Receita de Bolo de Chocolate inspirado no livro Divergente

Ouvi falar tanto do famoso bolo de chocolate da facção Audácia em “Divergente” que me peguei imaginando: Como raios será que é este bolo?

Foi assim que aconteceu: num belo dia, saí de um trabalho tenso, conturbado e que sugou todas as minhas energias. Eu estava ao lado do cinema e decidi entrar e comprar ingresso para qualquer filme. Sabe aqueles dias que tudo o que você precisa é se distrair?

Pois bem, olhei no relógio e no painel do cinema. O filme que passaria a seguir era um tal de “Divergente”. Vai esse mesmo, pensei. E bom, posso falar? Para aquele momento, era tudo o que eu precisava. Um filme de aventura, com todos aqueles elementos obrigatórios para uma bela tarde de distração.

Daí descobri que o filme era baseado numa série de livros que, admito, nunca tinha ouvido falar. O tempo passou e uma leitora do blog me sugeriu fazer esta receita. Comprei o livro, o li e, mais uma vez, a obra cumpre o seu papel de ser puro entretenimento para um daqueles momentos que tudo o que você quer é escapar um pouco da realidade.

Dito isto, preciso falar sobre o bolo de chocolate. Que bendito de bolo maaaaaara é este que tanto falam? Obviamente que, como fã de bolo de chocolate, tive que fazer! Aliás, vale lembrar as receitas de bolos de chocolate que já passaram por aqui: Bolo de Chocolate dos Goonies, Bolo de Chocolate da Matilda, Bolo de Biscoito de Chocolate de Minha Mãe é Uma Sereia, Bolo de Aniversário do Clube da Luta e Bolo de Chocolate do Harry Potter

Bolo de Chocolate de Divergente
 
A história acontece após uma guerra ter destruído parte do planeta e, por isso, foi criado um novo sistema democrático dividido em cinco fações. Abnegação prega o altruísmo. Amizade cultiva a paz e o perdão. Na Audácia ficam os corajosos que zelam pela cidade. A Franqueza é imparcial e verdadeira. Na Erudição ficam aqueles responsáveis pelo conhecimento e lógica.Beatrice é uma jovem de dezesseis anos que cresceu na Abnegação, que é uma facção bem bacana e cuida dos outros e coisa e tal, porém é bem das sem graças. Imagina que todo mundo usa um roupão cinza (O horror) e come frango cozido sem sal com vegetais. Os coitados não podem nem olhar no espelho porque renegam a vaidade.Para a sorte de Beatrice (E a nossa, porque imagina um livro inteiro nesta facção chatonilda), ela precisa escolher qual é a facção que mais tem a sua cara. Obviamente que ela escolhe a Audácia. Uma facção cheia de gente bonita, descolada, com cara de mau, esportistas, tatuadas e que comem hambúrguer AND bolo de chocolate! ( o/ )Chegando no QG da Audácia, depois de passar por um ritual bizarro de iniciação que envolve pular de um trem em movimento e se jogar do topo de um prédio, Beatrice mergulha num universo completamente diferente do que está acostumada, cheio de intrigas e mistérios e, claro, muito bolo de chocolate e um romance com um tchutchuco de dar in-ve-ja.
O livro “Divergente” é o primeiro da trilogia escrita por Veronica Roth. Quando a obra foi lançada em 25 de abril de 2011, a escritora tinha apenas 22 anos. Além disso, ela escreveu a primeira parte da série durante suas férias de inverno do curso de escrita criativa da Universidade Northwestern.

O sucesso de “Divergente” foi tão grande que quando Veronica vendeu os direitos para o cinema, ela ainda nem tinha se formado na faculdade. (Você também ficou deprimido com esta informação?).

O filme estreou em março deste ano com Shailene Woodley como Beatrice e o tesudo Theo James como Four (O tchutchuco que eu já citei aqui). Vale dizer também que Caleb, o irmão de Beatrice, é interpretado por Ansel Elgort. Como vocês já devem saber, Ansel e Shailene estrelaram juntos a adaptação para o cinema de “A Culpa É Das Estrelas”. Falando nisso, já fiz a receita do Risoto de Cenoura e do Cremeux de Chocolate, lembra?

Voltando à Divergente, quando Veronica Roth terminou a série de livros, ela começou a escrever contos sob o ponto de vista de Four. Estes contos foram publicados na recente compilação “Quatro – Histórias da Série Divergente”.


 Machado de AssisMachado de AssisNível: 2 Machados que valem a pena!

Bolo de Chocolate
Avalie essa receita
Imprimir Receita
Tempo de preparo
40 min
Tempo de preparo
40 min
Ingredientes
  1. Para a massa
  2. - 1 pacote de manteiga sem sal
  3. - 2 1/2 xícara da farinha de trigo
  4. - 2 xícaras de açúcar
  5. - 4 ovos
  6. - 2 colheres chá de essência de baunilha
  7. - 1 xícara de cacau em pó
  8. - 1 colher sopa bem cheia de fermento em pó
  9. - 1 xícara de leite
  10. Para a cobertura
  11. - 1 barra de 140g de chocolate ao leite
  12. - 1 barra de 140g de chocolate amargo
  13. - 1/2 tablete de manteiga sem sal
  14. - 1 colher sopa bem cheia de glicose de milho
  15. - 1 xícara chá de café solúvel
Modo de Preparo
  1. Bata a manteiga e o acúcar até ficar um creme. Adicione os ovos e continue batendo até os ingredientes se misturarem.
  2. Acrescente a baunilha, o cacau em pó e o fermento. Continue batendo.
  3. Em seguida, coloque a farinha e o leite e bata até ficar um creme bem consistente.
  4. Despeje em uma forma untada e leve ao forno médio por 35 minutos.
  5. Para fazer a calda, derreta em banho-maria a manteiga. Em seguida, acrescente os chocolates picados e mexa até ficar uma calda. Adicione a glicose de milho e o café insolúvel.
Capitu vem para o jantar http://capituvemparaojantar.com/

Houve um get together da minha família para comemorar os aniversariantes de agosto. Trata-se de ninguém mais, ninguém menos que minha mãe Judith, o primo Aluísio e meu namorado Hugo. Por isso, aproveitei a oportunidade para fazer este bolo.

Bolo aprovadíssimo! Principalmente para quem não gosta muito de doce.

😀

Denise Godinho

Meu nome é Denise Godinho. Decidi aprender a cozinhar e, para a empreitada ser mais interessante, vou fazer as receitas que estão escondidas dentro dos livros. E, acredite, são muitas!

  • Raquel Begnalia

    Essa receita merece o selo de aprovação do Tobias! kkkkkk

Share This