Mingau de Aveia de Jane Eyre

No livro “Jane Eyre”, de Charlotte Brontë, Jane fica oito anos na escola comendo o insonso Mingau de Aveia que, algumas vezes, chegava até a ser servido queimado. Descubra mais sobre este clássico da literatura e aprenda a fazer esta receitinha. 

Primeiramente, preciso me desculpar pela ausência. Queridos leitores, a semana que passou foi uma loucura. Meu sub chef, companheiro, conselheiro e namorado passou por uma cirurgia dolorida de pedras nos rins. Dai fiquei com ele no hospital e não tive tempo de colocar a mão na massa. A cozinha ficou mais vazia e triste (e limpa!) do que nunca durante este período.

Agora eu voltei cheia de ideias e receitinhas bacanas para esta semana. Vou começar com uma bem simples. O Mingau de Aveia de Jane Eyre. Aproveitei a rotina hospitalar para mergulhar novamente em alguns trechos deste livro de Charlotte Brontë. E que livro maravilhoso, não? E o mingau com gosto de infância?

Tá, tudo bem. Você deve estar pensando: Ensinar a fazer um mingau de aveia? Até o meu cachorro cego sabe fazer isso! (Foi o que meu irmão disse). Mas é que esta comidinha faz parte de um livro incrível e merece entrar aqui, né?

Vale lembrar que Charlotte faz parte do trio conhecido como Irmãs Brontë, formado também por Anne e Emily, que escreveu o lindo “O Morro dos Ventos Uivantes”. Obra que até já rendeu a receita da Compota de Maçã aqui no blog. Lembra?

O mingau de aveia de Jane Eyre

Jane Eyre é órfã desde bebê e vive com Tia Reed, que a odeia. Um belo dia, as duas brigam feio e a garota é enviada para o Instituto Lowood, uma escola muito rígida.

Jane fica oito anos nesta escola, seis como aluna e dois como professora. E, durante todo este tempo, ela se alimenta do insonso Mingau de Aveia do instituto que, em muitas vezes, chega a ser servido queimado. No primeiro dia na escola, Jane prova a refeição e diz:

"Faminta, e agora muito fraca, devorei uma colherada ou duas
de minha porção sem pensar em seu gosto, mas contida a primeira
ânsia de fome, percebi que tinha diante de mim uma meleira nauseante.
Mingau de Aveia queimado é quase tão ruim quanto batatas podres; 
a própria fome logo esmorece"

No Instituto Lowwod, no entanto, Jane aprende tudo o que tem para aprender, seja quanto a educação, religião ou em relação ao convívio social. Lá ela começa a ter uma visão melhor da vida e coloca um anúncio no jornal para trabalhar como governanta. É chamada para ser a governanta de uma jovem pupila do Sr. Rochester.

Jane e o Sr Rochester se apaixonam, mas a garota descobre que ele tem um segredo muito sério guardado nas dependências da mansão em Thornfield Hall.

Não vou contar mais para não estragar a obra. Só digo que é um livro lindo, com ensinamentos bastante atuais se tratando se um livro lançado em 1847.

Quando o livro “Jane Eyre” foi lançado, Charlote tinha 28 anos. A obra foi escrita inspirada na própria experiência da autora em um internato.

Em 1842, ela e a irmã Emily foram trabalhar em um internato em Bruxelas, em troca de alimentação e educação. A escola era dirigida por Constantin Héger e a esposa Claire Zoé.

Charlote trabalhou como professora no internato, mas começou a se apaixonar por Constantin. Para evitar maiores problemas, abandonou a profissão e voltou para casa em 1844, quando começou a escrever o romance “Jane Eyre”.

Charlotte causou-se em 1854 e morreu no ano seguinte, grávida, por causa da tuberculose.

“Jane Eyre” ganhou diversas adaptações para o cinema. A mais recente foi interpretada por Mia WasikowskaMichael Fassbender e foi lançada em 2011.


Machado de AssisNível: Apenas 1 Machado

Mingau de Aveia
Serves 3
Avalie essa receita
Imprimir Receita
Ingredientes
  1. - 3 xícaras café de leite
  2. - 3 colheres sopa de açúcar
  3. - 3 colheres sopa de aveia
  4. - 3 pitadas de canela em pó
Modo de Preparo
  1. eve todos os ingredientes ao fogo e mexa até engrossar.
  2. Cuidado para não queimar. Afinal, estamos fazendo a receita da obra, mas não precisa ser tão fiel assim e comer a iguaria carbonizada de Jane Eyre, né? rs.
Dicas
  1. A receita do Mingau de Aveia foi retirada do livro de receitas da minha avó. A receita é simples e, como ela dizia, basta seguir a regra dos três.
  2. Todos os ingredientes são adicionados três vezes.
Capitu vem para o jantar http://capituvemparaojantar.com/

 Eu adoro mingau de aveia. Passei a infância comendo isso na casa da minha avó.

Gosto quando o mingau fica bem cremoso. Mas, isso é questão de gosto. Minha mãe já prefere ele mais molenga.

Então, o ponto é você quem decide. 

Denise Godinho

Meu nome é Denise Godinho. Decidi aprender a cozinhar e, para a empreitada ser mais interessante, vou fazer as receitas que estão escondidas dentro dos livros. E, acredite, são muitas!

Share This