Bala de Caramelo de A Fantástica Fábrica de Chocolate

Machado de AssisNível: Apenas 1 Machado

 

O livro “A Fantástica Fábrica de Chocolate” de Roald Dahl é recheado de comidinhas de dar água na boca. Só que desta vez eu farei só a bala de caramelo, a bala que marcou a minha infância. <3

A Fantástica Fábrica de Chocolate

Durante esta semana eu fiz apenas receitas escondidas dentro de obras do escritor britânico Roald Dahl. Segunda-feira foi dia da sopa de ervilha do livro “As Bruxas” e filme “A Convenção das Bruxas”. Na quarta, eu publiquei a receita do enorme bolo de chocolate do Bruce, presente em “Matilda”. Bom, nada mais justo do que encerrar a semana com o meu livro favorito do escritor, né? Além disso, bala de caramelo marcou a minha infância.

A Fantástica Fábrica de Chocolate

A bala de caramelo

Willy Wonka é proprietário da Fábrica de Chocolates Wonka. A fábrica está fechada e não recebe ninguém há anos, desde que um espião se passou por um funcionário e roubou a receita dos chocolates Wonka para uma empresa concorrente.

Num belo dia, Wonka decide fazer uma super promoção: espalhará cinco bilhetes dourados dentro das embalagens dos chocolates. As crianças que pegarem o bilhete poderão conhecer a fábrica com um acompanhante e, de quebra, ainda ganharão abastecimento de chocolate por toda a vida.

Durante a excursão pela fábrica, Willy Wonka leva os seus convidados a uma sala intitulada “Sala das Invenções”. Segundo ele, a sua sala preferida. “Aqui minhas invenções mais secretas são testadas, cozidas e tomam ponto! O velho Melagruder daria os dentes para entrar nesta sala, nem que fosse por três minutos. A mesma coisa Naribick, Lesmarmoth e todos os outros fabricantes de chocolates de meia-tigela!”, ele diz.

Saltitante, Wonka guia as crianças para sua mais nova invenção. Uma bala de caramelo que faz crescer cabelos.

- Isso é caramelo de cabelo! - exclamou o Sr. Wonka. 
- É só comer um pedacinho minúsculo que, depois de exatamente meia hora,
um chumaço de cabelo novo em folha, denso e sedoso, começa a crescer no
topo da cabeça da gente! E também crescem barba e bigode!
(..)
- Mas infelizmente a mistura ainda não deu bem certo. Está muito forte. 
Funciona bem demais. Ontem eu testei num umpa-lumpa na Sala de Testes e 
imediatamente uma barba grossa e preta começou a crescer no queixo dele,
e a barba cresceu tão rápido que logo se espalhou pelo chão, formando um
tapete felpudo. 
Crescia mais depressa do que conseguíamos cortar! 
Por fim, tivemos que usar um cortador de gramas para consegui controlá-la.

a fantástica fabrica de chocolateCuriosidades

O livro “A Fantástica Fábrica de Chocolate” foi publicado em 1964. O escritor Roald Dahl criou esta história baseado em sua própria infância. Quando ele ainda estava na escola, o fabricante dos chocolates Cadbury, umas das maiores empresas do mundo, mandava para as escolas os produtos para as crianças provarem. Só que o fabricante dos chocolates Rowntree fazia o mesmo e os dois brigavam pelos segredos das receitas e pela exclusividade dos clientes.

A história foi adaptada para o cinema duas vezes. A primeira em 1971 e teve o personagem Willy Wonka interpretado por Gene Wilder. E é por isso que esta é a minha versão preferida (Se você não conhece muito bem a carreira de Gene Wilder, por favor, assista “O Jovem Frankenstein“).

Mas o filme não fez sucesso. Talvez porque a obra não seja tão fiel ao livro. Já em 2005, veio a versão dirigida por Tim Burton e com Johnny Depp fazendo o Willy Wonka. Esta versão é bem mais fiel ao livro, embora tenha um final diferente. Confesso que não gostei porque achei o Willy Wonka de Depp muito afetado. Graças aos filmes, Willy Wonka ficou conhecido como um homem que odeia crianças. No livro, no entanto, ele nunca me pareceu sádico como foi representado.

Receita de bala de caramelo

Ingredientes

(Rende cerca de 30 balas)

– 500g de açúcar
– 150g de chocolate ao leite
– 150g de doce de leite
– 1 colher sopa de margarina
– 1/2 copo com água
– 2 colheres sopa de xarope de milho

 

Receita de bala de caramelo

Passo a Passo

Receita bala de caramelo

Derreta o chocolate em banho maria. Em seguida acrescente todos os ingredientes e mexa até eles estarem incorporados. Deixe ferver.

Dica: Coloque os ingredientes em uma panela funda. Eu coloquei numa panela rasa e no momento de fervura a mistura cresceu e se esparramou inteirinha no meu fogão. Coisa linda de ver. Demorei mais para limpar o fogão do que para fazer a receita.

Depois de fervido, fique atento até dar o ponto de bala. A mistura ficará bem grossa e começará a desgrudar da panela. Uma dica ótima para saber se está no ponto certo é pingar um pouco da mistura em um copo com água, se ela ficar uma bolinha igual a da foto acima, bem, este é o ponto de bala.

Em seguida, jogue o doce em um mármore untado com manteiga e corte as balas.

A fantástica fábrica de chocolate

 Eu sempre amei bala de caramelo. É um daqueles doces que me proporciona uma viagem pela memória.

Sou daquela epoca em que uma moeda de 1 real dava para comprar um saco inteiro de balas de caramelo na bomboniere. Bons tempos…

Comer a bala relendo o livro… Foi ainda melhor! 😀

Denise Godinho

Meu nome é Denise Godinho. Decidi aprender a cozinhar e, para a empreitada ser mais interessante, vou fazer as receitas que estão escondidas dentro dos livros. E, acredite, são muitas!

Share This