A receita de hoje está no livro “A resposta” da escritora Kathryn Stockett. Se você nunca o leu, provavelmente já viu a versão cinematográfica, o filme “Histórias Cruzadas”.

“Histórias Cruzadas” recebeu quatro indicações ao Oscar em 2012, incluindo melhor filme. Mas levou apenas uma estatueta, a de melhor atriz coadjuvante para Octavia Spencer. E a receita de hoje é justamente feita por sua personagem, a Minny. <3

Para quem não sabe, este livro é até hoje o número 1 em vendas do New York Times. Se você gostou do filme, vai por mim, leia o livro. A história é sensacional e te prende até o fim. Como grande parte das adaptações para o cinema, o filme acaba deixando coisas de lado que fazem toda a diferença no enredo.

Este foi o romance de estreia da escritora Kathryn Stockett e ela disse certa vez em uma entrevista que o livro foi escrito em memória de Demetrie, a empregada negra que cuidou dela quando pequena.

A torta de chocolate

A história acontece no Mississipi durante os anos 60, época difícil para os negros americanos que sofriam com o preconceito e lutavam pela igualdade dos direitos civis. Skeeter é uma aprendiz a escritora que decide escrever um livro sobre a situação das empregadas negras dos Estados Unidos. Para isso, ela tem a ajuda de Aibileen e Minny. Duas empregadas que aceitam dividir suas histórias e conseguem convencer outras empregadas a falar.

Hilly é uma das personagens mais preconceituosas e luta para colocar uma lei na cidade para que as casas tenham um banheiro reservado só para os negros. “Eles têm doenças diferentes das nossas”, ela diz. E é por isso que ela demite a empregada Minny que, não consegue aguentar e acaba usando o banheiro da patroa. Como vingança, Minny usa a paixão da patroa por tortas de chocolate e leva uma de presente para Hilly e sua mãe, a Dona Waters.

You might be interested:  A Gemada de Edgar Allan Poe

A torta de chocolate é elemento crucial para o desfecho do filme e do livro. Por isso, não vou te contar mais do que posso, ok? 😀

Veja um trecho:

"Assim que coloquei aquela torta na bancada da cozinha, a Dona Hilly sorriu, 
achando que era um presente de quem tá querendo fazer as pazes, como se fosse
o meu jeito de pedir desculpas pelo que eu tinha dito. 
E então fiquei só olhando ela. Olhando ela comer aquilo. Duas fatias bem grandes.
Ela enfiou aquilo na boca como se nunca tivesse comido uma coisa tão boa na vida.
(...)
- O que você coloca nesta torta, Minny, que deixa ela tão deliciosa?
Aquela boa baunilha do México, e continuei...
Eu contei o que mais eu tinha colocado naquela torta.
(...)

Curiosidades

Para o filme, a torta de chocolate da Minny foi feita por Lee Ann Flemming, uma das melhores confeiteiras de Greenwood. Ela fez 53 tortas para as filmagens, incluindo 12 tortas sem glúten, pois a atriz Bryce Dallas Howard, que interpretou Hilly, tem intolerância ao glúten.

A receita original da torta foi publicada na edição de agosto de 2011 da revista americana Food & Wine. Veja no site da revista.

Ingredientes

Com a ajuda da minha mãe, eu fiz algumas adaptações da receita.

Massa

Eu só alterei a receita para a massa, pois achei que a original era complicada demais.

– 1 1/2 xícara de farinha de trigo
– 1/2 copo com água
– 1 pitada de sal
– 1 colher sopa de açúcar
– 1 pacote de manteiga cortada em pedaços

Recheio

– 1 1/2 xícara de acúcar
– 3 colheres de cacau em pó sem açúcar
– 4 colheres sopa de manteiga sem sal derretida
– 2 ovos batidos
– 3/4 xícara de leite evaporado
– 1 colher chá de extrato de baunilha
– 1/4 colher chá de sal
– Chantilly

You might be interested:  Waffles de Stranger Things

Passo a Passo

Misture todos os ingredientes da massa até ela ficar lisinha. Forre uma forma de tortas com a massa e, com um garfo, molde as bordas. Faça furos na massa para que ela possa respirar quando for ao forno. Reserve na geladeira.

Numa tigela, misture o açúcar com o cacau em pó, a manteiga derretida, os ovos, o leite evaporado*, a baunilha e o sal até ficar homogêneo.

Despeje o recheio em cima da massa e leve ao forno pré aquecido a 180º. Deixe a torta no forno por cerca de quarenta minutos.

Sirva com chantilly.

*Como fazer o leite evaporado

Eu já vi para vender este produto em algumas cidades. Caso você não encontre, é bem fácil de fazer em casa. Numa tigela, coloque 1/2 xícara de água e deixe ferver. Em seguida, acrescente 60gr de manteiga. Mexa no fogo alto até a mistura começar a ferver. Acrescente 1 1/2 xícara de leite em pó e mexa até ficar cremoso. Pronto, você fez o seu leite evaporado 😀

A massa da torta de chocolate fica bem crocante e o recheio fica perfeito para quem não curte coisas muito doce. Mas, se você quiser, pode colocar um pouco mais de açúcar no recheio.

Dá para entender porque Hilly comeu dois pedaços enormes da torta. <3

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *