Ovos de Chocolate e O Coelhinho Que Não Era de Páscoa

Em O Coelhinho Que Não Era de Páscoa, de Ruth Rocha, Vivinho não tem interesse em entregar ovos de chocolate durante a Páscoa. Ele quer mesmo é cozinhar os doces! 

Já falei por aqui sobre a tal biblioteca da minha mãe que me levou até o blog, né? Estantes cheias de livros coloridos, pequenos, grandes, com capas duras, páginas amareladas, de autores nacionais, internacionais, mortos, muito vivos e etc.

Mas não sou apenas eu a apaixonada por esta coleção incrível que minha mãe reuniu em anos. A Maria Victória, minha prima de 5 anos, também é louca pelas estantes. Não houve uma só vez em que ela tenha nos visitado para ir embora sem revirar as estantes.

Ela olha, olha, olha, reflete e olha mais um pouco. Enfim, escolhe um livro pela capa. Sempre caio na risada quando ela trás um livro do tipo “Ulysses”, toda sorridente e diz: “Lê pra mim?”

Quase sempre, optamos por procurar algo mais leve e ela vai embora feliz da vida com um novo livro debaixo dos braços. Vejo a pequena partir com um livro que me fez companhia durante a infância e fico mais do que feliz de passá-lo pra frente. Agora ele que ajude Maria Victória a criar boas memórias literárias. 

Receita de Ovo de Páscoa

Bom, deu-se que na semana passada ela foi até a casa da minha mãe, revirou, revirou e o assombro: todos os livros infantis tinham acabado! Meu coração partiu em centenas de pedacinhos. E agora?

E então tive uma ideia. Por que não se debruçar no livro lindo da Ruth Rocha que fala sobre as delícias da Páscoa e ainda fazer Ovos de Chocolate?

Caso você não saiba, Ruth Rocha, a escritora do querido “Marcelo, Marmelo, Martelo”, nasceu em 1931, em São Paulo. Ela iniciou a carreira de escritora influenciada por ninguém mais, ninguém menos que Monteiro Lobato.

O livro “O Coelhinho Que Não Era de Páscoa” faz parte da série “Vou te Contar”, que reúne histórias escritas por Ruth Rocha entre os anos 1969 e 1981. Uma série de livros deliciosos que marcaram muitas gerações – inclusive a minha.

Em “O Coelhinho Que Não Era de Páscoa”, Vivinho não quer ser coelho de Páscoa como muitas e muitas gerações da sua família dentuça. Ele que é cozinhar o ovos, isso sim! 

Ruth debate a importância de dar ouvidos a sua vocação e fazer o que você gosta quando crescer. Melhor conselho, impossível, né?


 2machados

Ovos de Chocolate
Avalie essa receita
Imprimir Receita
Tempo de preparo
3 hr
Tempo de preparo
3 hr
Ingredientes
  1. - formas descartáveis de Ovos de Páscoa e forminhas de bombons
  2. - 1kg de chocolate ao leite
  3. - 1kg de chocolate meio amargo
Modo de Preparo
  1. Rale o chocolate (Quanto menor, melhor para derreter) e, num refratário leve-o para o microondas durante 1 minuto.
  2. A dica é provocar choque térmico no chocolate. Coloque a tigela com o chocolate dentro de outra refratário cheio de água fria. No mesmo esquema de banho-maria.
  3. Mexa até que o chocolate esteja morno, aveludado, brilhante. Você vai perceber quando estiver pronto 😉
  4. Com uma concha, preencha o espaço para o Ovo na forma. Depois., escorra o chocolate de volta para a tigela.
  5. Leve a forma de Ovo até a geladeira por cinco minutos. Assim que o chocolate endurecer, repita o processo com a concha.
  6. Leve até a geladeira novamente até que o chocolate se desgrude da forma.
Dicas
  1. Com a Maria Victória eu refiz a receita dos bombons de "O Expresso Polar", mas você pode criar o recheio preferido do seu bombom.
  2. Depois é só se divertir embrulhando os doces!
Capitu vem para o jantar http://capituvemparaojantar.com/

 Pascoa

 Que tal fazer esta brincadeira com o pequeno aí da sua casa?

Leia o livro, faça o ovo e se esbalde com chocolate no domingo!

Uma ótima Páscoa a todos!

Que seja doce!

<3 

Denise Godinho

Meu nome é Denise Godinho. Decidi aprender a cozinhar e, para a empreitada ser mais interessante, vou fazer as receitas que estão escondidas dentro dos livros. E, acredite, são muitas!

  • Thata

    “Vou te contar” foi uma série que me acompanhou desde muito, muito novinha. Mas da Ruth Rocha, um livro que marcou muito foi “Nicolau tinha uma ideia”, aliás uma ótima dica de livro para você presentear sua priminha linda. Amei o post.

    • Oi, Thata!
      Obrigada pela dica. Esta coleção é daquelas que a gente quer inteira na estante, né?
      O livro da Ruth que mais me marcou foi Marcelo Marmelo Martelo <3
      Um beijo

  • Pingback: Páscoa, chocolates e livros - Burn Book()

Share This