Scones da Agatha Christie

Scones, os preferidos de Agatha Christie

[quads id=1]

Entre um trabalho ou outro, Agatha Christie gostava mesmo é dos Scones, típícas bolachinhas inglesas. Ótimas para o chá da tarde.

Como não poderia deixar de ser, este tempo maluco de São Paulo me deixou doente. Não é que não estou conseguindo sair da cama, mas não tenho força pra fazer nada muito elaborado.

E apesar de hoje estar calor (Depois de alguns dias friorentos e calorentos num intervalo de algumas horas), decidi fazer um café da tarde diferente, com chá de camomila bem quentinho e alguns scones com requeijão e geleia de morango.

Scones, aliás, que eram os preferidos de Agatha Christie.

Caso você não saiba, scones são uma espécie de bolachinha típica inglesa. Não é todo mundo que gosta, pois verdade seja dita, não tem muita graça se comidos sozinhos.

Mas é uma daquelas opções doce sem ser muito doce. Entende?

Agora, se você quer levar a receita ao pé da letra e comer justamente como Agatha Christie comia, cubra os scones com muito, muito creme feito com mascarpone, creme de leite e açúcar. 

Mas vamos falar mais sobre isso adiante.

agatha-christie

Provavelmente você já leu Agatha Christie em algum momento da vida. Também pudera… Afinal, a escritora está no Guiness Book como a romancista mais bem sucedida da história. 

A vida da escritora é muito curiosa, quase tão curiosa quanto os seus misteriosos livros. Em 50 anos de carreira, ela escreveu mais de 80 livros protagonizados pelo detetive Hercule Poirot, pela solteirona Miss Marple e por muitos outros personagens inesquecíveis.

Peço licença para falar um pouco mais sobre Miss Marple. Ela é uma solteirona que atua como detetive freelancer e desvenda os mais misteriosos casos só porque é uma profunda conhecedora da mente humana. 

Ok, mas o que interessa pra gente é seus gostos alimentares. Você sabia que Agatha Christie emprestou para Miss Marple a maioria das suas preferências gastronômicas? Tais como figos, scones com creme e creme, creme, creme e, tudo bem, mais creme.

Conta-se que Agatha era tão viciada em creme que, comumente, pedia café com creme só para que as pessoas não achassem estranho ela pedir o creme sozinho.

E na maioria das vezes, o café ficava ali, intocado.

Foi o mordomo que começou a cuidar da saúde da escritora e passou a impedir que ela se lambuzasse em creme. E para variar, criava algumas receitas diferentes.

Contudo, eles haviam uma condição bem rígida: a hora do chá era sagrada.

Tinha que ter scones e, claro, muito creme. 

O creme da Agatha Christie é simples. É uma mistura de creme de leite, açúcar e queijo mascarpone.

Os Scones são fáceis de fazer. É aquele tipo de receita de emergência.

Bateu aquela vontade de comer algo diferente? Você pode fazer os Scones. Isto porque com certeza você terá todos os ingredientes em casa.


1machado

 

Scones

  • 225 g de farinha de trigo
  • 50 g de margarina
  • 25 g de açúcar
  • 1/2 xícara de leite
  • 1 colher de sobremesa de fermento em pó
  1. Misture todos os ingredientes numa panela até ficar uma massa que desgrude das mãos.
  2. Se você achar necessário, pode acrescentar mais leite.
  3. Faça pequenas bolinhas com a massa.
  4. Coloque as bolinhas numa forma untada com manteiga e farinha.
  5. Leve ao forno pré-aquecido a 220 graus por 15 a 20 minutos.
  6. Sirva quente com o creme da Agatha Christie ou geleia e requeijão.

 Depois de frios, os scones ficam durinhos como uma bolachinha. 

Aí é de gosto, eu prefiro comê-los ainda quentes e fofos, assim que saem do forno. Meu pai já prefere eles durinhos. 

O que importá é que é uma delícia típica inglesa e uma ótima opção para o chá da tarde.