Torta de Mirtilo de Nora Ephron

Machado de AssisMachado de AssisNível: 2 Machados que valem a pena!

 

Em “O Amor é Fogo“, Nora Ephron conta como foi quando descobriu que seu marido a traía. A Torta de Mirtilo marca um episódio importante do livro e da vida da autora. Saiba mais adiante!

Torta de Mirtilo da Nora Ephron

Quem acompanha o Instagram do Capitu (Aliás, olha só ele aqui), viu que esta semana recebi amigas em casa para um jantar. De prato principal, preparei novamente o Boeuf Bourguignon da Julia Child. (A receita está aqui). Só que desta vez eu acrescentei bacon. Ficou ótimo. Mas, sou suspeita, porque adoro este prato e, claro, adoro bacon.

Para a sobremesa, escolhi uma torta de um livro maravilhoso e que tinha tudo a ver com o momento. Trata-se de um livro que fala sobre o quanto amar é uma arte difícil reservada só para os fortes. E, bom, é claro que esta era a oportunidade ideal de reunir amigas que já viveram isso na pele. Aliás, quem nunca, né?

Você já deve conhecer Nora Ephron de outros trabalhos. Ela foi responsável, por exemplo, pelo roteiro de “Harry e Sally – Feitos Um Para o Outro” e dirigiu o recente “Julie & Julia“, adaptação do livro de Julie Powell (De onde tirei a receita do Boeuf Bourguignon).

A Torta de Mirtilo 

Meryl Streep e Jack Nicholson encarnaram os dilemas da história em "A difícil arte de amar", adaptação do livro para o cinema

Meryl Streep e Jack Nicholson encarnaram os dilemas da história em “A difícil arte de amar”, adaptação do livro para o cinema

Então tá. Imagina que você está bem casada com um famoso jornalista de Washington, já tem um filho de dois e está grávida de sete meses. Tudo vai bem até que você descobre que o seu marido está te traindo. E não é só uma traição passageira não, o cara tá pensando mesmo em colocar tudo na mala e ir morar com a amante.

Agora imagina que você resolve escrever um livro para contar toda esta história – doa a quem doer. Bom, foi isso que Nora Ephron fez. Na obra ela é Rachel Samstat, uma jornalista que escreve livros de culinária e vê sua vida desmoronar ao descobrir que o amor da sua vida, Mark, está apaixonado por outra, uma mulher altíssima com pernas muito longas chamada Thelma.

O Amor é Fogo” é um livro cheio de ironia, muito bem escrito e que faz a gente viajar para aquele momento da vida que passamos por algo parecido. Vale a leitura. (Tenho que dizer que matei ele num domingo).

Tá, e a Torta de Mirtilo, onde entra? Bom, aí você imagina que já sabe da traição e, mesmo assim, decide fazer um jantar com uns amigos e ele pra tentar resolver as coisas.  Papo vai, papo vem e você tem um surto e joga a Torta de Limão, cuidadosamente preparada, em cima dele. Daí, reflete:

"Se eu tivesse que fazer tudo de novo, teria feito um tipo diferente de torta. 
A torta que eu joguei em Mark fez uma sujeira tremenda, mas uma Torta de Mirtilo
teria sido ainda melhor porque teria arruinado para sempre o blazer novo dele, 
o blazer que ele comprou com Thelma. 
Peguei a torta, agradeci a Deus pelo chão de linóleo e a joguei".

Eu não fiz a Torta de Limão porque já aprendi a fazê-la aqui, portanto optei pela bendita da Torta de Mirtilo.

Curiosidades

A difícil arte de amar nora ephron

“O Amor é Fogo” é o primeiro livro de Nora Ephron, publicado em 1983. Em inglês, o título é “Heartburn”, que significa azia, queimação.

Esta alusão com comida acontece porque, como já disse, ela é uma jornalista que escreve sobre comida. Portanto, o livro é cheinho de receitas. Um prato cheio para quem curte esta simbiose entre literatura e gastronomia.

Bom, o fato é que a história é real. Nora Ephron realmente foi traída pelo marido, o jornalista Carl Bernstein, ninguém mais, ninguém menos que um dos jornalistas responsáveis por contar o escândalo de Watergate.

Carl Bernstein e Nora Ephron

Carl Bernstein e Nora Ephron

Depois Nora se casou novamente com Nicholas Pileggi, responsável pelo roteiro do filme “Os Bons Companheiros“. (Quer dizer, a mulher sabia com quem se relacionar, né?).

Faleceu em 2012, aos 71 anos, por causa de pneumonia agravada pela leucemia.

IngredientesTorta de Mirtilo

Para a massa:

– 3 xícaras de farinha de trigo
– 150g de manteiga sem sal
– 4 colheres sopa de açúcar (Estou dando a dica porque não coloquei açúcar na massa e a torta não ficou muito legal. Conto mais adiante).
– 1/2 copo com água morna

Para o recheio

– 800g de mirtilos (Pode ser congelado, mas se este for o caso, não esqueça de hidratá-los na água antes).
– 1/2 xícara de açúcar
– 1/3 xícara de amido de milho
– 1 colher sopa de essência de baunilha

Amigas experimentando o Boeuf Bourguignon antes da Torta de Mirtilo

Amigas experimentando o Boeuf Bourguignon antes da Torta de Mirtilo

Passo a Passo 

Misture todos os ingredientes da massa e sove até que ela fique bem lisa. Leve até a geladeira por meia hora.

Em seguida, divida a massa em duas partes. Abra a primeira com um rolo e a coloque numa forma de torta.

Para o recheio, coloque os mirtilos numa tigela e acrescente todos os ingredientes, mexendo com delicadeza.

Abra a segunda parte da massa e corte pequenas tiras para fazer o trançado que eu fiz acima. (Você pode fazer a torta sem esta parte também!).

Pincele uma gema de ovo batida em cima da massa e leve a torta ao forno médio por quarenta minutos.

Torta de Nora Ephron

Bru, Carol e Cris para um jantar regado a vinho, fofoca e comidinhas

 

Então, vamos lá. Tenho que ser sincera. Faltou açúcar na minha massa de torta. Conto isso porque o intuito do blog é, justamente, aprender, né?

Portanto não esqueça de colocar açúcar na massa, ok? Vou ser bem chata quanto a isso e repetir: coloque açúcar na massa rs

Outra dica: a torta é ideal para ser servida quente com os mirtilos borbulhando e bem acompanhada com um sorvete de creme.

Depois me conta o que achou da torta e do livro, ok?

About these ads

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s