A Sachertorte é uma receita típica de Viena. Trata-se de um bolo de chocolate bem suave, com recheio de geleia de pêssego e cobertura de chocolate.

Eu e a Carol Avesani fizemos uma parceria de conteúdo muito legal! A ideia era uma indicar para a outra um livro muito importante que marcou a nossa vida. A obra que a Carol me indicou foi “Em busca de sentido“, do psiquiatra austríaco Viktor Frankl.

Eu não tinha lido esta obra, que é uma biografia do médico. Ele nasceu em Viena, na Áustria, em 1905 e, durante a Segunda Guerra Mundial foi deportado para o campo de concentração. A partir das dificuldades de viver tal tragédia, o médico conta como os sobreviventes conseguiram encontrar um sentido para a vida após essa dolorosa experiência.

Então, eu e a Carol fizemos receitas para homenagear a vida e a carreira de Viktor Frankl, que morreu em 1997 com 92 anos, suas origens austríacas e suas lições valiosas sobre encontrar sentido na vida.

Por isso, eu fiz a Sachertorte, uma torta típica de Viena feita com chocolate e geleia de pêssego, e ela fez as Kaiserchmarrn, panquecas típicas do café da manhã. (Corre lá no insta dela pra ver a receita!)

Espero que goste!

Sachertorte

Ingredientes

90g de chocolate 60% cacau
100g de manteiga
1 xícara de açúcar
3 gemas
3 claras
1 xícara de chá de açúcar de confeiteiro
1 xícara de chá de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
350g de geleia de pêssego
200 ml de creme de leite fresco
180g de chocolate 60% cacau (para a cobertura)

Modo de Preparo

Bata as claras em neve com o açúcar e reserve. Derreta o chocolate em banho maria. Na batedeira, junte a manteiga, o açúcar e as gemas e bata. Acrescente o chocolate derretido. Junte as claras em neve e misture. Acrescente uma xícara de farinha de trigo. Misture e junte a colher de sopa de fermento em pó. Mexa delicadamente. Coloque a massa em uma forma untada e asse em forno pré-aquecido a 180 graus por 30 minutos. Corte o bolo e recheie com a geleia de pêssego. Cubra o bolo com a geleia. Em uma panela, aqueça o creme de leite e junte o chocolate. Derreta-os e cubra o bolo. Deixe descansar por pelo menos uma hora antes de servir.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *