3 receitas simples da Cerveja Amanteigada do Harry Potter

Você se aventurou pelos livros de J. K. Rowling e está procurando uma receita simples da Cerveja Amanteigada do Harry Potter?

A primeira vez que me deparei com a cerveja amanteigada,  no livro “O Prisioneiro de Azkaban”, me perguntei: o que diacho é isto? Lembro mesmo de ter questionado as pessoas ao meu redor… Isto existe? Na época não existia, mas esta curiosidade levou diversas pessoas ao redor do mundo a criarem suas próprias receitas daquela iguaria que J.K. Rowling havia inventado. Por isso, hoje eu trouxe 3 receitas simples da Cerveja Amanteigada!

A controvérsia logo começou. Afinal, a cerveja amanteigada do Harry Potter tem álcool? Segundo a escritora, não tem. Ela logo veio a público e disse que havia imaginado uma bebida feita de caramelo. Mas os críticos de plantão não deixaram barato. Ora, incitar a bebida alcoólica em um livro infanto-juvenil?

Teve mesmo quem pegou pesado na crítica, como foi o caso da jornalista Tara Parker-Pope no artigo “Harry Potter e a Dose de Coragem Líquida” no jornal The New York Times. (Você pode ler – em inglês – aqui).

Aprenda a fazer o Leite Azul de Star Wars!

Lembra do bolão de chocolate da Matilda? Que tal fazer essa receitinha com muuuito chocolate? 

Já que você gosta de Cerveja Amanteigada, que tal um Milk Shake de Cerveja Amanteigada? Delicioso! Aprenda a fazer aqui!

A Cerveja Amanteigada

 

Há algumas pistas nos livros que despertam a nossa desconfiança. Por exemplo, o Antunes Filho, um leitor aqui do blog, me lembrou de uma passagem curiosa presente no livro “O Cálice de Fogo”. Vocês se lembram da elfa Winky?

Ela trabalhou durante anos com a família Crouch e foi demitida. Deprimida, ela começa a entornar muitas garrafas de cerveja amanteigada. O simpático Dobby comenta o caso com Harry Potter.

- Winky está entornando seis garrafas por dia agora - Dobby cochichou a Harry.
 - Bem, não é uma bebida muito forte - ponderou Harry.
 Mas Dobby sacudiu a cabeça.
 - É forte para um elfo doméstico, meu senhor.
 Winky soltou outro soluço. Os elfos que tinham trazido as bombas de creme lançaram
a ela um olhar de censura antes de voltarem aos seus afazeres.

Além disso, a bebida é descrita como um líquido que esquenta de dentro para fora. Fica a pergunta: esquenta porque é uma bebida quente ou esquenta porque é uma bebida alcoólica? 

Com ou sem álcool, a cerveja amanteigada do Harry Potter despertou a curiosidade dos fãs. Logo, o parque Universal Studios, em Orlando, começou a vender a iguaria (A caneca custa $8,50 e o copo custa $4,50). Uma espécie de refrigerante de caramelo em versões quente e gelada.  Se um dia você for para Londres, na Inglaterra, você pode visitar os estúdios de Harry Potter e aproveitar para tomar a cerveja amanteigada por lá. O copo pequeno custa 3 libras.

Se a sua curiosidade não aguentar até as próximas férias, veja abaixo três 3 receitas simples da Cerveja Amanteigada do Harry Potter!


Cerveja Amanteigada Refrescante
Tempo de Prep.
20 mins
 
Ideal para os dias de calor, tome a cerveja muito gelada.
Serve: 2
Ingredientes
  • - 1 xícara de açúcar mascavo
  • - 2 colheres de sopa de água
  • - 3 colheres de sopa de manteiga sem sal
  • - 1 lata de creme de leite
  • - 1 colher de sopa de essência de rum
  • - 1 colher de chá de vinagre branco
  • - 1 pitadinha de sal
  • - 1 copo de água com gás
Instruções
  1. Em uma panela pequena, leve ao fogo baixo o açúcar mascavo e a água. Mexa até que o açúcar derreta e fique parecendo um caramelo cremoso.
  2. Em seguida, acrescente a manteiga, ½ lata de creme de leite, o vinagre e o sal. Mexa até que todos os ingredientes estejam incorporados.
  3. Leve a mistura até o freezer.
  4. Na batedeira, bata o resto do creme de leite com duas colheres sopa desta mistura de açúcar mascavo. Não precisa bater muito, é só para que os ingredientes sejam agrupados.
  5. Depois que a mistura de açúcar mascavo estiver bem gelada, despeje-a numa caneca (Uma boa dica é molhar a caneca e deixá-la no freezer para que o copo fique geladinho também). Em seguida, acrescente o creme, seguido pela água com gás bem gelada.

Cerveja Amanteigada com Sorvete
Tempo de Prep.
10 mins
 
Serve: 2
Ingredientes
  • 1 xícara de chá de sorvete de creme
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 1 xícara de chá de açúcar mascavo
  • 1/2 xícara de chá de água
  • Canela em pó a gosto
  • 1 copo de água com gás
Instruções
  1. Derreta a manteiga no fogo e acrescente o açúcar e a canela.
  2. Quando o caramelo estiver bem cremoso, coloque a água para derretê-lo.
  3. Tire do fogo e o coloque numa caneca de vidro. Leve até a geladeira.
  4. Para servir, acrescente sorvete de creme e despeje a água com gás em cima. Este efeito causará a espuma.

 

[yumprint-recipe id=’42’]

 Depois que fizer as receitas me conta qual é a sua preferida?

Gostou? Curta o Capitu Vem Para o Jantar no Facebook, Instagram e siga o canal no Youtube. Assim você fica por dentro de todas as novidades bem rapidinho!

Está procurando algo além das receitas simples da Cerveja Amanteigada? Esta e outras receitinhas estão presente no livro do Capitu Vem Para o Jantar que você pode comprar aqui. E se quiser saber mais sobre a obra, veja este post aqui

Até a próxima receitinha!

<3

 

você também pode gostar de...
  1. DANI Diz

    Muito legal !Vou fazer.

    1. Denise Godinho Diz

      Oba!!! Um beijo <3

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.