Ovos de Chocolate e O Coelhinho Que Não Era de Páscoa

[quads id=1]

Em O Coelhinho Que Não Era de Páscoa, de Ruth Rocha, Vivinho não tem interesse em entregar ovos de chocolate durante a Páscoa. Ele quer mesmo é cozinhar os doces! 

Já falei por aqui sobre a tal biblioteca da minha mãe que me levou até o blog, né? Estantes cheias de livros coloridos, pequenos, grandes, com capas duras, páginas amareladas, de autores nacionais, internacionais, mortos, muito vivos e etc.

Mas não sou apenas eu a apaixonada por esta coleção incrível que minha mãe reuniu em anos. A Maria Victória, minha prima de 5 anos, também é louca pelas estantes. Não houve uma só vez em que ela tenha nos visitado para ir embora sem revirar as estantes.

Ela olha, olha, olha, reflete e olha mais um pouco. Enfim, escolhe um livro pela capa. Sempre caio na risada quando ela trás um livro do tipo “Ulysses”, toda sorridente e diz: “Lê pra mim?”

Quase sempre, optamos por procurar algo mais leve e ela vai embora feliz da vida com um novo livro debaixo dos braços. Vejo a pequena partir com um livro que me fez companhia durante a infância e fico mais do que feliz de passá-lo pra frente. Agora ele que ajude Maria Victória a criar boas memórias literárias. 

Receita de Ovo de Páscoa

Bom, deu-se que na semana passada ela foi até a casa da minha mãe, revirou, revirou e o assombro: todos os livros infantis tinham acabado! Meu coração partiu em centenas de pedacinhos. E agora?

E então tive uma ideia. Por que não se debruçar no livro lindo da Ruth Rocha que fala sobre as delícias da Páscoa e ainda fazer Ovos de Chocolate?

Caso você não saiba, Ruth Rocha, a escritora do querido “Marcelo, Marmelo, Martelo”, nasceu em 1931, em São Paulo. Ela iniciou a carreira de escritora influenciada por ninguém mais, ninguém menos que Monteiro Lobato.

O livro “O Coelhinho Que Não Era de Páscoa” faz parte da série “Vou te Contar”, que reúne histórias escritas por Ruth Rocha entre os anos 1969 e 1981. Uma série de livros deliciosos que marcaram muitas gerações – inclusive a minha.

Em “O Coelhinho Que Não Era de Páscoa”, Vivinho não quer ser coelho de Páscoa como muitas e muitas gerações da sua família dentuça. Ele que é cozinhar o ovos, isso sim! 

Ruth debate a importância de dar ouvidos a sua vocação e fazer o que você gosta quando crescer. Melhor conselho, impossível, né?


 2machados

Ovos de Chocolate

  • – formas descartáveis de Ovos de Páscoa e forminhas de bombons
  • – 1kg de chocolate ao leite
  • – 1kg de chocolate meio amargo
  1. Rale o chocolate (Quanto menor, melhor para derreter) e, num refratário leve-o para o microondas durante 1 minuto.
  2. A dica é provocar choque térmico no chocolate. Coloque a tigela com o chocolate dentro de outra refratário cheio de água fria. No mesmo esquema de banho-maria.
  3. Mexa até que o chocolate esteja morno, aveludado, brilhante. Você vai perceber quando estiver pronto 😉
  4. Com uma concha, preencha o espaço para o Ovo na forma. Depois., escorra o chocolate de volta para a tigela.
  5. Leve a forma de Ovo até a geladeira por cinco minutos. Assim que o chocolate endurecer, repita o processo com a concha.
  6. Leve até a geladeira novamente até que o chocolate se desgrude da forma.

Com a Maria Victória eu refiz a receita dos bombons de “O Expresso Polar”, mas você pode criar o recheio preferido do seu bombom.
Depois é só se divertir embrulhando os doces!

 Pascoa

 Que tal fazer esta brincadeira com o pequeno aí da sua casa?

Leia o livro, faça o ovo e se esbalde com chocolate no domingo!

Uma ótima Páscoa a todos!

Que seja doce!

<3