Cocada com rapadura de Dom Casmurro

Bentinho e Capitu passam a infância comendo cocadas. Aprenda a fazer uma receita sem leite-condensado da Cocada do Dom Casmurro. 

Como você sabe, foi esta receita que me trouxe até o blog. (Não sabe? Então dá uma lidinha aqui). Um belo dia, lá estava eu relendo esta obra-prima de Machado de Assis e me deparei com a cocada. O doce apareceu num momento muito peculiar da minha vida. Já fazia algum tempo que eu planejava aprender a cozinhar. Para economizar, para fugir do fast-food e, por consequência, perder alguns quilinhos. Deu-se que vi a receita no meio da noite, quando tudo já estava fechado e só o que eu podia pensar era na cocada. (Amo tudo que vai coco. Sou daquelas que acha o quindim perfeito só porque tem coco).

O jeito foi me aventurar na cozinha. A receita não deu certo. Mas me deu a ideia. Ora, por que não? E aí nasceu o Capitu.

Hoje, dia 21 de junho de 2017, Machado de Assis completaria 178 anos. Que tal comemorar com toda pompa que ele merece? Com literatura e cocadas de “Dom Casmurro”, claro!

machado de assis

Bom, quem acompanha o blog sabe que esta foi a primeira receita que fiz por aqui. Só que na ocasião eu expliquei a história da cocada no livro de Machado de Assis e disse que não tinha como ela ter sido preparada com leite-condensado porque naquela época isso ainda não existia. (Mate sua curiosidade lendo o post aqui).

Mesmo assim, adivinhem? Fiz a receita com leite condensado. (Começo da vida na cozinha, né…)

A novidade é que pesquisei e descobri que naquela epoca as cocadas eram feitas pelas escravas. E elas faziam o doce com o mel da rapadura. E sabe o que é mais legal? Trouxe uma receita simples, simples de cocada feita com mel de rapadura. 

A diferença com a última receita é que a primeira é branca e fica bem durinha. Esta, no entanto, é uma cocada de colher e, por causa da rapadura, fica beeeeem escura. Então, não se assuste.


1machado

Cocada com rapadura
Avalie essa receita
Imprimir Receita
Tempo de preparo
40 min
Tempo de preparo
40 min
Ingredientes
  1. 500g de rapadura picada
  2. 1 litro de leite
  3. 500g de coco fresco ralado
Modo de Preparo
  1. Numa panela, ferva o leite e acrescente a rapadura.
  2. Derreta a rapadura até ficar um caldo bem grosso e escuro.
  3. Quando a mistura reduzir bastante e ficar parecendo tipo um caramelo, acrescente o coco.
  4. Mexa um pouco e sirva.
Capitu vem para o jantar http://capituvemparaojantar.com/site/

 Quer ver a receita em vídeo? Olha só:

 

Como disse, sou suspeita. Adoro cocada. Mas você vai perceber que a feita com rapadura fica bem diferente.

Espero que goste.

Depois me conta como ficou?

Quer ficar por dentro de todas as novidades?

Então não esquece de curtir o Capitu Vem Para o Jantar no Facebook, Instagram e seguir o canal no Youtube.

Até a próxima receitinha!

<3

Denise Godinho

Meu nome é Denise Godinho. Decidi aprender a cozinhar e, para a empreitada ser mais interessante, vou fazer as receitas que estão escondidas dentro dos livros. E, acredite, são muitas!