Boeuf Bourguignon de Julie & Julia

O Boeuf Bourguignon de Julie & Julia

O tipo de receita que combina com ocasiões especiais

O trabalhoso e irresistível Bouef Bourguignon da Julia Child é a receita de hoje. Esta obra-prima culinária está presente no livro “Julie & Julia” e no filme de mesmo nome.

Prestes a completar 30 anos, Julie Powell está em crise sobre a vida profissional. Não sabe muito bem o que quer para o futuro. Tudo muda quando ela viaja para a casa da mãe e se depara com o livro “Mastering the Art of French Cooking”, de Julia Child, uma das maiores apresentadoras de culinária da TV americana. Julie decide cozinhar, no prazo de um ano, todas as 524 receitas do livro de Child. Para isso, ela faz um blog para contar suas aventuras. (Lembra um blog que você já conhece, não? rs).
Julie & Julia

Um belo dia ela recebe uma ligação de um repórter. A ideia dele é que Julie faça o famoso Boeuf Bourguignon de Julia para Judith Jones, a mulher que reconheceu o talento de Julia Child e decidiu publicar o seu livro de receitas. Como é uma receita complicada, que precisa ficar cerca de quatro horas no forno, Julie começa a fazer o prato às 21h30 do dia anterior da visita de Judith. Ela decide tomar alguns drinks enquanto espera e colocar o relógio para despertar 1h30. No entanto, Julie cai em sono profundo e acaba dormindo a noite inteira. Resultado? O guisado do jantar mais importante da vida dela estava destruído.

Julie decide não ir trabalhar e preparar o segundo Boeuf Bourguignon – que fica perfeito e pronto às 17h, duas horas antes do jantar. Ela se anima para começar a se arrumar, mas o jornalista liga dizendo que Judith terá que cancelar o jantar por causa do tempo. Está chovendo demais, Judith já tem 90 anos, sabe como é. Julie fica desolada, é claro, mas acaba convidando o jornalista para jantar mesmo assim. “Tem muita comida”, ela diz.

Já no filme “Julie & Julia”, no momento em que Julie descobre que Judith não virá mais para o jantar, ela diz para o marido Eric que pode comer o guisado. Os dois têm uma briga horrível sobre como Julie só se importa com este blog sem dar atenção para outras coisas.

 CuriosidadesJulia Child

A receita do Boeuf Bourguignon foi a primeira feita por Julia Child em seu programa de TV The French Chef. Trata-se de um clássico da culinária francesa. A decisão de cozinhar este prato para a sogra surgiu, justamente, por causa do blog de Julie Powell. A aventura de Julie em cozinhar para Judith, uma grande crítica de culinária. E a minha aventura de cozinhar para a Fátima, uma cozinheira de mão cheia e que, além de tudo, é sogra.

A história de Julie Powell é real e você pode acompanhar o seu projeto no blog dela. A ideia deu tão certo que virou o livro best-seller “Julie & Julia”. No entanto, um pouco antes de morrer, em 2004, Julia Child comentou o projeto de Julie: “Como ela pode dizer que esta receita não funciona? Levamos anos testando”.

Em 2009, o projeto virou filme estrelado por Meryl Streep, que fez Julia Child, e Amy Adams, que interpretou Julie Powell. O longa foi dirigido por Nora Ephron, diretora conhecida por seus clássicos filmes de mulherzinha e que faleceu em junho de 2012.


CONFIRA TAMBÉM:

Dinamite Pangaláctica de O Guia do Mochileiro das Galáxias

Sobre alimentar o espírito (com cocadas!)


Boeuf Bourguignon

 

Boeuf Bourguignon de Julie & Julia

Ingredientes

Para a maridada
1 kg de músculo ou alcatra (em pedaços de três centímetros)
1 litro de vinho tinto
temperos a gosto: tomilho, salsa, louro
Para o Boeuf Bourguignon
2 cenouras grandes picadas
2 xícaras de cogumelo paris fresco
10 cebolas pérolas
4 dentes de alho
100g de bacon em cubos
1/2 litro de água
sal e pimenta a gosto
azeite a gosto
cheiro verde
4 colheres de farinha de trigo
100g de manteiga

Modo de Preparo

Deixe a carne na marinada por 12 horas ou de um dia para o outro. Em uma panela, sele cada pedacinho da carne deixando-as douradinhas e reserve. Na mesma panela, depois de dourar toda a carne, junte o azeite, o alho e o bacon e refogue. Acrescente as carnes. As cenouras. Os tomates e as cebolas. Coloque o líquido da marinada e mais 1/2 litro de água. Tempere com sal e pimenta a gosto. E cozinhe por duas horas. Prepare o que Julia Child chama de uma mistura típica francesa de manteiga e farinha. Passado esse tempo, misture 100g de manteiga para 4 colheres de farinha. Amasse até ficar uma pastinha. Acrescente a mistura na panela. Mexa bastante até dissolver. Junte o cogumelo paris e o cheiro verde. Cozinhe por cinco minutos e sirva com massa ou arroz.

 

 

Eu servi a receita apenas com arroz, mas Julia Child sugere servir com salada verde, pão francês e batatas assadas. O guisado fica excelente. Uma das receitas que eu acertei em cheio.

Me siga lá no Instagram!