Por Que O Bolo Abatuma
Por que o bolo Abatuma? – 19- O que é o bolo abatumado e por que isso acontece? É aquele bolo que não cresceu e ficou massudo. Isso pode acontecer por várias razões: forno desregulado ou muito frio, bolo retirado do forno antes do tempo. No último caso, a massa absorve umidade, amolece e abaixa.

Como saber se o bolo está assado?

6 – Sem choque térmico – Depois de pronto, o bolo deve esfriar na forma fora do forno. “Tem que colocar em cima de descanso de panela para que a forma não entre em contato com uma superfície fria, como inox ou granito”, ensina Renata. E não cortar nem desenformar enquanto estiver quente, porque além de poder quebrar o bolo, corre o risco de abatumar.

Quanto tempo antes de colocar o bolo?

4 – Forno na temperatura certa – Pré-aquecer o forno de dez a 15 minutos antes de colocar o bolo é primordial, especialmente em fornos a gás, mais comuns em casa. Cada receita tem uma temperatura indicada para assar e se o forno estiver mais frio, o bolo pode abatumar.

Por que os bolos não são adequados para o forno?

Um bolo bonito, bem feito e bem decorado começa com um bolo bem assado. Nada mais frustrante do que tirar o bolo do forno e descobrir que cresceu muito e afundou em seguida, ou nem subiu, queimou nas laterais e ficou cru no meio etc…Embora vários problemas possam ocorrer, alguns são mais comuns e geralmente de fácil solução.

  • Confira a lista de problemas e porque acontecem;
  • O bolo cresceu demais no meio e rachou;
  • Isto pode acontecer geralmente por 2 motivos – muito fermento ou temperatura do forno muito alta;
  • O bolo ficou cru no meio embora tivesse aspecto de assado;
You might be interested:  Qual A Função Da Glucose No Sorvete?

Não ficou tempo suficiente  no forno. Se possível utilize um cake tester ao invés de um palito, e insira no meio do bolo, até tocar no fundo da forma e sair totalmente limpo. O bolo ficou baixo e assou demais. A forma utilizada foi muito grande para a quantidade de massa.

O bolo não cresceu e formou bolhas de ar no topo. Ou o bolo não foi diretamente para o forno assim que foi preparado ou o forno não estava quente o suficiente. O bolo afundou no meio. Várias possíveis razões – a porta do forno foi aberta antes do tempo (nenhum bolo assa em menos de 20 minutos), demorou para ir ao forno,  a receita  não tinha farinha ou secos suficiente, a forma utilizada era muito alta.

Forma com mais de 8 cm de altura são inadequadas. Prefira as com 6 cm. As laterais estão queimadas. Forma muito fina e/ou tempo demais no forno. Para bolos que demoram muito para assar, massas muito densas como bolo de frutas por exemplo, forre a lateral da forma com papel manteiga e utilize a temperatura do forno em 170 graus.

Outra possível razão é muita manteiga para untar. Com raras exceções, eu não unto a forma, apenas coloco papel manteiga no fundo. O bolo ficou grudado na forma e não desenforma com facilidade. Forre o fundo da forma com papel manteiga.

Para o caso de untar a forma, unte muito bem com manteiga e farinha, retirando o excesso da farinha e desenformando o bolo aprox. 15 minutos depois de retirar do forno para que a umidade não faça o bolo grudar na forma. Se forrar com papel manteiga pode aguardar o bolo esfriar pois o papel absorve a umidade que vai se formar quando o bolo estiver esfriando.

  • O bolo ficou com uma textura pesada e desagradável;
  • Provavelmente não foi incorporado ar suficiente na massa na hora de bater;
  • Bater em excesso depois de colocar a farinha também pode causar este efeito por desenvolver o glúten o que fará o bolo ficar pesado;
You might be interested:  O Que Posso Fazer Com Potes De Sorvete?

Adicionar os ovos ou outros líquidos muito rapidamente também faz com que  a massa separe  e causa uma textura bastante desagradável. A massa derramou da forma. A forma utilizada foi pequena demais para a receita. Não encha mais do que 3/4 da forma pois é certeza que irá derramar… 10.

Quais são as características da massa de bolo cremosa?

13- Quais são as características da massa de bolo cremosa? Ela leva ovos, açúcar, farinha de trigo, líquido em grande quantidade (geralmente metade do peso da farinha e dos ovos). Também leva uma gordura (manteiga, óleo, azeite) na proporção de 50% a 100% do peso dos ovos.