Branca de Neve e a Maçã do Amor

Machado de AssisNível: Apenas 1 Machado

 

A Branca de Neve cai em sono profundo por causa de uma maçã. Inspirada no meu desenho preferido da Disney, decidi fazer a Maçã do Amor. <3

Branca de Neve e os Sete Anões

A história da Branca de Neve, no entanto, é muito mais sombria do que aquela contada pela Disney. O conto verdadeiro dos Irmãos Grimm é recheado de inveja, intrigas e vingança. De certo, a história real vai acabar com a sua infância.

A maçã

branca de neve

A história escrita pelos Irmãos Grimm foi lançada em 1822 num livro chamado “Contos de Fada para Crianças e Adultos”. O que os irmãos faziam, no entanto, era passar para o papel narrativas contadas pelo tradição oral, portanto, o causo da Branca de Neve é ainda muito mais antigo do que isso.

Branca de Neve é uma garota de 7 anos que está crescendo muito bonita e causando inveja para sua madrasta (Algumas versões dizem que a Rainha Má era na verdade a própria mãe da garota). O espelho mágico da rainha diz constantemente que a mais bonita do reino é a enteada.

Enfurecida, a Rainha Má pede a um caçador para que ele mate a pequena e traga não só o coração, mas todos os outros órgãos, para que ela coma no jantar(!) O caçador vai atrás de Branca na floresta, mas fica consternado com a beleza da criança e decide deixá-la fugir. Em contra partida, ele encontra um javali e leva os órgãos do animal para a Rainha – que se delicia num vingativo jantar.

Enquanto isso, Branca de Neve encontra na floresta uma pequena casa onde moram sete anões. Os anões permitem que ela fique apenas com a condição de que em troca ela cozinhe, lave, passe, limpe a casa, e etc. No castelo, o espelho mágico denuncia para a Rainha que Branca de Neve ainda está viva. E então a Rainha Má se transforma numa velha vendedora de utensílios domésticos e vai até a casa dos anões.

Branca de Neve atende a mulher que lhe vende uma fita para amarrar no vestido. A mulher amarra a fita tão forte na cintura da criança que ela cai desmaiada sem respirar. Quando os anões voltam para casa e encontram a menina desacordada, percebem que é a fita que a está sufocando. Quando desamarrada, ela volta à vida. No castelo, obviamente, o espelho avisa que Branca de Neve continua viva. A rainha se enfurece e volta para a casa dos anões, desta vez vendendo um pente de cabelo envenenado. Assim que Branca passa o pente no cabelo, cai no chão desmaiada. Mas, mais uma vez, os sábios anões a salvam ao retirar o pente envenenado de suas madeixas.

Branca de Neve

A Rainha Má decide que desta vez não haverá escapatória e retorna para a casa dos anões oferecendo uma linda maçã vermelha e brilhante para Branca de Neve. A menina aceita e cai morta envenenada. Os anões tentam acordá-la, mas todas as tentativas são em vão. Então, os homens a colocam num caixão de vidro e a velam na floresta. Neste momento, surge um príncipe que decide comprar o caixão(?), os anões vão com a cara do galanteador bonitão e oferecem o caixão de graça (Muy amigos, heim?).

No castelo do príncipe, um servo é colocado de prontidão para vigiar o caixão dia e noite (E você aí reclamando do seu trabalho, né), mas ele tropeça em alguma coisa e cai bem em cima do estômago de Branca de Neve que cospe o pedaço de maçã envenenada que estava entalada na garganta. Ela volta à vida, se casa com o príncipe (Lembrando que ela tem apenas 7 anos, ok?). Para se vingar, durante a festa de casamento, ela faz a rainha usar um sapato pegando foto que a faz dançar até morrer.

E todos viveram feliz para sempre. Sim, a história do Beijo de Amor Verdadeiro foi inventada pela Disney, tá?

Curiosidades

Once Upon a Time

A história de Branca de Neve foi explorada de todas as formas possíveis. Mas, para você ter uma ideia, o primeiro filme inspirado na obra é um curta mudo e em preto e branco realizado em 1902. Contudo, claro que a versão mais conhecida é a da Disney, produzida em 1937. Só que desta vez Branca de Neve tem 14 anos – sendo a mais nova de todas as princesas da Disney. Aliás, vale dizer que esta é a primeira princesa dos estúdios.

Recentemente, a personagem virou dois filmes meia-boca “Branca de Neve e o Caçador” e “Espelho, Espelho Meu” e um seriado bacanudo chamado “Once Upon a Time”. Na série, graças a um feitiço lançado pela Rainha Má, os personagens famosos de Contos de Fada são transportados para o mundo real e lutam para voltar a viver na Floresta Encantada. Minha dica na verdade não diz respeito a Branca de Neve – que é um personagem bem dos chatinhos – mas sim pelo tesudo do Capitão Hook. 😀

Capitão Hook

Ingredientes

– 5 maçãs pequenas
– 500g de açúcar
– 250 ml de água
– 1 colher chá de vinagre
– Corante alimentício na cor vinho bordô
– 5 palitos de sorvete

Receita de Maçã do Amor

Passo a Passo

– Fure as maçãs com os palitos de sorvete

– Numa panela, coloque todos os ingredientes e deixe em fogo alto até ferver. ATENÇÃO: O segredo da Maçã do Amor é não usar colher, mexa apenas a panela. Isso porque a colher quebra o ponto do caramelo. 

– Depois que a calda ferver, coloque em fogo médio e espere cerca de 20 minutos. O ponto é o de caramelo. Para testar, pingue um pouco da calda num copo com água. Se ficar duro rapidamente, este é o ponto.

– Coloque as maças dentro da panela e vá cobrindo-as com o caramelo. Faça tudo muito rápido, pois o caramelo endurece.

– Coloque-as numa superfície untada com óleo e deixe secar.

Como fazer Maçã do Amor

 

A Maçã do Amor dura apenas dois dias. Para guardar na geladeira, uma ótima dica é pingar limão em volta do palito de sorvete. Isso serve para que a maçã não fique marrom e passada. 

É um doce muito simples de fazer e fica uma delícia. Já vi várias variações desta receita, mas acredito que esta é a mais simples e rápida.

Aproveite para curtir esta sobremesa assistindo Branca de Neve em alguma de suas centenas de versões cinematográfica, que tal? <3

Denise Godinho

Meu nome é Denise Godinho. Decidi aprender a cozinhar e, para a empreitada ser mais interessante, vou fazer as receitas que estão escondidas dentro dos livros. E, acredite, são muitas!

Share This