Chocolate Quente de A Fantástica Fábrica de Chocolate e meu encontro com 20 Willy Wonka

Aprenda a fazer o Chocolate Quente presente no livro A Fantástica Fábrica de Chocolate!

Quem acompanha o Capitu pelas redes sociais, viu que na última sexta-feira eu vivi uma experiência pra lá de deliciosa.

O Colégio Rainha da Paz, em Alto de Pinheiros, em São Paulo me convidou para fazer as Balas de Caramelo do livro A Fantástica Fábrica de Chocolate para uma turminha de 20 alunos da primeira série. Motivo? A galera está lendo a obra de Roald Dahl

Em troca, a surpresa: Os pequenos Willy Wonka me ensinaram a fazer um chocolate quente delicioso e me deram balas de gelatina de dar água na boca. E é claro que vou dividir a receita com vocês <3

 Saiba mais sobre o Capitu Vem Para o Jantar

Confesso que fiquei mega nervosa com o convite. Afinal, cozinhar em casa e sozinha é uma coisa. Cozinhar para 20 crianças é outra completamente diferente. Até porque, como eu contei na receita da Bala de Caramelo, quando a fiz, enfrentei a fúria da calda quente derramada no meu fogão. Lembra? Se não, clique aqui. E só para provar que a coisa foi realmente desastrosa, te mostro a foto:

Desastre na cozinha

Tudo porque fiz a bala numa panela baixa. O caramelo ferveu e se espalhou todo no fogão. Ou seja, tive que repetir a receita com uma panela maior, esta aí da foto. Portanto, fica a dica: Não arrisque fazer esta bala numa panela baixa, combinado?

Para evitar que eu passasse este mico na escola, eu decidi fazer a receita um dia antes e levar a bala pronta. No maior estilo programa de culinária, sabe? Levar o passo a passo pronto? E, para a minha sorte, a bala saiu perfeita.

Passado o apuros de fazer a bala, agora eu precisava lidar com o nervosismo de conhecer esta turminha. Será que eles iam gostar da bala? Será que tudo ia dar certo? Será que eles iam curtir a experiência? Então, lá foi eu com minha panela debaixo do braço e os ingredientes dentro da bolsa.

E foi lindo! Fiquei muito feliz com o convite. Foi uma experiência e tanto! Todos fofos e simpáticos fizeram me sentir na cozinha de casa. Conversamos sobre a obra e eles me encheram de perguntas lindas. Por que comecei a cozinha? Qual foi a minha receita preferida? Qual a receita feita com chocolate que eu mais gostei? Depois ainda me levaram para conhecer a Fábrica de Chocolate que eles montaram para brincar enquanto leem o livro:

A Fantástica Fábrica de ChocolateNão vou me estender muito sobre a bala de caramelo porque já ensinei a receita aqui. Elas ficaram meio molengas, porque, como já disse, eu as levei prontas e até chegar ao colégio, no sol, dentro do carro, elas deram uma derretida. Mas ao sair da geladeira, ou jogar num mármore, as balas ficam bem duras para cortar em quadradinhos.

As balas de caramelo. A turma se lambuzou com estas delícias.
As balas de caramelo. A turma se lambuzou com estas delícias.

Agora, vamos ao incrível chocolate quente?

Imaginem como eu reagi quando me deparei com esta mesa incrível já posta:

Chocolate quente de A Fantástica Fábrica de Chocolate

Quer dizer, já dá para babar só nas canecas, né? Espera só você fazer esta gostosura aí na sua casa. Mas, antes, quero falar um pouco sobre o chocolate quente na obra de Roald Dahl.

Não é demais quando Charlie visita a Fantástica Fábrica de Chocolate e descobre que o grandioso rio marrom que corre dentro da fábrica é feito de chocolate quente? Willy Wonka diz: “Tem chocolate suficiente para encher todas as banheiras do país inteiro! E todas as piscinas, também! Não é extraordinário? Dêem uma olhada nos canos! Eles sugam o chocolate e o transportam para todas as outras salas da fábrica aonde ele é necessário! Milhões de galões por hora, minhas caras crianças! Milhões e milhões de galões!”.

Quem nunca leu este trecho e ficou com água na boca? Morrendo de vontade de tomar um belo chocolate quente? Então olha só esta receita incrível:


 

Machado de AssisNível: Apenas 1 Machado

Ingredientes

Chocolate Quente de A Fantástica Fábrica de Chocolate– 2 barras de chocolate ao leite de 170g (Aquelas barras que compramos no mercado)
– 1 lata de creme de leite
– 1 copo de leite integral
– 1 colher sopa de chocolate em pó

Passo a Passo

O primeiro passo é dividir uma barra ao meio. Com uma metade, você rala o chocolate. E a outra você derrete em banho-maria ou no microondas.

Ao derreter, é só virar a caneca em cima do chocolate derretido, para que ele grude na borda. Em seguida, vire a caneca no chocolate ralado. Isso para que a caneca fique igual a das fotos.

Leve a outra barra de chocolate ao fogo e derreta em banho-maria. Quando estiver derretido, acrescente o creme de leite e misture até ficar na consistência de ganache.

Para montar o chocolate é simples: Coloque uma colher do ganache no fundo da caneca, cubra com o leite fervido e finalize com uma colher de chocolate em pó em cima.

Chocolate quente de A Fantástica Fábrica de Chocolate
O chocolate quente e as balas de gelatina

 A bala de gelatina

Quando tudo parecia estar perfeito demais. Esta galerinha me surpreende com um presente. Uma caixinha cheia de balas de gelatina e a receitinha dentro. Não dá pra resistir, né?

A bala de gelatina não aparece no livro, mas é difícil de imaginar que uma fábrica como a do Willy Wonka não venderia as famosas balas de gelatina que marcou a infância de dezenas de gerações, não é?

IngredientesReceita de Bala de Gelatina

– 3 gelatinas de sabor
– 1 gelatina incolor
– 1/3 de um copo com água

Passo a Passo

Em uma panela, coloque todos os ingredientes. Leve ao fogo para derreter a gelatina e misture bem.

Despeje a mistura em forminhas de balas e espere uma hora para desenformar.

Não é super simples? Já disse e repito. Se soubesse que fazer estas guloseimas era tão fácil, eu tinha economizado bastante durante a infância.

 

 Adorei a experiência, adorei conhecer esta turminha do 1ºC (Pena que não saiu todo mundo na foto). Obrigada, galerinha! Foi uma sexta-feira muito especial!

Obrigada também para a Andréia, Anelize, Maria Claudia e Vanessa pelo bate papo. As professoras me contaram que sempre acompanham o Capitu e, por isso, me convidaram. E que convite!

 E parabéns para o Colégio Rainha da Paz por esta iniciativa linda de deixar o universo da literatura, que já é mágico, ainda mais delicioso para os pequenos. 

<3

Denise Godinho

Meu nome é Denise Godinho. Decidi aprender a cozinhar e, para a empreitada ser mais interessante, vou fazer as receitas que estão escondidas dentro dos livros. E, acredite, são muitas!

  • Andréia

    Denise, obrigada pela delicadeza em aceitar nosso convite, foi uma tarde daquelas que nem adulto nem criança esquecerá. Sabe aqueles momentos que marcam nossas histórias, aqueles que gostamos de compartilhar com amigos, foi assim nossa tarde em sua presença. OBRIGADA!

    • Foi uma sexta-feira inesquecível! Eu é que agradeço pela oportunidade de ter conhecido esta turminha linda. Parabéns pelo projeto! A ideia de levar literatura desta forma para os pequenos é linda! E, quando precisar novamente, pode contar comigo! <3

  • Mariana

    Receita delícia! Amo/sou esse site :}

Share This