Cocada com rapadura de Dom Casmurro
Bentinho e Capitu passam a infância comendo cocadas. Aprenda a fazer uma receita sem leite-condensado da Cocada do Dom Casmurro.
Como você sabe, foi esta receita que me trouxe até o blog. (Não sabe? Então dá uma lidinha aqui). Um belo dia, lá estava eu relendo esta obra-prima de Machado de Assis e me deparei com a cocada. O doce apareceu num momento muito peculiar da minha vida. Já fazia algum tempo que eu planejava aprender a cozinhar. Para economizar, para fugir do fast-food e, por consequência, perder alguns quilinhos. Deu-se que vi a receita no meio da noite, quando tudo já estava fechado e só o que eu podia pensar era na cocada. (Amo tudo que vai coco. Sou daquelas que acha o quindim perfeito só porque tem coco).
O jeito foi me aventurar na cozinha. A receita não deu certo. Mas me deu a ideia. Ora, por que não? E aí nasceu o Capitu.
Hoje, dia 21 de junho de 2017, Machado de Assis completaria 178 anos. Que tal comemorar com toda pompa que ele merece? Com literatura e cocadas de “Dom Casmurro”, claro!
Bom, quem acompanha o blog sabe que esta foi a primeira receita que fiz por aqui. Só que na ocasião eu expliquei a história da cocada no livro de Machado de Assis e disse que não tinha como ela ter sido preparada com leite-condensado porque naquela época isso ainda não existia. (Mate sua curiosidade lendo o post aqui).
Mesmo assim, adivinhem? Fiz a receita com leite condensado. (Começo da vida na cozinha, né…)
A novidade é que pesquisei e descobri que naquela epoca as cocadas eram feitas pelas escravas. E elas faziam o doce com o mel da rapadura. E sabe o que é mais legal? Trouxe uma receita simples, simples de cocada feita com mel de rapadura.
A diferença com a última receita é que a primeira é branca e fica bem durinha. Esta, no entanto, é uma cocada de colher e, por causa da rapadura, fica beeeeem escura. Então, não se assuste.


- 500g de rapadura picada
- 1 litro de leite
- 500g de coco fresco ralado
- Numa panela, ferva o leite e acrescente a rapadura.
- Derreta a rapadura até ficar um caldo bem grosso e escuro.
- Quando a mistura reduzir bastante e ficar parecendo tipo um caramelo, acrescente o coco.
- Mexa um pouco e sirva.
Quer ver a receita em vídeo? Olha só:
Como disse, sou suspeita. Adoro cocada. Mas você vai perceber que a feita com rapadura fica bem diferente.
Espero que goste.
Depois me conta como ficou?
Quer ficar por dentro de todas as novidades?
Então não esquece de curtir o Capitu Vem Para o Jantar no Facebook, Instagram e seguir o canal no Youtube.
Até a próxima receitinha!
<3