À mesa com Monteiro Lobato e o bolinho caipira

Machado de AssisNível: Apenas 1 Machado

 

Hoje tem receita e sorteio! Aprenda a fazer o bolinho caipira de Tia Anastácia e conheça mais sobre o universo de Monteiro Lobato.

bolinho caipira de O Monteiro LobatoJá contei por aqui que fui até a Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) no final de semana passado.  Tive a oportunidade incrível de assistir ao bate-papo com Marcia Camargos, a escritora do livro “À mesa com Monteiro Lobato” e André Boccato, criador do projeto “Cozinhando com Palavras”.

A pesquisadora Marcia Camargos mergulhou no universo de Lobato e reuniu num livro lindo as diversas curiosidades sobre a relação do escritor com a mesa e como ele trazia elementos do seu dia-a-dia culinário para seus personagens. Uma curiosidade muito bacana é que Lobato costumava cortar rapadura em pedacinhos e enfiar no bolso para ir comendo durante o dia.

Enquanto Boccato e Marcia conversavam com os visitantes, a chef Claudia Maria de Moraes Santos preparou os bolinhos caipira da Tia Nastácia que aparecem no livro “O Minotauro”. É claro que cheguei em casa e repeti a receita, né?

O bolinho caipira

Bolinho Caipira de Tia Nastácia

As atrizes Zilka Salaberry e Jacira Sampaio interpretaram, respectivamente, Dona Benta e Tia Nastácia no seriado “Sítio do Pica Pau Amarelo”, de 1977.

“O Minotauro” foi lançado em 1939. O livro começa quando a festa de casamento de Branca de Neve e o Príncipe é invadida por monstros e Tia Nastácia é raptada.

A turma do Sítio do Pica Pau Amarelo então viaja para a Grécia Antiga a bordo do “Beija-flor das Ondas” afim de salvar Tia Nastácia.

Enquanto isso, tia Nastácia está como refém do Minotauro na Ilha de Creta. Ela está tão tensa com a possibilidade de morrer em breve, que começa a fazer centenas de bolinhos para relaxar.

Esta foi a sua sorte, pois o Minotauro acaba provando um dos bolinhos e se encanta loucamente, deixando Tia Nastácia partir.

O Minotauro (Monteiro Lobato)

Capa do livro da editora Brasiliense.

Curiosidades

Por causa do blog, minha tia me presenteou com a obra de Marcia Camargos. Mas, estando na Flip e de cara com a oportunidade de conhecer a autora, eu comprei outro livro para ela autografar, né?

Fiquei com duas obras, portanto, e decidi fazer um sorteio para os leitores do blog: Sortearei o livro “À mesa com Monteiro Lobato”, da editora Senac e “O Minotauro” em quadrinhos, da editora Globo Livros.

Para participar: Basta fazer um comentário neste post com o seu nome completo e e-mail. 

Realizarei o sorteio na próxima terça-feira, dia 19. Envio o “Kit Monteiro Lobato” pelo correio com uma surpresinha a mais aqui do Capitu :D

IngredientesBolinho Caipira de Monteiro Lobato

Rende 11 bolinhos

- 250g de carne moída
– Alho
– 1 cebola picada
– Sal e pimenta a gosto
– 1/2 litro de caldo de carne
– 1 xícaras de farinha de mandioca
– 2 xícaras de farinha de milho

Passo a Passo

Leve o caldo de carne ao fogo e deixe ferver. Enquanto isso, refogue a carne moída com sal, pimenta, cebola e alho.

Numa tigela, misture as farinhas e vá acrescentando o caldo de carne até ficar uma farofa úmida.

Pegue um punhado de massa na mão e amasse, coloque uma colher de sopa da carne e cubra com mais um punhado de massa. A brincadeira de fazer o bolinho é toda na mão, no amassa, amassa rs.

Ao amassar a massa, deixe-a em formato de bolinhas ovais.

Frite no óleo quente até dourar.

Bolinho caipira de Monteiro Lobato

Os bolinhos da Tia Nastácia encantaram não só o Minotauro, mas Alice no País das Maravilhas e Dom Quixote. Além de crianças do Brasil todo que mandavam cartas aflitas para Dona Benta pedindo a receita. Tia Nastácia diz que até poderia dar a receita, mas o segredo do famoso bolinho estava no jeito de fazer.

Não sei se o meu bolinho ficou igual ao da Tia Nastácia, mas que rendeu bons elogios, rendeu. Além de ser uma opção facílima para um lanche da tarde!

Não esqueça de participar do sorteio e descobrir curiosidades ainda mais bacanas do livro “À Mesa com Monteiro Lobato”.  <3

About these ads

61 thoughts on “À mesa com Monteiro Lobato e o bolinho caipira

  1. Que delícia! Sou apaixonada pela obra do Monteiro Lobato e a Sophia, minha sobrinha de quatro aninhos, também se encantou quando eu disse que as histórias que ela assiste pela TV no Sítio do Pica Pau Amarelo são derivadas de um livro (a Soph me fez peregrinar por 4 lojas até encomendarmos e acharmos o livro, que sempre leio para ela!). Adoraríamos ganhar os livros! Seguem meus dados: Andréia Martins Manrique e o e-mail: [email protected]. PS: Parabéns pela ideia do blog! Literatura e gastronomia = <3 amor.

    Gosto

    • Oi, Andréia! Acho que arrisco dizer que todo mundo aprendeu a gostar de ler com Monteiro Lobato, né? E o mais bacana é que ele é imortal, centenas de gerações para frente ainda vão se encantar com ele, tenho certeza! Obrigada por participar do sorteio! Um beijão <3

      Gosto

  2. Hummm deve ter ficado ótimo! Adoro seu blog e tenho seguido todas as suas receitas. Ainda não me aventurei na cozinha, mas qualquer dia desses vou tentar fazer uma delas!
    Dados para o sorteio: Elisa Pucu de Araujo
    email: [email protected]
    beijos

    Gosto

    • Oi, Elisa! Se arrisca sim! E depois me conta o resultado. Gosto de saber como ficou as outras receitinhas que os leitores fazem! E se tiver alguma dica pra dar, ou bronca, algo do tipo: Denise, isso fica muito salgado, viu? rs Não deixe de falar! Afinal, o intuito é esse: aprender a cozinhar! Um beijo grande

      Gosto

  3. Eu queroooo!
    Vou tentar a receita no final de semana. tem uma cara ótima
    Ai vão os dados pro sorteio:
    Janaína Lemos Rocha
    [email protected]
    SÓ PRA CONSTAR: No sábado dia 09 fiz novamente a cheesecake do friends para um casal de amigos de Phoenix que estava visitando a família do meu namorado e eles disseram Ualll está igual a NY cheese cake! Você mandou muito bem naquela receita, amooo e dessa vez testei com uma calda de morango e laranjas.
    bjs bjs

    Gosto

    • Janaina, que notícia ótima! E você sempre criativa nas caldas né? Vou aproveitar uma data especial. Já sei! Niver do namorado tá chegando e vou fazer o cheesecake com esta calda que deve ter ficado maravilhosa.
      obrigada!!!
      beijão

      Gosto

    • Oi, Danusa! Que máximo, to entrando no seu blog há dois dias já. Muito legal sua ideia. E olha que coincidência, esta semana ganhei o livro “O prazer de cozinhar só para você”. Obrigada por participar do concurso.
      Beijão

      Gosto

  4. Cara, amo esse blog! Ideia genial de juntar as duas melhores coisas do mundo: Literatura + comida = <3.
    Misturar isso tudo com Monteiro Lobato, então, é fantástico. Li o Sítio do Pica-pau Amarelo ainda criança e desde então me apaixonei pelo universo monteiriano (nem sei se essa palavra existe, mas eu tive a liberdade de criá-la).

    Que o São Jorge da Tia Nastácia me ajude a ganhar os livros! Parabéns pelo blog. [email protected]

    Gosto

    • hahahaha verdade, Jadson! O São Jorge da Tia Nastácia está com você! Muito obrigada pelas palavras! Monteiro Lobato marcou a infância de todo mundo, né? Não tem como não ser especial!
      Obrigada por participar!
      Beijo,
      Denise

      Gosto

  5. Oi Denise, primeiramente, fiquei muito feliz de ver seu comentário lá no Berinjela na Panela! :D Já até fiz uma das receitas que você postou aqui e vou publicar por lá em breve!

    O bolinho desse post já esta indo pra lista de próximas receitas! :)
    e já aproveitando…
    Nome pro sorteio: Nayra Schall
    e-mail: [email protected]

    Beijos!

    Gosto

  6. hum!!
    bolinho tradicional da região de São José dos Campos, Taubaté…afinal o grande Monteiro Lobato é dessa região. Eu quero MUITO!!!! bj DENISE e sucesso sempre!!

    Gosto

      • Oi, Denise!
        Ela sempre foi minha preferida tb, imaginava que se tivesse uma avó viva, ela seria com tia Anastácia.

        *Parabéns pelo blog/página no Facebook, acho o máximo você testar as receitas dos livros q tanto amamos! Algumas pretendo testar tb (depois de vc rsrs).

        Bjcas.

        Gosto

  7. Inicialmente parabéns pelo seu blog e pelo perfil no face, que foi por onde conhecei seu trabalho, sou estudante de letras e lógico tudo que envolve literatura me atrai, e o blog com o nome de uma das personagens femininas de maior representatividade na literatura brasileira, ainda mais cria de Machado de Assis (amém), obviamente chamou minha atenção, e foi através dela (e por ela) que comecei a segui-la, afinal, Capitu não é e nunca será qualquer uma. Entretanto fui arrebatado por três publicações, duas com bolo de chocolate, que é minha paixão declarada (água na boca), e uma torta de uma. São de três livros que ainda não tive a oportunidade de ler, mas que se transformaram em filmes lindos que fazem parte da minha vida, o primeiro bolo de chocolate o predileto de um dos personagens mais legais do cinema, Sloth, do livro e filme os Goonies, e o segundo o da Matilda (um dia quero comer um daquele tamanho sozinho rs), e a torta de uva de outro filme que marcou minha infância tanto quanto os Goonies (que por sinal é meu filme favorito até hoje), a torta apesar de fazer parte de uma cena não muito agradável, do filme Conta Comigo, parece ser magnífica. Confesso que não tenho dotes culinários exemplares, me reservando a maior parte do tempo a ser um singelo apreciador da arte de cozinhar alheia, principalmente doce, mas não é por isso que, seu trabalho não seja representativo para mim, afinal recomendo para todos os meus coleginhas de curso, que amam literatura de todo tipo e curtem comidinhas gostosas, e alguns chegam a comentar receitas que viram no face, que os marcaram de alguma maneira, um exemplo o bolo de aniversário do Harry Potter que rendeu lombrigas em uma roda de discussão (rs). Sendo assim, o que me levou a escrever a você foi minha vontade de elogiá-la, parabéns sinceros, quem me conhece sabe que não desperdiço elogios (rs), e também a oportunidade de ganhar este livro sobre o Monteiro Lobato, pois, este semestre é bem provável estudarei em Literatura Infantil sua obra e sua representatividade na contribuição da construção da imagens da infância nacional, ou seja, eu quero ganhar os livroooos, nem sei se eles podes contribuir com a aula, mas eu quero mesmo assim. Mais uma vez parabéns pelo trabalho, e saiba que você contribui para que a internet fique muito mais agradável. PS: Teddy Duchamp S2 e não sei ser sucinto “/

    Gosto

    • Fábio, fiquei muito, muito feliz com seu recado. A Capitu é a minha personagem preferida da literatura, não tenho como negar isso, apesar de fazer parte do time que acredita que, sim, ela traiu Bentinho rs
      Os bolos de chocolates são minha paixão também. E você pode perceber que eles aparecem com frequência por aqui, né? Mas, vou insistir numa coisa, se você se apaixonou pelos filmes, por favor, quando tiver a oportunidade, leia os livros. Te garanto que os livros Goonies e Matilda são obras muito fáceis de se ler. Dá para ler num domingo só!
      Agora, sou suspeita, sou completamente apaixonada pelo conto “O Corpo” de Stephen King e o filme “Conta Comigo”. Com medo de causar a fúria dos fãs de Stephen King, te digo que não gosto muito desta literatura de suspende do escritor, porém o conto “Corpo” é uma delícia, viagem no tempo, nostalgia pura. Vale a pena!
      Saber que as receitas daqui geram debates com seus amigos, me fez muito feliz. Todas eles me marcaram de alguma forma também e é ótimo dividir esta experiência com quem lê. O bolo de chocolate do Harry Potter, nossa… Consigo fechar os olhos e lembrar o momento exato que li o livro pela primeira vez.
      Obrigada pelas palavras! Este tipo de recado me dá vontade de correr pra cozinha e fazer centenas de receitas só para o blog!
      E, ah, obrigada, por participar do sorteio! Vou precisar do seu e-mail pro caso de você ganhar! Tem como me enviar por aqui?
      Um beijo,
      Denise

      Gosto

  8. Pingback: Resultado do sorteio dos livros de Monteiro Lobato | Capitu Vem Para o Jantar

  9. Olá, boa noite!
    Voce ja fez o sorteio??
    Eu sou estudante de Gastronomia da UFRJ e estou escolhendo um tema para o meu TCC. Como sou do Vale do Paraíba, quis trabalhar com algo da regiao e me surgiu a ideia (ha poucos minutos atras) de trabalhar com as questoes gastronomicas e a culinaria brasileira que Lobato mostra e defende nas suas obras. Em uma pesquisa bem por cima pra saber o que ha sobre esse tema vi esse seu blog e ia adorar ter esse livro!!!
    Espero que ainda nao tenha acontecido o sorteio e eu tenha sorte!!
    Meu email: [email protected]

    Boa noite!

    Gosto

    • Oi, Camila, tudo bem? Infelizmente já fiz o sorteio :(
      Mas, acho o seu tema incrível, dá para falar sobre muitas coisas. Lobato realmente colocava seus gostos culinários pessoais em sua obra. Boa sorte, tá?
      Beijão

      Gosto

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s