielding, é um manual pra lá de divertido de como lidar com situações que toda mulher já viveu (ou viverá um dia).

Veja bem, afinal quem nunca brigou com a balança? (o/), quem nunca ficou dividida entre o bom moço e o cafajeste? (o/), quem nunca afogou as mágoas num pote enorme de sorvete? (o/), quem nunca tentou preparar um prato romântico e se deu mal? (o/).

Bridget Jones

E é bem neste ponto que a receita de hoje entra. Certa vez eu decidi fazer um Estrogonofe para o Hugo, meu namorado. Mas eu exagerei um pouco na dose da mostarda e meu prato romântico ficou para sempre apelidado de Mostardofe. Desde então, eu fiquei devendo um jantar para ele. Usei o desastre culinário da Bridget Jones para recompensar o Hugo. O resultado é o post de hoje! 🙂

O diário de Bridget JonesA sopa azul

Bridget Jones decide fazer um jantar para Mark Darcy, mas para não parecer um jantar romântico, ela também chama os seus amigos. Ela fica duas semanas pensando no tal jantar e chega até a comprar um livro de receita novo. “Mark Darcy vai ficar muito impressionado e perceber que sou uma pessoa diferente e com prendas domésticas“, ela reflete. O cardápio? Decididíssimo! Assim ela descreve no diário:

- Velouté de aipo (muito simples e barato, basta preparar o caldo)
- Atum grelhado no carvão sobre velouté de tomates-cerejas 
acompanhados de confit de alho e batatas fondant
- Confit de laranjas. Creme inglês ao Grand Marnier

No dia do tão esperado jantar, tudo vira um pesadelo. As receitas não dão certo, ela decide não preparar o atum e faz uma omelete, a sopa de aipo fica azul, e a sobremesa fica parecendo geleia de laranja. Ainda na cozinha, antes de servir os convidados, ela diz para si mesma:

"Conclui que, depois de gastar tanto dinheiro, 
acabei servindo aos meus amigos:
Sopa Azul
Omelete
Geleia"

Sopa Azul de Bridget Jones

Curiosidades

No livro, a sopa azul da Bridget Jones fica desta cor porque Bridget cozinhou uma galinha a noite inteira até os ossos derreterem e se tornarem uma geleia azul. Ela decide colocar esta geleia dentro da sopa, porque segundo seu novo livro de receitas, o que diferencia a comida de casa da comida de restaurante é justamente a concentração dos caldos. Já no filme, a sopa fica azul porque ela amarra o aipo com uma fita azul que, com a água quente, acaba derretendo.

Sopa Azul de Bridget Jones

Ingredientes

1 tablete de manteiga
300 g do caule do aipo picado
2 cebolas picadas
2 batatas picadas
1 taça de vinho branco
2 copos de água
1 tablete de caldo de legumes
1 1/2 copo de leite
Sal e pimenta a gosto
Corante alimentício azul

Passo a Passo

Numa panela grande, derreta a manteiga e em seguida acrescente o aipo e as batatas.

Deixe no fogo para refogar e em seguida coloque a taça de vinho, deixei cozinhar por cerca de cinco minutos.

Em seguida, acrescente o copo com água. Deixe cozinhar até a batata amolecer.

Por fim, coloque o leite e cinco gotas do corante azul. Tempere à gosto.

Depois de esfriar, bata no liquidificador para a sopa ficar bem líquida.

Como fazer a sopa azul de Bridget JonesA sopa fica bem cremosa e temperadinha. Ideal para um dia de frio como estes que estão fazendo em São Paulo. O Hugo aprovou, repetiu duas vezes, tirou foto para publicar no instagram e, desta vez, não pôde inventar um apelido para a minha comida, já que a Sopa Azul é da autoria todinha de Bridget Jones. Ainda bem!

 

Denise Godinho

Meu nome é Denise Godinho. Decidi aprender a cozinhar e, para a empreitada ser mais interessante, vou fazer as receitas que estão escondidas dentro dos livros. E, acredite, são muitas!

Share This