Manjar Turco de As Crônicas de Nárnia

Manjar Turco de As Crônicas de Nárnia

Quem não se lembra do Manjar Turco de As Crônicas de Nárnia, quando a Feiticeira Branca tenta subornar Edmundo com uma tigela do doce? 

Você com certeza já leu ou ouviu falar em “As Crônicas de Nárnia”. Trata-se de uma série de sete livros escritos pelo irlandês C. S. Lewis entre os anos 1949 e 1954. Os livros contam as histórias de crianças que são transportadas do nosso mundo para o misterioso e encantador Reino de Nárnia. E quem leu a obra durante a infância com certeza sonhou em abrir o armário e, como num passe de mágica, partir rumo à Nárnia.

manjar

Clive Staples Lewis era um professor e escritor, um dos melhores amigos de J. R. R. Tolkien. (Aquele mesmo, responsável por obras como “O Senhor dos Anéis” e “O Hobbit”. Inclusive, vale dizer que foi C. S. Lewis quem leu os originais de “O Hobbit”).

O escritor escreveu “O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa” sem a intenção de ser uma série, porém o sucesso foi tão grande que continuou com o enredo e deu vida a mais seis livros.

O livro conta a história de quatro irmãos, Susana, Pedro, Lúcia e Edmundo que, através de um guarda-roupa são transportados para Nárnia, um país maravilhoso mas que está passando por um terrível inverno causado pela maldosa Feiticeira Branca.

Com a ajuda do leão Aslam, os irmãos vão tentar derrotar a feiticeira e trazer paz para o reino. Em determinado momento, Edmundo é surpreendido pela Feiticeira. Ela é amável e oferece ao garoto uma bebida quente e espumante para aplacar o frio.

feiticeira

"Mas beber sem comer é triste", ela diz. E oferta a possibilidade de Edmundo escolher o que queira comer.

Sem titubear, o garoto escolhe Manjar Turco.

A feiticeira, com um passe de mágica, lhe dá uma tigela recheada de manjar turco. Contudo, o que Edmundo não sabia é que aquele manjar era encantado. Quem o comesse, o comeria até estourar.

Assim que o doce acaba, Edmundo quer mais e mais.

A Feiticeira, muito sabiamente, faz uma proposta: Você me traz os seus irmãos e eu te darei quanto Manjar Turco você quiser"

LEIA TAMBÉM:

A Cerveja Amanteigada do Harry Potter

A Sopa de Tomate de O Iluminado


Manjar Turco

Manjar Turco de As Crônicas de Nárnia

  • Ingredientes

    1 e 1/2 xícara de água
    2 xícaras de açúcar refinado
    suco de 1 limão
    2 xícaras de amido de milho
    2 colheres de sopa de xarope de romã
    2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro

    Modo de Preparo

    Em uma panela, em fogo baixo, junte o açúcar refinado, a água e o suco de limão. Conzinhe até o açúcar derreter. Acrescente uma mistura do amido de milho dissolvido em 1/2 xícara de água. Mexa por 20 a 25 minutos até a calda virar um gel. Desligue o fogo e acrescente o xarope de romã. Misture e coloque em um recipiente forrado em papel-filme. Deixe repousar em temperatura ambiente por no mínimo quatro horas. Quando o doce já estiver durinho, faça uma mistura com 2 colheres de sopa de amido de milho e 2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro. Coloque em uma superfície limpa e seca. Retire o manjar turco do papel-filme e coloque-o em cima do amido com açúcar. Com uma faca bem afiada e seca corte em quadrados. E aí é só aproveitar!

Quer saber mais sobre o Manjar Turco de As Crônicas de Nárnia?

Então assista:

 

 Vale dizer que esta é uma receita, assim como em Nárnia, ideal para o inverno. Isto porque é uma bala de goma que derrete na mão. 

É um destes doces bem legais de se fazer na companhia dos pequenos. Dá para brincar com as opções de cores de corante e ainda terminar a aventura lendo o livro.

Espero que você goste!

Me siga no Instagram!