Uma torta de banana inspirada em O Planeta dos Macacos

No livro “O Planeta dos Macacos“, de Pierre Boulle, humanos se tornam objetos de estudo dos macacos. Aprenda a fazer uma Torta de Banana inspirada na obra. 

Recebi um presentão da Editora Aleph e o devorei de uma vez só. Trata-se da nova edição de “O Planeta dos Macacos“, do Pierre Boulle. Edição que tá lindona, não é? 

Já tinha assistido aos filmes, mas nunca tive a oportunidade de ler a obra. E foi uma experiência incrível. (Que eu recomendo a todos).

A novidade é que o livro estava fora de catálogo e voltou para as prateleiras das livrarias no mês passado. Esta nova edição tem um posfácio escrito pelo roteirista Bráulio Tavares, um ensaio sobre o livro feito pela BBC News e uma entrevista com Pierre Boulle feita pela revista “Cinefantastique”, em 1972.

livro

Se você não conhece a história, eu conto um pouquinho. Mas só o suficiente para não estragar a surpresa.

Tudo começa no espaço, quando um casal está viajando para curtir a lua de mel. De dentro da nave particular, eles avistam um objeto. Quando se aproximam, veem que é uma garrafa. E dentro dela, há um manuscrito.

Através da leitura do manuscrito feita pelo casal é que somos jogados na história de Ulysse, um jornalista que topou participar de um viagem intergalática junto com dois cientistas. Esta viagem o levará a um planeta também habitado por humanos – só que por lá os humanos são seres selvagens, que não sabem se comunicar, andam nus, caçam o que comem e são vítimas de experimentos feitos por macacos evoluídos e inteligentes.

Neste planeta, os humanos caçam animais e os comem crus. Ao serem presos pelos macacos, se alimentam de uma espécie de mingau de cereais e, claro, bananas. As bananas, aliás, fazem o papel de recompensa em testes. Quer dizer, só são dadas se o humano se sair bem.

“O Planeta dos Macacos” virou uma série de filmes. O primeiro lançado em 1968 é o mais fiel, com passagens idênticas ao do livro, mas final e debate diferentes. Em 2011, Tim Burton fez uma refilmagem que não foi tão bem recebida pelo público. (Mesmo tendo o tesudo Mark Wahlberg como protagonista).

Já em 2011 e em 2014 foram lançados respectivamente “Planeta dos Macacos, a Origem” e “Planeta dos Macacos, o Confronto”. O primeiro é apenas inspirado no livro, já que tenta desvendar como tudo aconteceu antes dos ocorridos da história original. Já o segundo traz o embate entre humanos e macacos, só que aqui na Terra, num futuro distante, quando macacos assumiram o poder e dominaram o planeta.

É uma oportunidade bem bacana: ler o livro, se deixar levar pela escrita maravilhosamente convidativa de Pierre Boulle e depois ver como os diretores se saíram ao transportar tal história para as telonas. (Eu fiz isso. Fato que comprova como minha vida social está movimentadíssima, né, meus caros. #sóquenão). 

Mas, vamos ao que interessa? Pensando nas bananas e no mingau, trouxe uma receita bem simples de Torta Cremosa de Banana. Acho que você vai gostar.


2machados

Torta Cremosa de Banana
Avalie essa receita
Imprimir Receita
Tempo de preparo
2 hr
Tempo de preparo
2 hr
Ingredientes
  1. 1 xícara de açúcar
  2. 1/4 xícara de amido de milho
  3. 1 pitada de sal
  4. 3 xícaras de leite
  5. 2 ovos batidos
  6. 3 colheres sopa de manteiga
  7. 2 colheres sopa de essência de baunilha
  8. 2 bananas grandes
  9. 1 xícara de creme de leite batido no ponto de chantily
  10. 100g de chocolate branco raspado
  11. 300g de bolacha maizena triturada
  12. 1 xícara de chá de manteiga derretida
Modo de Preparo
  1. Misture a bolacha de maizena triturada com a manteiga derretida até formar uma massa. Forre uma forma de fundo removível com esta massa e leve até a geladeira por trinta minutos.
  2. Numa panela misture o açúcar, o amido de milho, o leite e o sal. Leve até o fogo alto até que o creme engrosse como um mingau.
  3. Acrescente os ovos, reduza o fogo e mexa na panela até começar a borbulhar.
  4. Retire do fogo e acrescente a manteiga e a baunilha.
  5. Leve até a geladeira por uma hora.
  6. Em seguida, coloque este creme em cima da massa feita com bolachas.
  7. Organize as fatias das bananas em cima. Cubra com o chantily, polvilhe o chocolate branco e decore à gosto.
Capitu vem para o jantar http://capituvemparaojantar.com/

 O escritor conta na entrevista anexada na obra que pensou nesta história após visitar o Zoológico e se impressionar com a semelhança dos trejeitos e fisionomia entre macacos e humanos.

“O Planeta dos Macacos” foi publicado a primeira vez em 1963 e se consagrou como uma das maiores sagas de ficção científica. Se te interessar, é só comprar pelo site da Editora Aleph

 

 

 

Denise Godinho

Meu nome é Denise Godinho. Decidi aprender a cozinhar e, para a empreitada ser mais interessante, vou fazer as receitas que estão escondidas dentro dos livros. E, acredite, são muitas!

  • Carmen G. Mendes

    A primeira vez que assisti o filme de 1968, fique extremamente impressionada com a última cena de Charlton Heston, me impressionou tanto que até agora a considero uma das mais surpreendentes de todas as que já vi. Está entre minhas favoritas.

    • Denise Godinho

      Carmen, esta cena me arrepia até hoje!
      Obrigada pela visita!
      um beijão

  • bruna gomes

    Comprei o livro nesta nova edição e estou esperado chegar! kkk bju

    • Denise Godinho

      Aeee, você vai amar!
      história incrível!
      beijos

Share This