Porque O Bolo Não Assa Por Dentro
Por que o bolo não assa no meio? – Vários são os motivos que explicam o porquê de um bolo ficou cru por dentro, Na verdade, dois são os principais e ambos têm a ver com o forno: a temperatura escolhida para assar o bolo e a posição em que a assadeira é colocada nas grelhas.

  • Temperatura: é o principal fator que faz o bolo ficar cru por dentro, já que muitas vezes as pessoas erram ao pré-aquecer o forno em uma temperatura acima ou abaixo da recomendada, e isso é fundamental. É sempre importante pré-aquecer o forno na temperatura indicada na receita, para que ele não acabe dourado por fora e cru por dentro. No geral, a temperatura ideal gira em torno dos 170 graus, mas isso pode variar de acordo com o tipo, modelo e tamanho do forno, bem como se ele produz calor por cima ou por baixo.
  • Posição dentro do forno: junto com a temperatura, a posição do bolo dentro do forno é outro fator que influencia para que o bolo fique cru por dentro. A posição ideal, porém, vai depender se o forno libera calor por baixo ou por cima – levando isso em conta, você decide se é melhor posicioná-lo nas grelhas superiores ou inferiores. No caso de dúvida, coloque a assadeira em uma área intermediária dentro do forno, entre as grelhas superiores e inferiores. Se o seu forno produzir calor por cima, inclusive, opte por colocar o bolo no meio das grelhas, já que se você posicioná-lo muito para cima, as chances do bolo ficar assado por fora e cru por dentro são enormes.
  • A forma: o tipo de forma que você escolhe para assar o bolo também influencia bastante para ele ficar cru ou não. Eleger a forma errada pode fazer com que o bolo não fique completamente assado, por isso é essencial que você opte pela forma específica para aquele tipo de bolo que você decidiu preparar. Por exemplo: um bolo tipo pão de ló se comporta diferente de um brownie, um bolo mais molhado não deve ser assado na mesma forma de um bolo mais sequinho, e por aí vai.
You might be interested:  Quanto Ganha Vendendo Bolo De Pote?

View complete answer
ERRO 3: Retirar o bolo do forno antes dele estar pronto – Muitas vezes, terminado o tempo indicado na receita, o bolo parece estar pronto mas, no interior, a massa ainda está mole, Esse é um dos maiores erros ao preparar um bolo e que explica porque o bolo murcha e sola quando sai do forno.

  1. Isso pode acontecer por várias razões: os ingredientes usados demoram mais para assar, a forma de bolo não permite que o bolo asse no tempo indicado, o bolo não está bem posicionado no interior do forno, entre outros pormenores.
  2. No entanto, regra geral, isso acontece porque a temperatura do forno está muito alta, fazendo com que o bolo asse rapidamente no fundo, laterais e topo e continue cru no interior.

Para uma explicação mais detalhada confira nosso artigo ‘ Porque o bolo fica cru no meio ‘.
View complete answer

Por que não se pode assar um bolo por mais ou por menos tempo?

Respeite o tempo indicado para assar – Agora que você já sabe que para deixar a massa do bolo reta é importante respeitar as temperaturas, saiba que respeitar os tempos também é importante. Não se pode assar um bolo nem por mais nem por menos tempo, caso contrário, os resultados podem ser:

Quando o bolo assa demais pode ficar quebradiço, com fissuras, crosta ressecada e queimado. Quando o bolo assa por pouco tempo pode ficar fundo no meio, não crescer e/ou ficar cru.

You might be interested:  Palavras Que Rimam Com Doces?

Regule o tempo sugerido da receita, de acordo com a capacidade do seu forno, e sempre faça o teste do palito antes de retirar o bolo do forno.
View complete answer

Como assar o bolo?

Como saber o tamanho da forma de bolo? – Ainda que pareça óbvio, o tamanho e formato da forma influenciam o resultado final de assar um bolo no forno. Por isso é importante escolher uma forma de bolo de acordo com as quantidades de ingredientes da receita de bolo.

Se você assar pouca massa numa forma grande, o resultado será um bolo compacto e pouco crescido. Por outro lado, se você assar a massa do bolo numa forma muito pequena, será bem provável que a massa vaze durante o cozimento e o bolo fique cru no meio. Assim sendo, o ideal é assar o bolo numa forma redonda média com 20-25 centímetros de diâmetro (em caso de dúvida, confira o tamanho escrito na forma ou use uma régua ou fita medidora).

Assar os bolos numa forma com furo central também é um truque para o bolo não murchar nem solar. Os bolos de tamanho médio costumam ser preparados com 200-250 gramas de farinha (cerca de 2 xícaras, dependendo do tipo de farinha). Se a receita indicar menos quantidade de farinha, use uma forma de bolo mais pequena.

Bolo de tamanho grande (30-35 cm): bolo pelado para festa ;Bolo de tamanho médio (20-25 cm): bolo de limão fácil ;Bolo de tamanho pequeno (15 cm): bolo de chocolate vegano,

Veja também o nosso artigo ‘ Como colocar papel toalha para assar bolo ‘, um truque útil para desenformar bolo sem desmanchar.
View complete answer

You might be interested:  O Que Significa Sonhar Com Um Bolo De Dinheiro?

Por que o bolo abaixa e fica cru no meio?

Qual a melhor temperatura para assar um bolo? – Muitas receitas de bolo começam por “Pré-aquecer o forno a 180ºC”. Isso é muito importante porque você deve sempre colocar no bolo no forno já quente, assim os ingredientes começam a cozinhar logo e o fermento age de imediato para conseguir um bolo fofinho.

O correto é assar o bolo a 170º-180ºC desde o momento em que você coloca seu bolinho no forno bem ao centro (nem muito para cima, nem muito para baixo; nem muito para a esquerda, nem para a direita). Quando o bolo abaixa e fica cru no meio pode significar que o forno não estava quente o suficiente. Nem todos os fornos funcionam do mesmo jeito, por isso é importante você conhecer o funcionamento do forno que estiver usando de forma a garantir que seus bolos assam na temperatura correta.

Outro truque para evitar que o bolo fique cru no meio é pré-aquecer o forno na temperatura indicada, com calor em cima e em baixo, mas assar o bolo com calor apenas em baixo, Dessa forma o bolo crescerá gradualmente a partir da base e não ficará cru em cima.
View complete answer

Como fazer bolo bem assado e macio?

4. Receitas desproporcionais à potência do forno – Já ouviu falar que errar é humano, mas insistir no erro não é nada legal? Então, se você já viu que determinada forma ou a quantidade da receita estão acima da capacidade do forno, talvez seja o momento de trocar as estratégias, não concorda? Por exemplo, vamos supor que mesmo seguindo as dicas e sugestões acima, alguma coisa ainda está dando errado, procure dividir a receita em mais formas.
View complete answer