À mesa com Monteiro Lobato e o bolinho caipira

Hoje tem receita e sorteio! Aprenda a fazer o bolinho caipira de Tia Anastácia e conheça mais sobre o universo de Monteiro Lobato.

Já contei por aqui que fui até a Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) no final de semana passado.  Tive a oportunidade incrível de assistir ao bate-papo com Marcia Camargos, a escritora do livro “À mesa com Monteiro Lobato” e André Boccato, criador do projeto “Cozinhando com Palavras”.

A pesquisadora Marcia Camargos mergulhou no universo de Lobato e reuniu num livro lindo as diversas curiosidades sobre a relação do escritor com a mesa e como ele trazia elementos do seu dia-a-dia culinário para seus personagens. Uma curiosidade muito bacana é que Lobato costumava cortar rapadura em pedacinhos e enfiar no bolso para ir comendo durante o dia.

Enquanto Boccato e Marcia conversavam com os visitantes, a chef Claudia Maria de Moraes Santos preparou os bolinhos caipira da Tia Nastácia que aparecem no livro “O Minotauro”. É claro que cheguei em casa e repeti a receita, né?

O bolinho caipira

Bolinho Caipira de Tia Nastácia

“O Minotauro” foi lançado em 1939. O livro começa quando a festa de casamento de Branca de Neve e o Príncipe é invadida por monstros e Tia Nastácia é raptada.

A turma do Sítio do Pica Pau Amarelo então viaja para a Grécia Antiga a bordo do “Beija-flor das Ondas” afim de salvar Tia Nastácia.

Enquanto isso, tia Nastácia está como refém do Minotauro na Ilha de Creta. Ela está tão tensa com a possibilidade de morrer em breve, que começa a fazer centenas de bolinhos para relaxar.

Esta foi a sua sorte, pois o Minotauro acaba provando um dos bolinhos e se encanta loucamente, deixando Tia Nastácia partir.

O Minotauro (Monteiro Lobato)

Curiosidades

Por causa do blog, minha tia me presenteou com a obra de Marcia Camargos. Mas, estando na Flip e de cara com a oportunidade de conhecer a autora, eu comprei outro livro para ela autografar, né?

Fiquei com duas obras, portanto, e decidi fazer um sorteio para os leitores do blog: Sortearei o livro “À mesa com Monteiro Lobato”, da editora Senac e “O Minotauro” em quadrinhos, da editora Globo Livros.

Para participar: Basta fazer um comentário neste post com o seu nome completo e e-mail. 

Realizarei o sorteio na próxima terça-feira, dia 19. Envio o “Kit Monteiro Lobato” pelo correio com uma surpresinha a mais aqui do Capitu 😀

IngredientesBolinho Caipira de Monteiro Lobato

Rende 11 bolinhos

– 250g de carne moída
– Alho
– 1 cebola picada
– Sal e pimenta a gosto
– 1/2 litro de caldo de carne
– 1 xícaras de farinha de mandioca
– 2 xícaras de farinha de milho

Passo a Passo

Leve o caldo de carne ao fogo e deixe ferver. Enquanto isso, refogue a carne moída com sal, pimenta, cebola e alho.

Numa tigela, misture as farinhas e vá acrescentando o caldo de carne até ficar uma farofa úmida.

Pegue um punhado de massa na mão e amasse, coloque uma colher de sopa da carne e cubra com mais um punhado de massa. A brincadeira de fazer o bolinho é toda na mão, no amassa, amassa rs.

Ao amassar a massa, deixe-a em formato de bolinhas ovais.

Frite no óleo quente até dourar.

Bolinho caipira de Monteiro Lobato

O bolinho caipira da Tia Nastácia encantaram não só o Minotauro, mas Alice no País das Maravilhas e Dom Quixote. Além de crianças do Brasil todo que mandavam cartas aflitas para Dona Benta pedindo a receita. Tia Nastácia diz que até poderia dar a receita, mas o segredo do famoso bolinho estava no jeito de fazer.

Não sei se o meu bolinho ficou igual ao da Tia Nastácia, mas que rendeu bons elogios, rendeu. Além de ser uma opção facílima para um lanche da tarde!

Não esqueça de participar do sorteio e descobrir curiosidades ainda mais bacanas do livro “À Mesa com Monteiro Lobato”.  <3

Denise Godinho

Meu nome é Denise Godinho. Decidi aprender a cozinhar e, para a empreitada ser mais interessante, vou fazer as receitas que estão escondidas dentro dos livros. E, acredite, são muitas!

  • Que delícia! Sou apaixonada pela obra do Monteiro Lobato e a Sophia, minha sobrinha de quatro aninhos, também se encantou quando eu disse que as histórias que ela assiste pela TV no Sítio do Pica Pau Amarelo são derivadas de um livro (a Soph me fez peregrinar por 4 lojas até encomendarmos e acharmos o livro, que sempre leio para ela!). Adoraríamos ganhar os livros! Seguem meus dados: Andréia Martins Manrique e o e-mail: andreiamanrique5@hotmail.com. PS: Parabéns pela ideia do blog! Literatura e gastronomia = <3 amor.

    • Oi, Andréia! Acho que arrisco dizer que todo mundo aprendeu a gostar de ler com Monteiro Lobato, né? E o mais bacana é que ele é imortal, centenas de gerações para frente ainda vão se encantar com ele, tenho certeza! Obrigada por participar do sorteio! Um beijão <3

  • Elisa

    Hummm deve ter ficado ótimo! Adoro seu blog e tenho seguido todas as suas receitas. Ainda não me aventurei na cozinha, mas qualquer dia desses vou tentar fazer uma delas!
    Dados para o sorteio: Elisa Pucu de Araujo
    email: elisa.pucu@gmail.com
    beijos

    • Oi, Elisa! Se arrisca sim! E depois me conta o resultado. Gosto de saber como ficou as outras receitinhas que os leitores fazem! E se tiver alguma dica pra dar, ou bronca, algo do tipo: Denise, isso fica muito salgado, viu? rs Não deixe de falar! Afinal, o intuito é esse: aprender a cozinhar! Um beijo grande

  • Ananda Vasconcelos

    Ananda Cavalcante Vasconcelos Cavalheiro
    E-mail: anandacavalheiro@hotmail.com

    🙂

  • Janaína

    Eu queroooo!
    Vou tentar a receita no final de semana. tem uma cara ótima
    Ai vão os dados pro sorteio:
    Janaína Lemos Rocha
    lemos.jana@gmail.com
    SÓ PRA CONSTAR: No sábado dia 09 fiz novamente a cheesecake do friends para um casal de amigos de Phoenix que estava visitando a família do meu namorado e eles disseram Ualll está igual a NY cheese cake! Você mandou muito bem naquela receita, amooo e dessa vez testei com uma calda de morango e laranjas.
    bjs bjs

    • Janaina, que notícia ótima! E você sempre criativa nas caldas né? Vou aproveitar uma data especial. Já sei! Niver do namorado tá chegando e vou fazer o cheesecake com esta calda que deve ter ficado maravilhosa.
      obrigada!!!
      beijão

  • Katherine Salles

    Adorei,sou louca pelo sítio.
    Espero ganhar!

  • Katherine Salles

    Adoreeeei,espero ganhar!
    Katherinesalles.escritora@hotmail.com

  • Thais

    Amei De…vou fazer
    Thais Martis – thamartinss@gmail.com

  • Bruna Martins

    Eba! sorteio 🙂
    Deve ter sido incrível participar da FLIP!

    Bruna Martins
    brusm13@gmail.com

    • Bruna, foi demais! Aquele lugar por si só já é mágico, imagina então com este evento maravilhoso? Obrigada por participar do sorteio!
      Beijo

  • Camilla

    Parece que fica uma delícia! Quero muito participar do sorteio para ganhar os livros!!! Meus dados: Camilla Emanuelle Ribeiro Viana; camillaemanuelle@hotmail.com. Beijos

  • Juliana Tavares

    eu quero, eu quero! já estou com água na boca! juliana_tavares2003@hotmail.com

    • Oi, Juliana!! os bolinhos ficam ótimos, se fizer me conta como ficou!
      Obrigada por participar do sorteiro!
      beijos

  • Que delicia!!! Faço um trabalho com livros de culinária no meu blog.
    Danusa – persefone063@hotmail.com

    • Oi, Danusa! Que máximo, to entrando no seu blog há dois dias já. Muito legal sua ideia. E olha que coincidência, esta semana ganhei o livro “O prazer de cozinhar só para você”. Obrigada por participar do concurso.
      Beijão

  • Pamela Gozzer

    Ohh céus *-*

    Pamela Gozzer
    fotografia.freestyle@gmail.com

  • Flavia Goecking de Abreu

    Nostalgia!!! Adoro Sitio do Picapau Amarelo.
    Flavia Goecking de Abreu e-mail fgoecking@hotmail.com

    • Flavia, Sítio do Pica Pau Amarelo é incrível né? Dedos cruzados para o sorteio. Obrigada pela visita!
      Beijos

  • Cara, amo esse blog! Ideia genial de juntar as duas melhores coisas do mundo: Literatura + comida = <3.
    Misturar isso tudo com Monteiro Lobato, então, é fantástico. Li o Sítio do Pica-pau Amarelo ainda criança e desde então me apaixonei pelo universo monteiriano (nem sei se essa palavra existe, mas eu tive a liberdade de criá-la).

    Que o São Jorge da Tia Nastácia me ajude a ganhar os livros! Parabéns pelo blog. jadsonfernando18@hotmail.com

    • hahahaha verdade, Jadson! O São Jorge da Tia Nastácia está com você! Muito obrigada pelas palavras! Monteiro Lobato marcou a infância de todo mundo, né? Não tem como não ser especial!
      Obrigada por participar!
      Beijo,
      Denise

  • Oi Denise, primeiramente, fiquei muito feliz de ver seu comentário lá no Berinjela na Panela! 😀 Já até fiz uma das receitas que você postou aqui e vou publicar por lá em breve!

    O bolinho desse post já esta indo pra lista de próximas receitas! 🙂
    e já aproveitando…
    Nome pro sorteio: Nayra Schall
    e-mail: nayschall@gmail.com

    Beijos!

    • Oi, Nayra! Gostei muito do seu blog, viu! Vou visitar sempre e arriscar algumas receitas tbm! Se fizer os bolinhos, me conta como ficou!
      Beijão
      Denise

  • Giulia Albuquerque

    Adorei o seu blog, chega a ser mágico, e me traz inspirações diárias para cozinhar.
    Meu nome para o sorteio: Giulia de Albuquerque
    Email: gigialbuquerque2201@gmail.com

    Beijossss

    • Giulia, fico muito feliz que o blog cause isso em você. Eu te digo que cozinhar fica muito bacana quando inspirada nestes livros. Eu tô adorando!
      Obrigada por participar do sorteio!
      Beijão

  • Denise eu querooooo!!!
    Nome: Ana Paula Rodrigues e Santos
    Email: paulinha.rn@gmail.com

  • Carla Cócaro

    Ah, eu quero…
    carlacocaro@gmail.com

  • simone c. boff

    hum!!
    bolinho tradicional da região de São José dos Campos, Taubaté…afinal o grande Monteiro Lobato é dessa região. Eu quero MUITO!!!! bj DENISE e sucesso sempre!!

    • Oi, Simonte! Exatamente, é bem tradicional! E ele ficou bem parecido com o que eu provei no evento, então acho que acertei, né?
      Beijão

  • Laura Menegon da Cruz

    Laura Menegon da Cruz

  • Laura Menegon da Cruz

    Laura Menegon da Cruz
    laura_menegon@hotmail.com

  • Graicy Vital Rodrigues dos Santos

    Livros que passam de geração pra geração. Quando era pequena, aprendi a ler lendo Monteiro Lobato, hoje leio para o meu filho (:
    Graicy vital rodrigues dos santos
    Graicyvital@hotmail.com

    • Exatamente, Graicy! Estes livros são imortais! Isso é que é o mais bacana!!!
      Já anotei seus dados!
      Beijão

  • Isabel Martins Pedro

    Ahhh eu quero, muito muito! Vou fazer esse bolinho =D
    isamp89@hotmail.com

  • Lourdes Mariano

    Como apaixonada por Lobato e por tia Anastácia, não poderia deixar de participar.
    Lourdes Mariano: mhalumaria@gmail.com

    • Tia Nastácia sempre foi meu personagem preferido! Ela é demais, né?
      Beijão,
      Denise

      • Lourdes Mariano

        Oi, Denise!
        Ela sempre foi minha preferida tb, imaginava que se tivesse uma avó viva, ela seria com tia Anastácia.

        *Parabéns pelo blog/página no Facebook, acho o máximo você testar as receitas dos livros q tanto amamos! Algumas pretendo testar tb (depois de vc rsrs).

        Bjcas.

  • Lina Maria dos Santos Martorano

    Adorei o blog! Quero ganhar o livro! 😉

  • Marta

    Que maravilhoso encontro!

  • Encantada com o bolinho! e quero esse livro! bjs Lívia

    • Lívia! Obrigada, viu!
      Adorei o seu blog! O título já me encantou – (como tenho descendência mineira, é claro que amo pequi!) rs
      Beijão

  • Fábio Teodoro de Oliveira

    Inicialmente parabéns pelo seu blog e pelo perfil no face, que foi por onde conhecei seu trabalho, sou estudante de letras e lógico tudo que envolve literatura me atrai, e o blog com o nome de uma das personagens femininas de maior representatividade na literatura brasileira, ainda mais cria de Machado de Assis (amém), obviamente chamou minha atenção, e foi através dela (e por ela) que comecei a segui-la, afinal, Capitu não é e nunca será qualquer uma. Entretanto fui arrebatado por três publicações, duas com bolo de chocolate, que é minha paixão declarada (água na boca), e uma torta de uma. São de três livros que ainda não tive a oportunidade de ler, mas que se transformaram em filmes lindos que fazem parte da minha vida, o primeiro bolo de chocolate o predileto de um dos personagens mais legais do cinema, Sloth, do livro e filme os Goonies, e o segundo o da Matilda (um dia quero comer um daquele tamanho sozinho rs), e a torta de uva de outro filme que marcou minha infância tanto quanto os Goonies (que por sinal é meu filme favorito até hoje), a torta apesar de fazer parte de uma cena não muito agradável, do filme Conta Comigo, parece ser magnífica. Confesso que não tenho dotes culinários exemplares, me reservando a maior parte do tempo a ser um singelo apreciador da arte de cozinhar alheia, principalmente doce, mas não é por isso que, seu trabalho não seja representativo para mim, afinal recomendo para todos os meus coleginhas de curso, que amam literatura de todo tipo e curtem comidinhas gostosas, e alguns chegam a comentar receitas que viram no face, que os marcaram de alguma maneira, um exemplo o bolo de aniversário do Harry Potter que rendeu lombrigas em uma roda de discussão (rs). Sendo assim, o que me levou a escrever a você foi minha vontade de elogiá-la, parabéns sinceros, quem me conhece sabe que não desperdiço elogios (rs), e também a oportunidade de ganhar este livro sobre o Monteiro Lobato, pois, este semestre é bem provável estudarei em Literatura Infantil sua obra e sua representatividade na contribuição da construção da imagens da infância nacional, ou seja, eu quero ganhar os livroooos, nem sei se eles podes contribuir com a aula, mas eu quero mesmo assim. Mais uma vez parabéns pelo trabalho, e saiba que você contribui para que a internet fique muito mais agradável. PS: Teddy Duchamp S2 e não sei ser sucinto “/

    • Fábio, fiquei muito, muito feliz com seu recado. A Capitu é a minha personagem preferida da literatura, não tenho como negar isso, apesar de fazer parte do time que acredita que, sim, ela traiu Bentinho rs
      Os bolos de chocolates são minha paixão também. E você pode perceber que eles aparecem com frequência por aqui, né? Mas, vou insistir numa coisa, se você se apaixonou pelos filmes, por favor, quando tiver a oportunidade, leia os livros. Te garanto que os livros Goonies e Matilda são obras muito fáceis de se ler. Dá para ler num domingo só!
      Agora, sou suspeita, sou completamente apaixonada pelo conto “O Corpo” de Stephen King e o filme “Conta Comigo”. Com medo de causar a fúria dos fãs de Stephen King, te digo que não gosto muito desta literatura de suspende do escritor, porém o conto “Corpo” é uma delícia, viagem no tempo, nostalgia pura. Vale a pena!
      Saber que as receitas daqui geram debates com seus amigos, me fez muito feliz. Todas eles me marcaram de alguma forma também e é ótimo dividir esta experiência com quem lê. O bolo de chocolate do Harry Potter, nossa… Consigo fechar os olhos e lembrar o momento exato que li o livro pela primeira vez.
      Obrigada pelas palavras! Este tipo de recado me dá vontade de correr pra cozinha e fazer centenas de receitas só para o blog!
      E, ah, obrigada, por participar do sorteio! Vou precisar do seu e-mail pro caso de você ganhar! Tem como me enviar por aqui?
      Um beijo,
      Denise

  • Adoro o Blog e sempre passo por aqui !!!
    Adorei até o fato de uma dica minha ter sido feita.

    Rebecca de Castro Moreno
    beccamoreno6@hotmail.com

  • Pingback: Resultado do sorteio dos livros de Monteiro Lobato | Capitu Vem Para o Jantar()

  • Camila Ferracioli

    Olá, boa noite!
    Voce ja fez o sorteio??
    Eu sou estudante de Gastronomia da UFRJ e estou escolhendo um tema para o meu TCC. Como sou do Vale do Paraíba, quis trabalhar com algo da regiao e me surgiu a ideia (ha poucos minutos atras) de trabalhar com as questoes gastronomicas e a culinaria brasileira que Lobato mostra e defende nas suas obras. Em uma pesquisa bem por cima pra saber o que ha sobre esse tema vi esse seu blog e ia adorar ter esse livro!!!
    Espero que ainda nao tenha acontecido o sorteio e eu tenha sorte!!
    Meu email: camilaferracioli@yahoo.com.br

    Boa noite!

    • Oi, Camila, tudo bem? Infelizmente já fiz o sorteio 🙁
      Mas, acho o seu tema incrível, dá para falar sobre muitas coisas. Lobato realmente colocava seus gostos culinários pessoais em sua obra. Boa sorte, tá?
      Beijão

  • Katia

    E eu q sempre achei q o bolinho da tia Nastacia era um bolinho de chuva…

Share This