Os pratos mexicanos de Um dia

Machado de AssisMachado de AssisMachado de AssisNível: 3 Machados difíceis, mas gostosos.

 

Você já leu o livro “Um dia”, do escritor David Nicholls? Ou já viu a adaptação da obra para o cinema dirigida por Lone Scherfig, protagonizada por Anne Hathaway e Jim Sturgess?

Então provavelmente você se lembra do restaurante mexicano “Loco Caliente”, local onde a personagem Emma Morley trabalhou por dois anos.Receita comida mexicana

Antes de falar sobre a receita, vou contar um pouco sobre os bastidores que a envolveram. Posso dizer que vivi o meu primeiro desafio culinário desde que comecei este blog. No sábado pela manhã o meu namorado ligou e disse que tinha combinado um jantar na casa do tio dele. Um jantar para dez pessoas. E eu seria a responsável pela comida. O Hugo está sendo um fiel incentivador deste meu projeto e talvez isso tenha muito a ver com o fato de ser ele quem come quando eu cozinho, mas, enfim, devo admitir que fiquei assustada com a tarefa. Eu não sou uma Chef, eu estou apenas aprendendo a cozinhar e já encarar um jantar para dez pessoas foi um desafio e tanto.

Passado o susto – porque obviamente eu surtei -, respirei fundo e me deparei com mais um problema: o cardápio. O que diabos eu poderia fazer? Já tenho separada uma lista de receitas para fazer aos poucos e colocar aqui. Corri para ela no intuito de analisar se tinha algo que fosse a cara do momento. E aí, a dúvida. Ou eu faria algo mais sofisticado, tipo o Beef Bourguignon do livro “Julie & Julia” ou faria uma coisa “self service” como o jantar mexicano de “Um dia”. Por ser mais fácil (ou eu achei que era), e por ser algo mais descontraído, optei pelo jantar mexicano. (Em breve farei o Beef Bourguignon. Pode ficar tranquilo! 🙂 )

Dito isto, a receita.

Filme Um Dia Os pratos mexicanos

O livro conta a história de Emma e Dexter. Os dois se conheceram no dia 15 de julho de 1988, após a formatura na Universidade de Edimburgo. A partir dai, o leitor é convidado a conhecer a vida dos dois através de relatos do que eles viveram durante vários dias 15 de julho de diversos anos. Ela acaba de se formar em inglês e história e sonha em ser uma grande escritora. Ele se formou em antropologia e não sabe muito bem o que quer da vida além de farrear e conhecer mulheres. Emma é esforçada e sabe muito bem o que quer, mas ser escritor é difícil, não dá dinheiro e ela precisa se sustentar. Acaba conseguindo um emprego no restaurante “Loco Caliente”, apelidado por ela de “Cemitério das Ambições”. “‘Quente’ porque o ar condicionado não funciona e ‘Loco’ porque você precisa ser louco para comer aqui”, diz ela.

Segundo Emma, todo mundo que trabalha lá tem um hífen. “Garçom-hífen-artista, garçom-hífen-ator”. Ela já trabalha por lá há dois anos, começa a desistir do sonho de ser escritora e se considera apenas uma Garçonete-hífen-Garçonete. Numa passagem do livro, um novo cara, o Ian, chega para trabalhar no restaurante e ela é quem fica com a tarefa de auxiliá-lo.

Tacos são de milho, burritos são de trigo. 
Basicamente, se esfarelar e queimar a sua mão é um taco,
se esparramar e vazar banha vermelha no seu braço é um burrito. 
Esse é um deles - pegou uma panqueca mole de um pacote de 
cinquenta unidades e segurou como uma flanela úmida. 
- Isso é um burrito. 

Entendeu?

one day

Curiosidades

Você lembra que há duas passagens do livro em que Emma faz uma coletânea de músicas para o Dexter? A primeira vez em 1988, no ano em que eles se conhecem, ela grava uma fita. E a segunda em 2000, quando Dexter coloca as músicas para fazer sua filha Jasmine dormir. Emma gravou um CD especial para o aniversário de 35 anos do amigo. Bom, a curiosidade é que o escritor David Nicholls decidiu brincar com isso e divulgou em seu site a lista de músicas que Emma teria gravado. Clica aqui para ver a coletânea que inclui, entre outras, The Smiths, Belle and Sebastian, David Bowie e até os brasileiros Os Mutantes.

Ingredientes

A receita de hoje é longa. Para ficar mais fácil, acompanhe a receita de cada um dos pratos através dos números:

Receita de comida mexicana

1) Ingredientes para o Chilli

Começo com o chilli porque você precisará rechear o taco ainda quente.

– 1 kg de carne moída de primeira
– 1 pimentão vermelho, 1 amarelo, 1 verde
– 2 tomates
– 2 cebolas
– Alho
– Sal e pimenta do reino
– Azeite
– Salsa
– 2 colheres sopa de molho de tomate. (Atenção: Eu coloquei só isso de molho de tomate porque como a intenção é rechear o taco, o recheio precisa ser sequinho para não quebrar a massa. Mas se você quiser comer o chilli à parte, coloque a lata de molho de tomate e mais 1/2 copo com água).
– 3 xícaras de feijão carioca cozido
– 1 colher sopa de mostarda
– Pimenta tabasco à gosto

Passo a Passo

Esquente o azeite e coloque o alho e a cebola para dourar. Coloque a carne moída temperada com sal e pimenta e deixe fritar. Quando a carne ficar bem escurinha, acrescente os tomates e os pimentões.

Deixe cozinhar e coloque o feijão. Em seguida, o molho de tomate, a pimenta tabasco à gosto e a mostarda. Não mexa muito para não destruir os feijões.

Deixe no fogo por cerca de 10 minutos e está pronto. Coloque a salsa com o fogo desligado e misture.

2) Ingredientes para o Frango Apimentado

– 4 filés de frango cortados em cubos
– 1 pimentão verde, 1 amarelo e 1 vermelho
– 2 tomates picados
– Alho e 2 cebolas picadas
– Azeite
– sal e pimenta do reino à gosto
– 5 colheres de molho de tomate
– Pimenta Tabasco à gosto
– Salsa

Passo a Passo

Deixe o azeite esquentar e leve o alho e a cebola para dourar. Acrescente o frango temperado com sal e pimenta. Deixe o frango fritar.

Quando ele ficar bem escurinho, coloque os tomates, os pimentões, o molho de tomate e a pimenta tabasco. Deixe cozinhar um pouco.

Desligue o fogo e coloque a salsa.

3) Ingredientes para o Taco

Receita taco mexicano

A massa

Como Emma Morley dá a dica, a massa do taco é feita com milho. Além disso, o taco tem que ser bem durinho, para quase esfarelar na mão ao morder. E aí? Como fazer?

– 1 xícara cheia de farinha de milho
– 2 colheres sopa de farinha de trigo
– 2 colheres sopa de manteiga
– 1 pitada de sal
– 1 copo com água

Passo a Passo

Deixe a água ferver junto com a manteiga e o sal. Assim que a água começar a borbulhar acrescente a farinha de milho e a farinha de trigo. Mexa até a massa desgrudar da panela.

Em seguida, leve a massa para uma superfície afarinhada (Farinha de milho, tá?) e deixe esfriar. Solve a massa, até ela ficar bem lisinha e desgrudar das mãos.

Abra a massa e corte pequenos círculos (Use um tigelinha da sua casa como molde).

Frite cada círculo de massa até eles ficarem bem amarelinhos. Em seguida dobre eles no meio sem apertar, sabe? Uma leve dobradinha, só pra eles ficarem no formato do taco e leve ao forno médio por dez minutos. O suficiente para eles ficarem durinhos, mas ainda maleáveis para você conseguir rechear. Se você deixar tempo demais no forno os tacos vão ficar bem duros e você não conseguirá abri-los sem quebrar.

Recheie com o chilli, coloque queijo cheddar e folhas de alface cortadas em tiras  😀

4) Ingredientes para as tortilhas

A massa

– 3 xícaras de farinha de trigo
– 4 colheres de manteiga
– 1/2 xícara de água quente
– 1 colher sopa de sal

Passo a Passo

Amasse a farinha, a manteiga e o sal numa superfície afarinhada (Agora sim, farinha de trigo). Aos poucos acrescente a água e amasse até ficar lisinha.

Abra a massa e corte círculos com auxílio de alguma tigelinha aí da sua casa.

Leve para uma frigideira sem óleo e deixe a massa fritar até começar sair bolhinhas na sua superfície.

Recheie as tortilhas com o frango 😀

Livro Um Dia

Fiquei com medo de estragar o jantar de tão nervosa que eu fiquei, mas no fim os pratos mexicanos deram certo! O Hugo ficou do meu lado me ajudando a picar as coisas e me dando força rs Bom, era o mínimo que ele poderia fazer depois de me colocar nesta situação, né? 😛

O pessoal comeu e gostou! Estava tudo um pouco frio porque, sabe como é, tive que tirar fotos primeiro. Mas, mesmo assim, disseram que gostaram. E eu acredito, né?

Então o primeiro desafio foi cumprido. Esta é a décima quinta receita do blog. No próximo post farei um balanço sobre esta empreitada que é aprender a cozinhar! <3

Denise Godinho

Meu nome é Denise Godinho. Decidi aprender a cozinhar e, para a empreitada ser mais interessante, vou fazer as receitas que estão escondidas dentro dos livros. E, acredite, são muitas!

Share This