Surrebrifru do Castelo Rá-Tim-Bum

Se você tem mais de 20 anos e passou a infância assistindo Castelo Rá-Tim-Bum, então deve saber muito bem o que significa Surrebrifru, certo?

Surrebrifru do Castelo Rá-Tim-BUm

Este ano o programa Castelo Rá-Tim-Bum celebra 20 anos e ganha de aniversário uma exposição incrível no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo. Aprenda a fazer a receita e conheça mais sobre este programa que continua encantando gerações até hoje. <3

Eu tinha apenas 7 anos quando Castelo Rá-Tim-Bum estreou na TV Cultura e, apesar da pouca idade, ainda me lembro de assistir o programa todos os dias enquanto esperava o jantar. Vibrei quando repetiram os meus episódios preferidos e fiquei emburrada quando era a vez daqueles que eu não gostava tanto – apesar de ficar ligada na TV independente disso. Assisti tantos episódios repetidos que sabia de cor e salteado as histórias e piadas e, mesmo assim, adorava!

Quem me lembrou do Surrebrifru da Caipora foi a amiga Kelly que, revendo os episódios do seriado com a filhota Carol, acabou se deparando com esta receita. E ainda bem que ela me lembrou desta delícia! Durante a infância, toda vez que passava o episódio do Surrebrifru, era uma tortura para minha mãe. Isso porque ela sabia que teria que fazer a sobremesa para o jantar. Comi tanto Surrebrifru do Castelo Rá-Tim-Bum que até Deus duvida. Por isso, o post de hoje.

Ah, eu também fui até a exposição e vou te falar um pouco mais sobre ela. Para a experiência ficar ainda melhor, faça como eu: Chegue em casa e cozinhe o Surrebrifru. 😛

O Surrebrifru

Surrebrifru da Caipora

Você já deve conhecer a história do Castelo Rá-Tim-Bum, mas aqui vai um resuminho: Nino tem 300 anos e vive com os tios, o feiticeiro Dr. Victor e a bruxa Morgana. Nino se sente muito sozinho e lança um feitiço que atrai três crianças para o castelo onde ele mora. Desta forma, Nino ganha os amigos Pedro, Zequinha e Biba. A partir daí somos convidados a conhecer este universo mágico, cheio de personagens incríveis como a Caipora.

E é justamente ela a protagonista do episódio 62. Esta famosa personagem do nosso folclore aparece no castelo e come todo o Surrebrifru no Nino. A sobremesa nada mais é do que uma grande gelatina com frutas – que eles chamam de “super-remelexo brilhante de frutas”. Nino fica tão bravo com Caipora que a expulsa do Castelo.

Mas com o passar do tempo os amigos começam a sentir falta de Caipora e decidem ir atrás dela dentro de um livro de folclore. No fim, a turminha reata a amizade e se esbalda de Surrebrifru para matar a saudade.

Curiosidades 

Castelo Rá-Tim-Bum

A exposição do Castelo Rá-Tim-Bum está em cartaz até o dia 12 de outubro no Museu da Imagem e do Som (Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo). Eu estive por lá hoje e te digo: É impossível não se emocionar. Pare um momento e pense agora em qualquer personagem do programa. Pensou? Pode ter certeza que tem alguma curiosidade sobre ele lá na mostra.

O museu recriou o castelo. Tem de tudo: a biblioteca, a sala de música, o quarto do Nino e, claro, a cozinha. Tirei algumas fotos para mostrar por aqui. Olha só:

Exposição Castelo Rá-Tim-Bum

Exposição Castelo Rá-Tim-Bum

Exposição Castelo Rá-Tim-Bum

Exposição Castelo Rá-Tim-Bum

Exposição Castelo Rá-Tim-Bum

Exposição Castelo Rá-Tim-Bum

Os ingressos para a exposição custam R$10 ou meia-entrada R$5. Dá para comprar antecipado, porém esta reserva já está esgotada até setembro. Mesmo assim, vale enfrentar a fila. Outra dica: depois da exposição, visite a lojinha do museu, pois lá está sendo vendido o livro O Castelo Rá-Tim-Bum, lançado pela editora Companhia das Letras. Eu não sabia que havia um livro inspirado no programa e, o melhor de tudo, com uma aventura inédita de Nino. Ah, e lembro também que a Companhia das Letrinhas já lançou uma série de doze livros infantis inspirados no programa. Estas obras, inclusive, também estão expostas no museu.

Machado de AssisNível: Apenas 1 Machado

Ingredientes Surrebrifru do Castelo Rá-Tim-Bum

Caipora faz um doce bastante excêntrico com várias frutas, inclusive mamão e abacate. Não consigo imaginar abacate na gelatina, desculpa. Por isso, fiz o Surrebrifru com o que tinha em casa: Maçã, Uva, Cereja em Calda e Banana – em homenagem à Caipora. Afinal, foi com ela que eu aprendi que não devemos jogar casca de bananas no chão! 😉

– 2 gelatinas de sabor (De preferência vermelha para ficar mais parecido com o da turma do Castelo).
– Uvas
– Cerejas
– Maçã
– Banana

(Lembrando que você pode colocar o que quiser, certo? Quanto mais frutas, mais bonito fica!).

Passo a Passo

Pique a maçã e a banana. Distribua todas as frutas numa forma.

Em seguida, em outra tigela, dissolva a gelatina em 500 ml de água fervente. Depois de dissolvido, acrescente mais 500 ml de água gelada.

Despeje a mistura em cima das frutas e leve para a geladeira de um dia para o outro.

Para desenformar, deixe a forma em banho-maria por 10 segundos. É sério. Se deixar mais que isso, a gelatina derrete. Você só quer que ela desgrude da forma, certo?

Eu saí da exposição encantada. É como mergulhar numa viagem pela infância. É engraçado porque há gente de todas as idades, provando que Castelo Rá-Tim-Bum encantou diversas gerações. 

O surrebrifru fica uma delícia e é uma ótima receita para um dia de calor.

Quem me acompanhou na exposição foi a amiga Bia. Eu a conheço desde a epoca da primeira exibição do Castelo Rá-Tim-Bum e, inclusive, já vimos muitos episódios juntas. Por isso, nada mais justo, certo? Reviver uma boa memória do passado com quem estava ao meu lado naquele momento! <3

foto 2 (5)

A responsável por este post, a amiga que me deu o toque sobre a receita, também colocou a mão na massa. Que bonito isso, todo mundo comendo Surrebrifru 😉

Kelly e Carol comem o Surrebrifru da Caipora

 

Denise Godinho

Meu nome é Denise Godinho. Decidi aprender a cozinhar e, para a empreitada ser mais interessante, vou fazer as receitas que estão escondidas dentro dos livros. E, acredite, são muitas!

  • Janaína

    Agora precisa fazer o Bolo especial de ameixa. Lembra que o Nino foi até a fazenda dos pais do Bongo buscar leite pra fazer o bolo pro Tio Victor? A mãe do Bongo fez uma mesa incrível de guloseimas pro café da tarde! Tem também o dia que eles vão para o espaço e ai tem tudo de delicia, meteoro de brigadeiro, chuva galactea de tortinha de morango… E a Morgana também faz uma macarronada… Castelo Ra Tim Bum da fome rsrsrrsrs

    • Oi, Janaína! Quem máximo as suas dicas. Já anotei todas. Acredita que eu só me lembro da macarronada? Foi o episódio do Leonardo Da Vinci, não é?
      Realmente, Castelo sempre deu fome!, inclusive está me dando agora! rs
      Beijão

  • Bia

    Amei o passeio, a companhia, a receita e o blog inteiro! ♡ Agora só falta experimentar um pedacinho de surrebrifru!

  • Bia

    Amei o passeio, a companhia, a receita e o blog inteiro! ♡ Agora só falta experimentar um pedacinho de surrebrifru!

  • Isadora Kano

    que gostoso esse post! amo o castelo! lembro de um episódio também que o nino, biba, zeca, pedro e bongo fazem uma competição de sanduíches! quem ganha no final é o nino com pão francês e manteiga! ep 23. sempre fiquei com isso na cabeça. às vezes o mais simples é o mais gostoso mesmo. Parabéns pelo blog!

    • Isadora, mil desculpas por não responder logo. Adorei a dica. Eu lembro deste episódio. É como você disse, não adianta inventar, o simples sempre é acerto!
      Beijão e obrigada pela visita

  • Isadora Kano

    que gostoso esse post! amo o castelo! lembro de um episódio também que o nino, biba, zeca, pedro e bongo fazem uma competição de sanduíches! quem ganha no final é o nino com pão francês e manteiga! ep 23. sempre fiquei com isso na cabeça. às vezes o mais simples é o mais gostoso mesmo. Parabéns pelo blog!

    • Isadora, mil desculpas por não responder logo. Adorei a dica. Eu lembro deste episódio. É como você disse, não adianta inventar, o simples sempre é acerto!
      Beijão e obrigada pela visita

Share This