Pizza Margherita de Comer, Rezar, Amar

No livro “Comer, Rezar, Amar”, de Elizabeth Gilbert, a narradora decide tirar um ano sabático para descobrir o que realmente quer na vida.

Em Bali, ela encontra o amor. Na Índia, encontra a espiritualidade e na Itália, o poder da gastronomia e as maravilhosas pizzas margheritas.

Pizza "Comer, Rezar, Amar"

Tá, eu sei. Você deve estar se perguntando: “Ué, mas ela já não fez uma pizza recentemente?”. De fato, não tem nem dois meses que cozinhei a pizza com cada pedaço de um sabor do Pateta.  Mas, eu explico: Desta vez foi diferente, pois tentei fazer outra receita de massa. No entanto, tenho que confessar que a massa da pizza do Pateta é mais gostosa. Além disso, hoje é dia da pizza. 😀

Bom, como comentei nos últimos posts, na semana passada enfrentei novo dilema culinário: convidei os amigos para cozinhar e comemorar o aniversário da Bru. Já fazia um tempo que as amigas estavam me cobrando para fazer a pizza de “Comer, Rezar, Amar” e, portanto, achei que esta era uma ótima oportunidade.

Meu jantar ficou assim: Pizza de “Comer, Rezar, Amar”, Bolo de Aniversário de “Clube da Luta” e Cupcakes de “Grey’s Anatomy”.

A Pizza Margherita 

pizza margherita

Depois de um divórcio conturbado e um ano sabático para descobrir o que queria na vida, a escritora Elizabeth Gilbert escreveu suas memórias no livro “Comer, Rezar, Amar”,lançado em 2006.

Um dia, Elizabeth larga tudo e mergulha numa experiência diferente durante um ano. Itália, Índia e Bali são os destinos. A viagem acaba sendo um mergulho dentro de si mesma.

Mas, o que importa para este post é a Itália. É lá que a narradora descobre o que ela define como “a melhor culinária do mundo”. Pizzas, massas e sorvetes italianos fazem a cabeça de Elizabeth.

Enquanto curte as paisagens do país, ela decide fazer um intercâmbio de línguas que consiste em se encontrar com um italiano para que ambos treinem a língua do outro. E é Giovanni, o professor de italiano, que dá a dica: Uma vez em Nápoles, peça a pizza Margherita com queixo extra.

"Por favor, vá a esta pizzaria. 
Peça a margherita com mozzarella extra. 
Se não comer essa pizza enquanto estiver em Nápoles,
por favor, minta para mim depois e me diga que comeu".

Machado de AssisMachado de AssisNível: 2 Machados que valem a pena!

Curiosidades comer rezar amar

O livro “Comer, Rezar, Amar” vendeu mais de 4 milhões de cópias e figurou por quase um ano como best seller mais vendido do New York Times. Em 2010, a obra virou filme dirigido por Ryan Murphy e protagonizado por Julia Roberts. Vale dizer que o tesudo Javier Bardem também participa.

Contudo, o filme não foi bem aceito na Itália. Para muitos jornalistas do país, os personagens italianos eram caricatos demais.

Os roteiristas do filme mantiveram uma relação bem próxima a Elizabeth Gilbert enquanto adaptavam o livro para as telonas. Qualquer dúvida que apareciam sobre questionamentos dos personagens, era a própria escritora que os direcionava.

IngredientesPizza Margherita

Para a massa (rende 6 discos)

– 1 kg de farinha de trigo
– 1 colher sopa de sal
– 2 colheres sopa de açúcar
– 1 copo de óleo
– 400 ml de água morna
– 4 tabletes de fermento biológico fresco

Para o molho

– 3 tomates descascados
– 2 dentes de alho
– 1 xícara de azeite
– 1 colher sopa de sal
– 1 colher sopa de açúcar
– 1 colher sopa de orégano

Para o recheio

– 2 tomates cortados em rodelas
– Folhas de manjericão fresco
– 300 g de mussarela

Passo a Passo

Misture o fermento com o açúcar e em seguida acrescente a água morna, o sal e dissolva. Coloque o óleo e misture tudo.

Adicione a farinha aos poucos e vá mexendo até dar o ponto, quando a massa desgrudar das mãos.

Deixe a massa descansar por uma hora. Ela dobrará de tamanho. Divida em seis bolas de tamanhos iguais e, com um rolo de macarrão, abra a massa numa superfície afarinhada.

Coloque numa forma de pizza e leve ao forno alto por cerca de 15 minutos. Isso deixará a massa mais crocante.

Numa xícara, acrescente azeite, sal e orégano e misture. Em seguida, despeje a mistura em cima do disco da pizza.

Para fazer o molho, leve os tomates picados para uma panela junto com o azeite, sal e açúcar. Vá amassando os tomates com uma colher pau. Deixe no fogo médio por cerca de quarenta minutos. Espalhe o molho em cima da massa.

Cubra com fatias de mussarela, as rodelas de tomate e polvilhe orégano.

Leve ao forno médio por cerca de 30 minutos.

Ao retirar a pizza, acrescente as folhas de manjericão e sirva ainda com o queijo quente.

Pizza Margherita

A turma reunida para provar a pizza margherita e falar sobre o livro. Foi quase um Clube de Leitura.

A pizza ficou ótima, a massa bem grossa mas, como disse, prefiro a do Pateta. 

Se você acabar fazendo as duas, me conte qual foi a sua preferida, ok? <3

Denise Godinho

Meu nome é Denise Godinho. Decidi aprender a cozinhar e, para a empreitada ser mais interessante, vou fazer as receitas que estão escondidas dentro dos livros. E, acredite, são muitas!

Share This