Torta de Batata-Doce de Arquivo X

Fox Mulder se acaba de comer Torta de Batata-Doce em um dos episódios mais divertidos de “Arquivo X”. Como fã e aprendiz de cozinheira, eu TINHA que fazer esta receita! 

Quando o primeiro episódio de “Arquivo X” foi ao ar, eu tinha apenas 7 anos. E, apesar da pouca idade, acabei me viciando. Tudo porque minha prima Tânia, um pouco mais velha do que eu, era fanática pelas aventuras de Fox Mulder e Dana Scully. O resultado? Nós assistimos juntas as 9 temporadas do seriado.

Então posso dizer que cresci enquanto via “Arquivo X” e a eterna busca dos agentes do FBI por homenzinhos verdes. Quando a série acabou, em 2002, eu já tinha 16 anos. O vício pelo seriado foi tão grande que até hoje paro tudo o que estou fazendo quando vejo alguma novidade sobre os atores David Duchovny e Gillian Anderson.

E, pro bem da verdade, até a minha curiosidade sobre o eterno dilema se há ou não vida alienígena nasceu dali.

Como fazer Torta de Batata Doce

Esta receita aparece no episódio 20 da Terceira Temporada. Chamado “Jose Chung’s From Outer Space“, o episódio gira em torno de um escritor de ficção científica, Dr Chung, que está pesquisando um caso de abdução na cidadezinha Klass.

Como Scully e Mulder foram os agentes que cuidaram do caso, o escritor faz uma entrevista com a agente Scully sobre o assunto. O episódio é, portanto, contado pelos olhos da agente do FBI que, quem assistiu ao seriado bem sabe, é conhecida por sua visão racional das experiências mais bizarras.

O problema é que todas as entrevistas não batem e o escritor não está conseguindo chegar a uma conclusão plausível do caso. Em determinado momento, ele entrevista o cozinheiro de uma lanchonete onde Mulder jantou durante a investigação do caso. E assim o cozinheiro descreve a cena:

still1 still2 still4 still5 still6 still7 still8 still9

Pela minha conta, Mulder come nada mais, nada menos do que cinco pedaços de Torta de Batata-Doce em um episódio do seriado. 

Quando Gillian Anderson assinou o contrato para fazer a agente Dana Scully em “Arquivo X”, ela aceitou uma cláusula que não permitia que ela interpretasse outra agente do FBI enquanto o seriado estivesse passando na TV. Isto fez com que ela perdesse o papel de Clarice Starling no filme “Hannibal”, lançado em 2001. Quem ficou com o papel foi Julianne Moore.

A compensação tardou, mas logo chegou. Isto porque hoje em dia a atriz pode ser vista como a Dra Bedelia Du Maurie, ninguém mais, ninguém menos que a psicóloga de Hannibal Lecter no seriado Hannibal. (Aproveito para lembrar que entrevistei Janice Poon, a artista que cria os pratos do seriado. Leia aqui).

Gillian Anderson está com tudo e também pode ser vista no seriado “The Fall”, onde ela interpreta uma agente que investiga uma série de assassinatos de jovens mulheres em Belfast, na Irlanda. Recomendo muito porque a série é ótima, mas também porque o serial killer é o tesudo Jamie Dornan, que fará “50 tons de cinza” no cinema. (Aproveita e clica aqui e veja a receita do Muffin de Mirtilo do Christian Grey).

Quanto ao David Duchovny, depois de “Arquivo X”, o eterno Mulder protagonizou sete temporadas do seriado “Californication”. Atualmente, está gravando o novo seriado “Aquarius”, que ainda não tem previsão de estreia.

Em 2013, toda equipe de “Arquivo X”, incluindo, é claro, os atores, se reuniram na Comic Con para comemorar os 20 anos do seriado. O resultado foi um nostálgico bate papo que você pode ver no vídeo abaixo: 

 

 

 

 

 

 

 


Machado de AssisMachado de AssisNível: 2 Machados que valem a pena!

IngredientesReceita de Torta de Batata Doce

A Torta de Batata-Doce é muito tradicional do sul dos Estados Unidos, sendo um prato obrigatório para os jantares de Ação de Graças. Eu achei uma receita americana e optei por ela por parecer bem apetitosa.

Fiz a mesma massa da Torta de Chocolate de Histórias Cruzadas.

Para o recheio: 

– 1/3 xícara de chá de manteiga derretida
– 1 xícara de chá de açúcar
– 2 ovos batidos
– 3/4 de xícara de chá de leite evaporado
– 2 xícaras de purê de batata-doce
– 1 colher de sopa de extrato de baunilha
– 1 colher de chá de canela em pó
– 1 colher de chá de noz-moscada
– 2 colheres sopa de açúcar mascavo
– 1 pitada de sal

Passo a Passo

Coloque duas batatas-doce grandes para cozinhar. Descasque-as depois de cozidas e amasse as batatas com uma colher até que fique um purê.

Para fazer o leite evaporado, ferva uma xícara chá de água. Depois de fervida, acrescente 80g de manteiga e 1 1/2 xícara de leite em pó. Mexa até ficar bem cremoso.

Na batedeira, bata o açúcar e a manteiga. Adicione os ovos, o leite evaporado, o purê de batata-doce, baunilha, canela, noz moscada e sal. Bata até ficar um creme bem consistente. Não tem problema se ainda tiver pedaços da batata-doce.

Despeje em cima da massa e polvilhe açúcar mascavo em cima. Leve ao forno médio por 45 minutos.

Receita de torta doce de batata doce

 Eu nunca tinha comido Torta de Batata-Doce e preciso dizer que ficou ótima. O açúcar mascavo derrete e forma uma calca bem durinha. Uma delícia!

Fiz a torta na casa da minha mãe e o pessoal adorou. E olha que a turma aqui é crítica, heim?

Matamos a torta toda enquanto falávamos sobre vida extraterrestre. rs

Se fizer a receita, me conta como ficou, combinado?

Uma dica? Coma ainda quente com um bola enorme de sorvete de creme! 😀

Denise Godinho

Meu nome é Denise Godinho. Decidi aprender a cozinhar e, para a empreitada ser mais interessante, vou fazer as receitas que estão escondidas dentro dos livros. E, acredite, são muitas!

Share This