Você se lembra do filme “Minha mãe é uma sereia”? Sabia que ele foi inspirado no livro “Sereias”, de Patty Dann?

Aprenda a fazer o Bolo de Biscoito de Chocolate escondido na obra. <3

Sou completamente apaixonada por este filme. Quer dizer, a verdade seja dita, sou apaixonada pela Cher-Diva-Suprema. Quando criança, eu seguia um ritual todos os dias depois da escola. Corria até o jornal para ver o que ia passar na Sessão da Tarde. Assim, eu podia programar a minha tarde, os quitutes – bolacha de morango ou Passatempo? – e proclamar que a TV da sala seria só minha se por acaso o filme da vez fosse “Goonies”, “Meu primeiro amor”, “Garotos Perdidos”, “Conta Comigo” e, claro, aqueles protagonizados pela Cher: “Feitiço da Lua” e  “Minha mãe é uma sereia”.

Naquela época eu ainda não sabia que o filme era inspirado em um livro. Para ser bem sincera, descobri muito recentemente e fiquei curiosa para ler a obra. O problema é que o livro “Sereias” não foi lançado aqui no Brasil. Mas dá para encomendar a edição lançada em Portugal pela Livraria da Cultura por apenas R$ 5,30. Como o produto é encomendado, demorou dois meses para chegar.

Devorei o livro em um dia. De verdade, a história te prende e é impossível não se apaixonar pela família Flax. É um livro de memórias muito emocionante sobre o quanto é duro ser adolescente. No meio da leitura, encontrei o Bolo de Biscoito de Chocolate. Achei que era uma receita inusitada e decidi que ela merecia entrar aqui. 😀

O Bolo de Biscoito de Chocolate

A história é narrada por Charlotte, uma menina de 15 anos que vive com a mãe Rachel e a irmã mais nova Kate. Charlotte é extremamente católica e abomina as atitudes da mãe, que sai com vários homens. Este é o motivo por elas já terem vivido em diversas cidades. Toda vez que a mãe briga com um dos pretendentes, ela aponta o dedo no mapa e escolhe uma nova cidade para morar com as filhas.

You might be interested:  Dorothy e Totó e o Pão com Manteiga

O livro se inicia no outono de 1963. A família acabou de se mudar para a cidade fictícia Grove, numa casa ao lado do convento – o que deixa Charlotte completamente eufórica com a ideia de virar freira, mesmo ela sendo lembrada constantemente pela mãe que a família é judia.

O problema é que Charlotte luta com a facilidade que tem de se apaixonar. Segundo ela, isto acontece por carregar 50% dos genes da Mrs Flax. Como previsto, Charlotte se apaixona por Joe, o zelador bonitão do convento que tem 26 anos de idade. Charlotte decide fazer jejum para pagar a penitência por ter cometido o pecado de ter pensamentos impuros sobre ele.

Mas, tudo muda no dia 22 de novembro. Após as TVs anunciarem o assassinato do presidente John F. Kennedy, um clima de tristeza se espalha pelo país. As TVs só mostram gente chorando, as ruas ficam silenciosas. Charlotte tem um surto e vai até o convento para encontrar Joe – que está desolado com a morte do presidente. E o casal acaba dando o primeiro beijo.

Ao chegar em casa, Charlotte está incomodada com a ideia de que talvez ela tivesse ficado grávida – por causa de um único beijo que não teve nem língua – e parte em direção a geladeira para afogar a mágoa em açúcar. Charlotte encontra o Bolo de Biscoito de Chocolate com Chantily que Kate havia pedido para ser feito.

Entrei em casa. 
Abri a geladeira e vi o Bolo de Biscoitos de Chocolate e Chantily
que fizera para Kate.
Ia atafulhando a boca de bolo, pedindo desculpa a 
Deus por não ser capaz de jejuar.
(...)
Deitei-me na minha cama, colocando as mãos no 
estômago e pedindo a Deus para que não estivesse
criando um Joe Jr.
- Pronto, Senhor - disse - já pequei tudo o que 
tinha a pecar. É a tua vez de agir. Salva-me!

Curiosidades

You might be interested:  3 receitas simples da Cerveja Amanteigada do Harry Potter

No ano passado, a escritora Patty Dann lançou a sequencia do livro “Sereias”.  No novo livro, chamado “Estrela do Mar”,  Charlotte tem 42 anos, nunca casou, mas teve um filho quando era mais nova. Mrs Flax continua namoradeira e Kate se tornou uma garota rebelde. A história acontece enquanto Charlotte prepara o aniversário de 60 anos para a mãe.

A escritora disse recentemente em uma entrevista que ela se apaixonou tanto pelos personagens de “Sereias” que ela passou muitos anos se perguntando o que é que eles estariam fazendo da vida? Deste questionamento é que surgiu o livro “Estrela do Mar”.

Estou curiosíssima para ler esta continuação. Mas a obra não foi lançada no Brasil. Contudo, dá para comprar o livro em inglês pelo Amazon.

Ingredientes

Para a massa

– 6 ovos
– 2 xíc de açúcar
– 2 colheres sopa de manteiga
– 1 xic e 1/2 de leite
– 3 xíc de farinha de trigo
– 1/2 pacote de biscoito de chocolate
– 1 colher sopa de fermento em pó

Para a cobertura de Chantily

– 2 latas de creme de leite sem soro
– 5 colheres sopa de açúcar
– 1 colher sopa de essência de baunilha
– 100g de manteiga
– 1 pitada de fermento em pó
– 1/2 pacote de biscoitos de chocolate

Passo a Passo

Antes de tudo, coloque os biscoitos de chocolate dentro de um saco de cozinha e triture eles com um rolo de macarrão.

Para fazer a massa, misture todos os ingredientes, com exceção do fermento e do biscoito triturado, na batedeira. Bata por cinco minutos.

Em seguida, acrescente os biscoitos e o fermento e mexa delicadamente com uma espátula. Coloque em uma forma untada e asse no forno médio por 40 minutos.

You might be interested:  Uma Mousse de Melancia para Magali

Para fazer o chantily, bata a manteiga, o açúcar e a essência de baunilha até ficar um creme grosso. Acrescente o creme de leite e o fermento e bata até fica na consistência de chantily (Mais ou menos 5 minutos).

Depois que o bolo sair do forno, cubra-o com chantily e coloque os biscoitos triturados em cima.

O bolo ficou uma delícia. Os biscoitos dentro da massa deixaram ele bem crocante.

É uma opção bacana de lanche da tarde!

Confesso que estava com medo de os biscoitos ficarem murchos, mas ficou ótimo. Se fizer, conta como ficou!  😛

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *