O Boeuf Bourguignon de Julie & Julia e a responsa de cozinhar para a sogra

Machado de AssisMachado de AssisMachado de AssisNível: 3 Machados difíceis, mas gostosos!

 

O trabalhoso e irresistível Bouef Bourguignon da Julia Child é a receita de hoje.

Esta obra-prima culinária está presente no livro “Julie & Julia” e no filme de mesmo nome.

Julie & JuliaQuando eu comecei a namorar, fui apresentada para um universo novo repleto de ótimas cozinheiras. A primeira vez que conheci a família do Hugo me vi naquela cena de “O Casamento Grego” em que há um porco assando no quintal para recepcionar os pais do noivo. Bom, não  tinha um um porco no rolette no quintal da casa dele, mas tinha uma bancada com, sem brincadeira, mais de oito pratos.

É prima que faz o melhor pudim, vó que se supera no caldo verde, tia que faz uma galinha caipira de comer ajoelhado, outra tia que brilha ao fazer estrogonofe e, claro, sogra que arrebenta em tudo o que faz. E não é puxa-saquismo não, viu? Quem já comeu na casa da família Moura há de contar que lá se encontra o segredo do manjar dos deuses. (Aliás, vale lembrar que eu já fiz uma receita para a família Moura. A Sopa Dourada de Eça de Queirós).

Bom, quando comecei esta empreitada de aprender a cozinhar, todas as mulheres da família do Hugo me apoiaram. E, é claro, o tempo daria conta de me levar ao destino fatídico: cozinhar para a sogra.

Eu relutei bastante porque, afinal, a situação tem alguma coisa a ver com um coroinha ensinando o Papa a rezar. Mas, enfim, chegou aquele momento que não tem escapatória. O jeito foi pensar no cardápio. Mas, o que raios poderia ser feito? Depois de muito matutar, decidi que o Boeuf Bourguignon tinha tudo a ver com a situação. E você vai entender o por quê! :D

 O Boeuf BourguignonJulie & Julia

Prestes a completar 30 anos, Julie Powell está em crise sobre a vida profissional. Não sabe muito bem o que quer para o futuro. Tudo muda quando ela viaja para a casa da mãe e se depara com o livro “Mastering the Art of French Cooking”, de Julia Child, uma das maiores apresentadoras de culinária da TV americana. Julie decide cozinhar, no prazo de um ano, todas as 524 receitas do livro de Child. Para isso, ela faz um blog para contar suas aventuras. (Lembra um blog que você já conhece, não? rs).

Um belo dia ela recebe uma ligação de um repórter. A ideia dele é que Julie faça o famoso Boeuf Bourguignon de Julia para Judith Jones, a mulher que reconheceu o talento de Julia Child e decidiu publicar o seu livro de receitas. Como é uma receita complicada, que precisa ficar cerca de quatro horas no forno, Julie começa a fazer o prato às 21h30 do dia anterior da visita de Judith. Ela decide tomar alguns drinks enquanto espera e colocar o relógio para despertar 1h30. No entanto, Julie cai em sono profundo e acaba dormindo a noite inteira. Resultado? O guisado do jantar mais importante da vida dela estava destruído.

Julie decide não ir trabalhar e preparar o segundo Boeuf Bourguignon – que fica perfeito e pronto às 17h, duas horas antes do jantar. Ela se anima para começar a se arrumar, mas o jornalista liga dizendo que Judith terá que cancelar o jantar por causa do tempo. Está chovendo demais, Judith já tem 90 anos, sabe como é. Julie fica desolada, é claro, mas acaba convidando o jornalista para jantar mesmo assim. “Tem muita comida”, ela diz.

Já no filme “Julie & Julia”, no momento em que Julie descobre que Judith não virá mais para o jantar, ela diz para o marido Eric que pode comer o guisado. Os dois têm uma briga horrível sobre como Julie só se importa com este blog sem dar atenção para outras coisas.

 CuriosidadesJulia Child

A receita do Boeuf Bourguignon foi a primeira feita por Julia Child em seu programa de TV The French Chef. Trata-se de um clássico da culinária francesa. A decisão de cozinhar este prato para a sogra surgiu, justamente, por causa do blog de Julie Powell. A aventura de Julie em cozinhar para Judith, uma grande crítica de culinária. E a minha aventura de cozinhar para a Fátima, uma cozinheira de mão cheia e que, além de tudo, é sogra.

A história de Julie Powell é real e você pode acompanhar o seu projeto no blog dela. A ideia deu tão certo que virou o livro best-seller “Julie & Julia”. No entanto, um pouco antes de morrer, em 2004, Julia Child comentou o projeto de Julie: “Como ela pode dizer que esta receita não funciona? Levamos anos testando”.

Julia Child

Em 2009, o projeto virou filme estrelado por Meryl Streep, que fez Julia Child, e Amy Adams, que interpretou Julie Powell. O longa foi dirigido por Nora Ephron, diretora conhecida por seus clássicos filmes de mulherzinha e que faleceu em junho de 2012.

Ingredientesboeuf bourguignon

Eu segui o passo a passo da própria Julia Child neste vídeo aqui:

– 1kg de patinho cortado em cubos
– 3 cenouras grandes cortadas em rodelas
– 4 cebolas cortadas em pedaços grandes
– 2 vidros de champignon
– 1 garrafa de vinho tinto seco (De boa qualidade, tá?)
– 100 g de manteiga
4 colheres chá de farinha de trigo (Um leitor deu um dica importante: na verdade são 4 colheres sopa de farinha de trigo. Ok?)
– 1 lata de extrato de tomate
– 1 folha de louro
– Sal e pimenta à gosto
– 2 dentes de alho amassados
– 1 xícara de azeite

Julie & JuliaPasso a Passo

- Com um papel toalha seque os cubos de carnes. Isso deve ser feito para que a carne não solte água ao ser colocada na frigideira.

- Numa frigideira, coloque a xícara de azeite e deixe esquentar. Em seguida, deixe os cubos de carnes ficarem marrom. Só para dar uma tostadinha mesmo.

- Em seguida, retire os cubos de carne e os coloque numa panela funda. Despeje o vinho tinto na frigideira para que ele misture com o caldo que a carne soltou ao ser dourada. Depois disso, coloque este caldo em cima dos cubos de carne na panela.

-  Coloque dois copos com água e tempere o caldo com o alho, a folha de louro, o sal e pimenta à gosto e o extrato de tomate.

- Leve a panela tampada ao forno médio por quatro horas. Vale a pena dar uma olhadinha de uma em uma hora para ver se a água da carne não secou. Se isso acontecer, coloque mais um pouco de água.

- Enquanto espera, cozinhe as cenouras até elas ficarem bem molinhas.

- Numa frigideira, coloque um pouco de óleo e 100g da manteiga em cima do óleo. (Isso é feito para a manteiga derreter sem queimar). Depois que a manteiga estiver derretida, coloque as cebolas cortadas e deixe dourar.

- Quando faltar uma hora para o guisado ficar pronto, retire a panela do forno e acrescente as cebolas e as cenouras. Retorne ao forno por mais uma hora.

- Enquanto isto, prepare o que Julia chama de uma mistura típica francesa de manteiga e farinha. 100g de manteiga para 4 colheres de farinha. Amasse até ficar uma pastinha.

- Retire a panela do fogo e acrescente a mistura. Mexa bastante até dissolver. Em seguida, coloque os champignons e, finalmente, o guisado está pronto.

Eu servi a receita apenas com arroz, mas Julia Child sugere servir com salada verde, pão francês e batatas assadas. O guisado fica excelente. Uma das receitas que eu acertei em cheio.

De quebra, todos da família do Hugo provaram e disseram que gostaram. A verdade é que não sobrou nenhum caldinho na panela para contar história. 

Tia, mãe, pai e irmãos do namorado provaram o boeuf bourguignon meu, o de Julia Child e o de Julie Poweell.

Tia, mãe, pai e irmãos do namorado provaram o boeuf bourguignon meu, o de Julia Child e o de Julie Powell.

É claro que eu também preparei uma sobremesa. Uma delícia retirada de um seriado famosíssimo. Mas esta receita fica para o próximo post! <3

 

About these ads

7 thoughts on “O Boeuf Bourguignon de Julie & Julia e a responsa de cozinhar para a sogra

  1. Pingback: O Cheesecake de “Friends” |

  2. Pingback: Torta de Mirtilo de Nora Ephron | Capitu Vem Para o Jantar

  3. Adorei esse post! Revi recente o filme dela e resolvi ler mais sobre, procurar umas receitas e cai nesse blog! Muito bom!

    Gosto

    • Thaís, muito obrigada pela visita. Fico feliz que tenha gostado. Eu fiz com cebola normal e piquei elas bem pequenas. Você pode cortá-las em cubos. Eu as deixei numa frigideira com manteiga. Não esquece de colocar óleo embaixo da manteiga para que ela não queime.
      Beijos, Denise

      Gosto

  4. Denise, no vídeo ela fala 4 colheres de sopa de farinha de trigo, não colheres de chá… E na receita original, são usadas 50 gramas de farinha de trigo. Serve mais para reduzir o molho para não ficar tão aguado ou tão insípido, mas o seu não parece nenhum dos dois! Espero fazer essa receita ainda essa semana!

    Gosto

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s