Forma De Bolo Que Não Precisa Untar
Forma De Bolo Que Não Precisa Untar Como vocês já devem ter visto nos vídeos, eu normalmente não unto as formas , com algumas exceções. Veja as dicas e saiba como e quando untar ou não untar para ter o melhor resultado possível na hora de preparar o bolo.

  1. Formas em alumínio, lisas e retas não devem ser untadas, apenas forre o fundo com papel manteiga. Para isto coloque a forma sobre o papel e risque o contorno, recorte e utilize. O bolo irá aderir nas laterais, garantindo assim um crescimento uniforme. Além disto você pode aguardar o bolo esfriar na forma antes de desenformar pois o papel manteiga irá absorver o calor residual, evitando umidade no fundo da massa.
  2. Formas com detalhes, mesmo as de tefal devem ser untadas e enfarinhadas. Utilize gordura vegetal ao invés de manteiga, pois a manteiga, a menos que seja clarificada, não irá aderir na forma em determinados lugares, mas o bolo infelizmente sim…É fundamental também cobrir com farinha, para evitar uma superfície escorregadia, garantindo assim que todos os detalhes da forma serão preenchidos com massa, fazendo com que o desenho seja visto no resultado final.
  3. Para bolos com frutas, como por exemplo bolo de Natal, que ficam no forno por 1 hora ou até mais, devemos cobrir também as laterais com papel manteiga, para evitar que o bolo queime ou resseque nas bordas, devido ao tempo de forno.

Qual forma de bolo não precisa untar?

A gente unta a base da forma do bolo, sempre, para que ele solte do fundo e não grude. Mas, as laterais, melhor não untar. O bolo gosta de escalar a forma e conforme ele vai crescendo, vai grudando cada vez mais nas paredes laterais da forma.

O que acontece se não untar a forma com farinha?

O que acontece se esquecer de untar a forma do bolo? – Olha, eu já vi muitas confeiteiras que não têm o costume de untar as formas. Claro, existem exceções de acordo com o tipo da forma. Formas como aquelas com detalhes em alto relevo e formatos diferentes precisam ser untadas por conta das cavidades.

You might be interested:  O Que Significa Sonhar Com Um Bolo De Dinheiro?

Se você utilizou uma forma de alumínio, por exemplo, não haverá problemas. As formas de alumínio aguentam tranquilamente as altas temperaturas, o que não irá afetar o seu bolo. Esse tipo de forma necessita apenas untar com papel manteiga o fundo.

Já as laterais, pode deixar sem nada para que a massa cresça livremente e fique aquele bolo volumoso e fofinho. 😉 Por outro lado, se a sua forma não for de alumínio, mas for antiaderente, também aguentará a temperatura. No entanto, terá que reduzir o tempo de forno, senão irá queimar.

Se você só untou com manteiga, mas esqueceu da farinha de trigo, também não tem problema. Aliás, eu sempre unto só com manteiga e o bolo desenforma perfeitamente. Em todos os casos, o máximo que poderá acontecer é de seu bolo grudar nas laterais ou no fundo.

Não se preocupe que o bolo não ficará com gosto ruim, nem irá ressecar. Mas confira só como proceder, caso isso aconteça com você e como evitar que seu bolo grude e queime no forno!.

É necessário untar a forma de silicone?

Falamos ali em cima que as formas de silicone são conhecidas por serem antiaderentes e, portanto, não é necessário untá-las. Mas o recomendado pelos fabricantes é que você unte com um pouco de óleo apenas nas primeiras vezes de uso.

É preciso untar forma de bolo antiaderente?

São apenas 3 cuidados que você ter com sua assadeira antiaderente. – Entre tantos modelos e materiais de assadeiras, a assadeira antiaderente é muitas vezes escolhida por sua praticidade. O revestimento antiaderente ajuda o alimento não grudar na assadeira enquanto é assado, sendo assim, mais fácil para retirá-lo e também para limpar, já que a sujeira não fica impregnada.

O que fazer para o bolo não grudar na forma?

Unte bem a forma Para untar a forma, utilize um papel-toalha e manteiga. Faça uma camada fina e uniforme com a manteiga, sem esquecer de nenhum cantinho da sua assadeira! Depois, espalhe bem a farinha de trigo dela. Se o bolo for de chocolate, uma dica é usar cacau em pó em vez de farinha de trigo.

You might be interested:  O Que É Doces Ou Travessuras?

O que fazer para não grudar bolo na forma?

Modo tradicional – Farinha e margarina (ou manteiga) compõem a dupla infalível para untar a forma no preparo de bolos, por exemplo. Com um papel toalha ou pincel, espalhe a margarina por toda a forma, nos cantos e laterais ( para que a massa não perca umidade, não é necessário untar a lateral até o topo da forma).

Feito isso, acrescente um pouco de farinha e espalhe por toda a forma, garantindo que todas as partes estejam cobertas. Dependendo da receita, você pode substituir a farinha de trigo por outros ingredientes.

Em um bolo de chocolate, opte pelo cacau em pó ou achocolatado para garantir uma aparência divina e um sabor especial. No caso de pães, você pode polvilhar fubá para garantir ainda mais sabor na sua receita. Você também pode levar a sua forma enfarinhada para a geladeira por de 5 à 10 minutos.

Pode untar a forma só com manteiga?

ÓLEO OU MANTEIGA – É possível usar óleo ou manteiga para untar a forma, sem problemas. No entanto, é importante estar atento a algumas diferenças: a manteiga é mais fácil de passar, é só espalhar com um pedacinho nas mãos caso não tenha pincel. Já o óleo, na maioria das vezes, precisará do pincel ou de um papel toalha que ajude a espalhar.

O maior problema com o óleo é com bolos mais líquidos, já que o ingrediente pode se misturar à massa. Outra dica importante ao usar o óleo é que precisa ser colocado em menor quantidade se comparado a manteiga.

Fato é que ambos os ingredientes tem o mesmo efeito: evitam que a massa grude na forma. Escolha a que for melhor para você.

O que pode substituir a farinha de trigo para untar a forma?

Como untar a forma de um jeito mais saudável? – Em vez de untar a forma de bolo com farinha de trigo, use farinha de aveia, de arroz ou farelo de trigo. Além de serem mais saudáveis, o bolo adquire uma textura diferente. Se optar pela farinha de arroz, você ainda obtém vitaminas do complexo B e sais minerais, além de reduzir o consumo de glúten.

Sua alta concentração de fibras aumenta a sensação de saciedade, melhora o funcionamento do intestino e retarda a absorção de açúcar pelo organismo, ajudando a emagrecer e também a controlar o diabetes e o colesterol.

Já a aveia é reconhecidamente um cereal rico em cálcio, ferro, proteínas, fonte de vitaminas principalmente B, carboidratos e minerais, além de conter significativas quantidades de fibras solúvel e insolúvel. Outro bom motivo para incluir a aveia na receita é por seu índice glicêmico baixo, o que significa que a fonte de carboidrato é absorvida aos poucos, nivelando a quantidade de açúcar no sangue.

You might be interested:  Quanto Custa O Kilo Do Bolo Na Sodiê?

Pode untar a forma com Nescau?

Afinal, dá certo ou não untar forma com chocolate em pó? – Forma De Bolo Que Não Precisa Untar Sim, untar a forma com chocolate em pó dá muito certo e, assim como a farinha de trigo, garante que a massa não grude nas laterais da forma. Essa é uma boa alternativa para momentos em que os ingredientes estão escassos na despensa ou que simplesmente procuramos uma receita diferenciada. Além disso, é uma excelente ideia pra deixar o bolo de chocolate bem escuro , que chama a atenção de todo mundo! 😉 Contudo, existem alguns cuidados que você deve ter para que essa estratégia não estrague a receita.

Por exemplo, você ainda precisará de um componente com gordura, de modo a fixar corretamente o chocolate nas laterais. Então, você ainda pode usar óleo vegetal, margarina, manteiga e outros componentes essenciais para preparar melhor a forma.

Além de todo sabor que o chocolate em pó traz ao bolo, sua escolha previne que a massa do bolo fique com as temidas “manchas” brancas de farinha. Afinal, é comum usar farinha e acabar com partes esbranquiçadas na parte externa da massa. Com isso, é uma técnica indicada para receita de bolo de chocolate , onde a preservação da cor escura e da nuance do sabor de chocolate são ideais.