À mesa com Monteiro Lobato e o bolinho caipira

Hoje tem receita e sorteio! Aprenda a fazer o bolinho caipira de Tia Anastácia e conheça mais sobre o universo de Monteiro Lobato.

Já contei por aqui que fui até a Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) no final de semana passado.  Tive a oportunidade incrível de assistir ao bate-papo com Marcia Camargos, a escritora do livro “À mesa com Monteiro Lobato” e André Boccato, criador do projeto “Cozinhando com Palavras”.

A pesquisadora Marcia Camargos mergulhou no universo de Lobato e reuniu num livro lindo as diversas curiosidades sobre a relação do escritor com a mesa e como ele trazia elementos do seu dia-a-dia culinário para seus personagens. Uma curiosidade muito bacana é que Lobato costumava cortar rapadura em pedacinhos e enfiar no bolso para ir comendo durante o dia.

Enquanto Boccato e Marcia conversavam com os visitantes, a chef Claudia Maria de Moraes Santos preparou os bolinhos caipira da Tia Nastácia que aparecem no livro “O Minotauro”. É claro que cheguei em casa e repeti a receita, né?

O bolinho caipira

Bolinho Caipira de Tia Nastácia

“O Minotauro” foi lançado em 1939. O livro começa quando a festa de casamento de Branca de Neve e o Príncipe é invadida por monstros e Tia Nastácia é raptada.

A turma do Sítio do Pica Pau Amarelo então viaja para a Grécia Antiga a bordo do “Beija-flor das Ondas” afim de salvar Tia Nastácia.

Enquanto isso, tia Nastácia está como refém do Minotauro na Ilha de Creta. Ela está tão tensa com a possibilidade de morrer em breve, que começa a fazer centenas de bolinhos para relaxar.

Esta foi a sua sorte, pois o Minotauro acaba provando um dos bolinhos e se encanta loucamente, deixando Tia Nastácia partir.

O Minotauro (Monteiro Lobato)

Curiosidades

Por causa do blog, minha tia me presenteou com a obra de Marcia Camargos. Mas, estando na Flip e de cara com a oportunidade de conhecer a autora, eu comprei outro livro para ela autografar, né?

Fiquei com duas obras, portanto, e decidi fazer um sorteio para os leitores do blog: Sortearei o livro “À mesa com Monteiro Lobato”, da editora Senac e “O Minotauro” em quadrinhos, da editora Globo Livros.

Para participar: Basta fazer um comentário neste post com o seu nome completo e e-mail. 

Realizarei o sorteio na próxima terça-feira, dia 19. Envio o “Kit Monteiro Lobato” pelo correio com uma surpresinha a mais aqui do Capitu 😀

IngredientesBolinho Caipira de Monteiro Lobato

Rende 11 bolinhos

– 250g de carne moída
– Alho
– 1 cebola picada
– Sal e pimenta a gosto
– 1/2 litro de caldo de carne
– 1 xícaras de farinha de mandioca
– 2 xícaras de farinha de milho

Passo a Passo

Leve o caldo de carne ao fogo e deixe ferver. Enquanto isso, refogue a carne moída com sal, pimenta, cebola e alho.

Numa tigela, misture as farinhas e vá acrescentando o caldo de carne até ficar uma farofa úmida.

Pegue um punhado de massa na mão e amasse, coloque uma colher de sopa da carne e cubra com mais um punhado de massa. A brincadeira de fazer o bolinho é toda na mão, no amassa, amassa rs.

Ao amassar a massa, deixe-a em formato de bolinhas ovais.

Frite no óleo quente até dourar.

Bolinho caipira de Monteiro Lobato

O bolinho caipira da Tia Nastácia encantaram não só o Minotauro, mas Alice no País das Maravilhas e Dom Quixote. Além de crianças do Brasil todo que mandavam cartas aflitas para Dona Benta pedindo a receita. Tia Nastácia diz que até poderia dar a receita, mas o segredo do famoso bolinho estava no jeito de fazer.

Não sei se o meu bolinho ficou igual ao da Tia Nastácia, mas que rendeu bons elogios, rendeu. Além de ser uma opção facílima para um lanche da tarde!

Não esqueça de participar do sorteio e descobrir curiosidades ainda mais bacanas do livro “À Mesa com Monteiro Lobato”.  <3

Denise Godinho

Meu nome é Denise Godinho. Decidi aprender a cozinhar e, para a empreitada ser mais interessante, vou fazer as receitas que estão escondidas dentro dos livros. E, acredite, são muitas!