Filmes baseados em livros rendem mais nas bilheterias

Estudo britânico mostra que filmes baseados em livros ganham mais dinheiro do que roteiros originais. 

Uma nova pesquisa feita pela organização inglesa Publishers Association mostra que filmes baseados em livros tendem a ganhar mais dinheiro nas bilheterias do que aqueles com roteiros originais. Segundo o relatório, historicamente, as adaptações ganharam 44% mais dinheiro no Reino Unido e 53% globalmente.

E não é só no cinema. O estudo apontou também que 14 das 35 séries que estrearam no Reino Unido desde o início de 2017 foram baseadas em livros.

Parece que as obras literárias são grandes fontes de inspiração para os cineastas, né? A organização reflete que isto acontece por duas razões. Primeiramente, os cineastas tendem a gostar de adaptações de obras que já possuem um determinado público específico que com certeza consumiria o longa-metragem. É o caso, por exemplo, das franquias Harry Potter, O Senhor dos Anéis, Divergente e etc.

Filmes baseados em livros A franquia “O Senhor dos Anéis”, dirigida por Peter Jackson, foi inspirada no livro de J. R. R. Tolkien. 

E o segundo motivo é bem óbvio: um livro consegue ter muito mais conteúdo, descrições e desenvolvimento de personagens em suas páginas. O que rende material muito mais completo para a criação de um roteiro cinematográfico, aumentando a probabilidade da história cativar o seu público.

Fiquei bastante intrigada pelo resultado do estudo. E se você quiser ler ele completo, pode acessá-lo aqui. Imagina que a Publishers Association não considerou em suas pesquisas os filmes inspirados em quadrinhos. Se isto tivesse acontecido o resultado seria ainda mais chocante, já que entre as 20 maiores bilheterias do cinema mundial estão 5 adaptações de histórias da Marvel.

Filmes baseados em livros “Me Chame Pelo Seu Nome”, indicado ao Oscar 2018, é uma adaptação do livro do André Aciman.

No começo do ano eu fiz um post sobre os indicados ao Oscar. Catorze filmes indicados à estatueta douradas foram baseados em livros. E com certeza esta preferência deve crescer cada vez mais, visto que os produtores veem esse sucesso revertido em dinheiro, né?

Cabe a nós torcer para que aquele nosso livro favorito seja levado para as telonas e – claro, torcer para que seja uma boa adaptação. Qual livro você gostaria de ver no cinema?

 

você também pode gostar de...

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.