Uma enquete sobre o Capitu Vem Para o Jantar

Olá, amigos!

Recebi um convite da Sheila do blog delícia A Cozinha Sincera. Um convite para participar de uma espécie de corrente de blogueiros para que vocês possam conhecer mais sobre cada projeto. Achei bem bacana a ideia. No final, vou indicar um blog para responder, tá?

1- O que te fez criar o blog e escolher este nome?

Eu sempre tive uma pendência comigo mesma: aprender a cozinhar. No entanto, com a correria do dia a dia, fui deixando esta ideia para segundo plano. Faltava uma motivação, sabe? E aí, um dia como qualquer outro, de repente, ela veio. Eu estava relendo o livro “Dom Casmurro”, de Machado de Assis e me deparei com uma cocada. Trata-se de uma cocada que Bentinho e Capitu passaram a infância comendo enquanto cantarolavam o pregão do vendedor: “Chora, menina, chora. Chora porque não tem vintém”. Esta parte me intrigou e acabei ficando com uma baita vontade de comer a cocada. Daí fui até o mercado, comprei os ingredientes, fiz a cocada (ela não deu certo, ficou parecendo beijinho de colher) e a comi relendo o livro. Uma experiência que me deixou mais próxima da obra. Como se eu estivesse compartilhando daquele momento da história com Capitu e Bentinho. Bom, estava aí a minha motivação. Que tal aprender a cozinhar com meus escritores preferidos? 

O nome é uma homenagem a esta história, já que foi Capitu quem me trouxe até aqui. <3

Cocada - Livro "Dom Casmurro", de Machado de Assis. Clique aqui
Cocada – Livro “Dom Casmurro”, de Machado de Assis.

2 – Em que te inspiras para escrever os posts?

Os livros me inspiram. É uma delícia promover esta simbiose entre comida e literatura. É como se fosse um incentivo para promover a leitura. Acho que, às vezes, temos uma relação muito fria com a comida. Aquela coisa de comer apenas porque precisa. A partir do momento que entrei neste projeto e pude começar a dar vida para estas receitas criadas pelos meus escritores preferidos, bom, a brincadeira de aprender a cozinhar ficou muito mais divertida. 

3- Você tem algum sonho grande para seu blog?

Sonho que ele nunca acabe. rs Até porque, convenhamos, esta universo é bem amplo e acho que vou conseguir encontrar receitas escondidas nos livros sempre. Mas espero que ele cause uma fome ao leitor. Falo sobre a fome de conhecimento. De mergulhar nestes livros lindos e viajar na história sob outra perspectiva – por que não a da comida?

Também planejo começar a fazer uma série de vídeos mais pra frente. Acho que até o começo do ano já coloco isso em prática. Não vou fazer vídeos com passo a passo da receita. Vou fazer vídeos com debate sobre livros. Tenho ideia de até promover encontro com leitores. 🙂

4- O que diria o blog acerca de ti, se pudesse falar?

O Capitu diria que sou uma pessoa completamente apaixonada por este espaço e que faço cada receita com um carinho especial. Estou aprendendo a cozinhar, mas quero compartilhar tudo com os leitores e ouvir as críticas e sugestões sempre! 

5- Já teve algum stress por causa do blog (privacidade, comentários negativos-ofensivos, fofoca, etc)? Se sim, como você reagiu?

Não tive nenhum problema. Aliás, sou muito feliz por este espaço ter me dado oportunidade de conhecer pessoas incríveis e participar de experiências maravilhosas como cozinhar a bala de caramelo para 20 crianças de seis anos porque elas estavam lendo o livro “A Fantástica Fábrica de Chocolate”. Um convite que me emociona até hoje!

A Fantástica Fábrica de Chocolate
Convidada para fazer bala de caramelo para crianças apaixonantes

Bom, eu espero que vocês tenham gostado e aprendido um pouco sobre o Capitu. Se tiverem mais alguma dúvida, por favor, não hesitem em perguntar! <3

Quem eu indico para responder esta enquete? As queridas Flávia Elisa e Noelle Marques do blog Fora do Castelo e a Nayra Schall com o delícia Berinjela na Panela.

Denise Godinho

Meu nome é Denise Godinho. Decidi aprender a cozinhar e, para a empreitada ser mais interessante, vou fazer as receitas que estão escondidas dentro dos livros. E, acredite, são muitas!