Dorothy e Totó e o Pão com Manteiga

 

 Ao longo de todo o livro “O Mágico de Oz”, de L. Frank Baum, apenas uma comida é citada: Pão com Manteiga. Esta refeição mantém Dorothy e Totó nutridos durante a viagem para a Cidade das Esmeraldas.

O Mágico de OZ

A receita de hoje é ideal para um tradicional lanche da tarde com quitute caseiro e fresquinho. E o melhor? Tudo muito simples de fazer! Mas, antes de colocar a mão na massa, descubra um pouco mais sobre a história por trás do Pão com Manteiga. <3

 O Pão com Manteiga

magico de oz

Dorothy é uma menina de 11 anos levada por um tornado de Kansas, sua cidade natal, para uma terra diferente, de onde só conseguirá sair com a ajuda do grande e poderoso Mágico de Oz. Para isso, ela precisa ir até a Cidade das Esmeraldas e fazer o seu pedido a Oz. No caminho, ela encontra um Leão que procura coragem, um Homem de Lata que quer um coração e um Espantalho que deseja um cérebro. Os quatro – e mais Totó, o cãozinho de Dorothy – iniciam uma aventura cheia de mistérios pela terra de Oz.

No caminho, os amigos são recepcionados diversas vezes pela população a fim de jantar e descansar. São jantares suntuosos que matam a fome de qualquer um, porém, não há descrição do que eles comem. Com exceção do Pão com Manteiga, refeição que aparece diversas vezes como quebra-galho na estrada.

"Só então Dorothy percebeu que estava com fome. 
Abriu o guarda-comida, lambuzou de manteiga uma 
fatia de pão, deu um pedaço a Totó e, depois de 
comer o outro, pegou o balde sobre a prateleira
e foi até o regaço. Totó começou a latir para os
passarinhos. Ao ir buscá-lo, Dorothy aproveitou a
ocasião para completar a refeição com as frutas
gostosas do lugar".

Curiosidades Homem de Lata

O livro “O Mágico de Oz” foi lançado em 1901 se tornando sucesso absoluto. A obra se manteve como best-seller infantil durante dois anos. L. Frank Baum quis aproveitar a boa recepção dos leitores em relação à terra de Oz e, durante a sua vida, escreveu mais treze livros com esta temática, no entanto, nenhum deles teve tanto sucesso como o primeiro. “O Mágico de Oz” é recheado de simbolismos ocultos. O escritor era genro de Matilda Joslyn Gage, líder de uma associação que defendia o sufragismo feminino. Por esta razão, as mulheres presentes em suas obras são todas muito fortes, destemidas e corajosas.

Em 1939, a história virou filme protagonizado por Judy Garland, que interpretou Dorothy, Frank Morgan fez o Mágico de Oz, Ray Bolger como o Espantalho, Bert Lahr como o Leão e Jack Haley como o Homem de Lata. Jack Haley só ganhou o papel que despontaria sua carreira após uma tragédia. O primeiro ator escolhido para fazer o personagem quase morreu graças a uma reação alérgica causada pela tinta à base de alumínio que era preciso usar no rosto. Outro fato bastante curioso é que o produtor do filme, Mervyn LeRoy, cogitou contratar o famoso leão da MGM, aquele que aparece com seu inconfundível rugido no início de todos os filmes do estúdio. Porém, o ator Bert Lahr jurou que sua interpretação do Leão seria muito mais interessante. E assim o fez!

Machado de AssisNível: Apenas 1 Machado

Ingredientes

Para o pãoReceita de pão caseiro

– 50g de fermento de padaria
– 1 kg de farinha de trigo
– 1 copo com óleo
– 1 ovo
– 1 pitada de sal
– 2 colheres chá de açúcar
– 2 copos com água morna

(Rende 15 pães grandes)

Derreta o fermento de padaria na água morna. Misture todos os ingredientes numa vasilha e acrescente a farinha devagar até dar o ponto – quando a massa desgrudar das mãos.

Deixe descansar por 1 hora.

Em seguida, divida a massa e enrole os pães. Você pode enrolar como quiser. Segue abaixo o passo a passo do jeito que eu fiz.

Receita de pão caseiro

Depois de enrolados, deixe os pães crescerem por mais quarenta minutos.

Numa xícara, misture um ovo e uma colher chá de café. Com um pincel de cozinha, passe a mistura em cima dos pãezinhos, para que eles fiquem dourados no forno.

Em forno médio, deixe assar por cerca de 25 minutos.

Para a manteiga

 Receita de manteiga caseira

– 1 lata de creme de leite fresco

Você pode fazer a manteiga com a nata do leite. Basta guardar a nata daquele leite que você toma diariamente. Uma semana basta. No entanto, como decidi fazer esta receita do nada, fiz com o creme de leite fresco.

A coisa mais simples do mundo: Bata o creme de leite na batedeira por cerca de 20 minutos, até o creme se tornar uma massa amarela que começará a soltar líquido.

Leve a manteiga para uma peneira e retire toda a água. Acrescente sal e está pronta.

Dorothy e Totó

Sirva assim que os pãezinhos saírem do forno. Nada mal esta comidinha simples que Dorothy e Totó comeram durante a aventura de procurar O Mágico de Oz, não?

Denise Godinho

Meu nome é Denise Godinho. Decidi aprender a cozinhar e, para a empreitada ser mais interessante, vou fazer as receitas que estão escondidas dentro dos livros. E, acredite, são muitas!

Share This