O Jantar Formal de O Lado Bom da Vida

Machado de AssisMachado de AssisMachado de AssisNível: 3 Machados difíceis, mas gostosos!

 

A receita de hoje está presente no livro “O Lado Bom da Vida”, do escritor Matthew Quick.

Preciso confessar que só soube da existência do livro depois de ver o filme. Com a obra lida, posso dizer que 1) mesmo tendo amado o filme e 2) mesmo com a presença do delícia Bradley Cooper, pode confiar que o livro é muito melhor.

O lado bom da vida

O filme “O Lado Bom da Vida” foi um sucesso! Indicado a 8 estatuetas do Oscar, a produção levou apenas uma para casa, a de Melhor Atriz para Jennifer Lawrence por seu papel como Tiffany. O que, devo confessar, achei um pouco de exagero. Concordo que ela estava ótima no filme, mas levar o prêmio num ano em que Emmanuelle Riva concorria por “Amour” foi muito marmelada, né?

Enfim, mas isso é assunto para outra hora. Hoje decidi fazer o “Jantar Formal”, presente no livro e no filme, e que consiste basicamente em: cerveja, lasanha com aspargos e torta de limão.

O Lado bom da vidaO Jantar Formal

Pat é um professor, de 30 anos, que acabou de sair de uma clínica psiquiátrica e sente-se pronto para reatar o casamento com Nikki. Emagreceu, tornou-se adepto de exercícios físicos e acha que, por conta disso, vai conseguir reconquistar a esposa. Vendo que Pat realmente parece melhor, o amigo Ronnie o convida para o que ele classifica como um “jantar formal”, preparado por sua esposa Veronica.

Ronnie diz:

- Esteja em minha casa às sete horas para tomarmos um drinque. O jantar 
será às oito, e vai ser um jantar formal à luz de velas, com três pratos,
portanto, vista algo bonito, está bem? Você sabe como é a Veronica quando 
se trata de jantares formais.

Pat acha uma ótima oportunidade. Oras, aparentando estar bem para Veronica, esposa de Ronnie, é claro que a amiga dela, Nikki, razão de viver de Pat, saberia também. No entanto, o professor é pego de surpresa. Veronica e seu “jantar formal” tinham outro objetivo: apresentar para Pat a irmã mais nova dela, a Tiffany, que acabara de perder o marido.

"Os três pratos que Ronnie prometera eram cerveja, 
lasanha guarnecida com aspargos assados e torta de limão. 
Todos os três estão ótimos, e digo isso para Veronica, 
novamente praticando para quando Nikki voltar, ao que ela responde:
- Você achou que minha comida seria ruim?".

Por que eu escolhi esta receita? Porque este é um momento crucial de toda a trama. É por causa deste “jantar formal” com cerveja + lasanha + torta de limão, em que Pat veste uma camisa esportiva (mega formal, hahaha), que ele e Tiffany se conhecem e, bem, o resto é a história que não vou contar para o caso de você não ter lido o livro/visto o filme.

O lado bom da vidaCuriosidades

A cerveja servida por Ronnie no “jantar formal” é a Yuengling Lager, produzida na cervejaria mais antiga dos Estados Unidos, inaugurada em 1829. Eu tentei encontrar a bebida pra vender por aqui, mandei e-mails para lojas e distribuidores e, no fim, parece que a cerveja não é importada para o Brasil. Uma pena. Abri uma lata de Brahma :/

O Lado Bom Da Vida

Ainda no livro, quando Pat chega na casa de Ronnie ele vê Veronica na cozinha. No momento em que ela abre a panela, ele sente um “aroma quente de molho de tomate com manjericão”. Isso me deu a dica de qual molho fazer para a lasanha.

Ingredientes para a lasanha

Lasanha com aspargos

– 500 g de massa para lasanha
– 200g de mussarela
– 200g de presunto
– 2 tomates picados
– 1 cebola picada
– Alho
– Azeite
– 1 molho de tomate
– Manjericão fresco
– Queijo Ralado
– Sal e pimenta à gosto
– 200g de aspargos

Passo a Passo:

Cozinhe os aspargos em água com sal. Reserve.

Numa panela, esquente o azeite e coloque o alho e cebola, deixe dourar. Acrescente os tomates picados, o molho de tomate e as folhas de manjericão. Tempere à gosto com sal e pimenta. Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos.

Numa forma disponha um pouco do molho, camadas da massa de lasanha, seguido de presunto, mussarela e molho novamente. Repita esta montagem até a primeira camada ser apenas de massa e molho. Polvilhe com queijo ralado e leve ao forno quente por 20 minutos.

Sirva a lasanha com os aspargos como guarnição.

Ingredientes para a torta de limão:

Receita de Torta de Limão

Massa:
– 3 xícaras de farinha de trigo
– 200g de manteiga sem sal
– 1 gema
– 1 colher sopa de fermento em pó
– 4 colheres sopa de açúcar

Recheio:
– 4 limões espremidos
– Raspas de 2 limões
– 2 latas de leite condensado

Merengue:
– 3 claras
– 1/2 xícara de açúcar

Passo a Passo

Misture todos os ingredientes da massa e amasse até ela ficar bem lisinha. Espalhe a massa numa forma redonda. Não esqueça de cobrir o fundo e as laterais. Em seguida, faça furos com o garfo para que a massa possa respirar. Leve ao forno por dez minutos em forno médio e reserve.

Para o recheio, misture o leite condensado com o suco de limão e as raspas de limão. Coloque o creme em cima da massa. Em seguida, coloque o merengue. Muito simples de fazer, bata as claras com o açúcar até ficar um creme elástico e consistente. A dica é: vire a travessa de ponta cabeça, se o creme não cair, este é o ponto 😀

Leve ao forno médio por cerca de 10 minutos, só para dourar o merengue.

Sirva a torta gelada.

Gostou da receita? Gosta do filme? Gosta do livro? Então corre lá no blog da Kath, o Read It porque ela fez uma resenha sobre o livro “O Lado Bom da Vida“. <3

O lado bom da vida

Olha, não é por nada não, mas acho que esta foi a receita que eu mais acertei até hoje. A lasanha saiu ótima e a torta de limão bem azedinha (Sou suspeita porque meu doce preferido é torta de limão). Tive problemas maiores com a massa da torta, que ficou um pouco mole. Mas a próxima deve ficar melhor. Já o merengue ficou per-fei-to, dá até vontade de emoldurar uma foto dele. “O meu primeiro merengue”.

Denise Godinho

Meu nome é Denise Godinho. Decidi aprender a cozinhar e, para a empreitada ser mais interessante, vou fazer as receitas que estão escondidas dentro dos livros. E, acredite, são muitas!

Share This