Receita de Mostarda e um Clube da Luta

O protagonista de Clube da Luta vê o apartamento explodir, mas se preocupa apenas com a coleção de mostardas na geladeira.

O livro “Clube da Luta”, de Chuck Palahniuk, fala sobre um homem (nunca sabemos o nome dele), completamente infeliz com a vida que leva. Ele trabalha fazendo relatórios para seguradoras e, nas horas vagas, visita grupos de apoio a pessoas com doenças terminais.

É um homem completamente desgostoso com a vida. Está acostumado com comida de avião e todos aqueles saquinhos de temperos, tem dezenas de latas de condimentos no armário, uma coleção de mostarda na geladeira e nenhuma comida de verdade.

Um belo dia ele conhece Tyler, um produtor de sabonete que vai transformar a vida do personagem.

Em determinada passagem do livro, ao chegar de uma viagem, o protagonista encontra o apartamento aos frangalhos por causa de um incêndio e ele apenas se preocupa com a coleção de mostardas na geladeira.

Quer dizer, o que dizer sobre um cara que vê o apartamento em chamas e se preocupa apenas com a mostarda que estava na geladeira?

clube da luta

 Nesta semana a revista Playboy divulgou, nos Estados Unidos, as primeiras páginas da continuação do livro “Clube da Luta”.

Só que a segunda parte da famosa obra de Chuck Palahniuk será em quadrinhos e tem lançamento previsto para 27 de maio. Você pode ver as seis primeiras páginas clicando aqui.

Eu estava no primeiro ano de faculdade quando ouvi falar sobre Chuck Palahniuk. Um amigo sentou-se ao me lado na hora do almoço e, enquanto desbravava um prato de estrogonofe, me contou sobre um menino que ficou com o intestino preso no duto da piscina.

Com detalhes, ele refletia sobre a história enquanto revezava as garfadas no prato. O conto havia sido publicado no jornal The New York Times e era de um escritor que eu pre-ci-sa-va conhecer.

No dia seguinte, ele jogou um livro na minha carteira. Era “Clube da Luta”, de Chuck Palahniuk.

Devorei aquelas páginas em apenas dois dias. Uma obra insana, completamente visceral, que guia o leitor muito bem por seu enredo, com uma frase se juntando a outra – o que torna “Clube da Luta” aquele tipo de livro que você só para de ler quando termina.

Sabe o que é mais interessante? Tudo isso era só um conto que, mais tarde, viria a se tornar o sexto capítulo do livro.


 1machado

Mostarda
Avalie essa receita
Imprimir Receita
Ingredientes
  1. - 100g de grãos de mostarda triturados
  2. - 1 colher sopa de sal
  3. - 70ml de água
  4. - 50ml de vinagre de vinho branco
  5. - 2 colheres sopa de açúcar
Modo de Preparo
  1. Numa tigela, misture os grãos de mostarda, a água, o vinagre, o sal e o açúcar.
  2. Na batedeira, bata esta mistura até que fique um creme.
  3. Coloque a mostarda em frascos de vidro e deixe na geladeira por dois dias sem abrir o pote.
  4. Depois, é só servir.
Capitu vem para o jantar http://capituvemparaojantar.com/

Nem precisa falar que fica muito melhor do que a comprada no mercado, né?

Se fizer, me conta como ficou!

Vale lembrar que aqui no blog tem outra receita retirada do livro “Clube da Luta”. Olha só!

 

Denise Godinho

Meu nome é Denise Godinho. Decidi aprender a cozinhar e, para a empreitada ser mais interessante, vou fazer as receitas que estão escondidas dentro dos livros. E, acredite, são muitas!

  • Amo mostrada, adorei! Já quero testar! Uma dúvida: o grão é de mostarda amarela? tem diferente? bjos!

    • Oi, Rosi, tudo bem? Fica uma delícia! Beeeem melhor do que aquela que compramos no mercado. Obviamente, né? Olha, é bem mais fácil achar a amarela, mas tem a semente preta também!
      Um beijo,
      Denise

Share This