Cora Coralina era uma poetisa incrível e uma cozinheira de mão cheia. Aprenda a fazer o Bolo de Mandioca da escritora!

Em 2010 vivi um ano bem conturbado. Estagiava na Prefeitura de São Paulo e terminava com muito suor um curta-documentário sobre o primeiro filme pornográfico brasileiro. Este foi o meu querido Trabalho de Conclusão do Curso de Jornalismo.

O caso é que me lembro bem daqueles últimos dias, saindo do trabalho correndo para passar longas madrugadas dentro de uma ilha de edição.

Bom, mas o que diacho isso te a ver com a receita de hoje?

Lembro que na semana antes de entregar o trabalho, entrei correndo no ônibus intermunicipal que me levava todos os dias do centro de São Paulo até São Bernardo do Campo, onde eu estudava.

Era um ônibus confortável e naquele trajeto de quase uma hora eu tirava preciosos cochilos que me restauravam para a maratona dentro da ilha de edição.

Só que naquele dia minha rotina mudou graças a um livro esquecido em uma das poltronas do ônibus. Tratava-se de “O Tesouro da Casa Velha”, de Cora Coralina. Um livro que reúne diversos contos inspirados pelos próprios poemas da escritora.

Bom, o problema é que assim que abri o livro fui fisgada imediatamente pela escrita ágil e simples de Cora e minha soneca ficou em segundo plano.

Porém, algo estranhíssimo aconteceu.

Eu estava sim morrendo de cansaço e desejando há dias horas e horas ininterruptas de sono. Mas ler o livro de Cora Coralina e fugir completamente da minha realidade daquele momento, aquietou o meu cérebro e me senti muito descansada para continuar com o trabalho.

E, admito aqui com um pouco de constrangimento que, até aquele momento, nunca havia lido Cora Coralina.

You might be interested:  Como fazer Ambrósia do livro Queria Ver Você Feliz

O trabalho deu certo, eu consegui dormir muitas horas seguidas alguns dias depois e, mais importante, me tornei uma apaixonada por Cora Coralina, o que me fez buscar outras obras da escritora.

Agora, o interessante de falar sobre Cora é que ela era uma cozinheira de mão cheia! Seus poemas sempre contam com alguma referência culinária e, para a nossa sorte, há um livro chamado “Cora Coralina: Doceira e Poeta”, que reúne 48 receitas da escritora.

Uma delas é o incrível e fofinho e saboroso Bolo de Mandioca, Queijo e Coco Fresco. Um bolo que não precisa de fermento!

Eu testei em casa e tem gosto de café-da-tarde com a família, daqueles que a gente tomava durante a infância sem nenhuma preocupação mais grave do que decidir o que assistir na TV após o banquete.

Bons tempos aqueles!

Bolo de Mandioca, queijo e coco

  • Meio quilo de mandioca crua
  • 100 g de queijo parmesão ralado
  • 200 g de coco fresco ralado
  • 200 g de manteiga
  • 2 xícaras chá de açúcar
  • 6 ovos batidos
  1. Misture todos os ingredientes, sendo os ovos por último.
  2. Coloque numa assadeira untada com manteiga e farinha.
  3. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por mais ou menos 45 minutos.
  4. *Ou até que o bolo esteja dourado e sequinho.

Faça o bolo e aproveite pra ler Cora Coralina enquanto faz isso.

E que tal no tempo livre visitar a casa onde a escritora morou?

Saiba mais neste post aqui.

<3

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *