Pão de Ervas

Pão de Ervas de Diário do Ano da Peste

afinal, como era a questão da alimentação em tempos de praga?

Você já parou para pensar como ficou a questão da alimentação durante a pandemia de peste bubônica na Europa? Eu parti da receita do Pão de Ervas para te contar toda essa história!

No livro de Daniel Defoe, que acaba de ser lançado pela Novo Século Editora, descobrimos que o prefeito de Londres promulgou uma lei para que os fornos dos padeiros nunca fossem apagados durante o surto de peste bubônica em 1665.

Isso foi muito importante para que a situação das pessoas com menos recursos financeiros não ficasse mais trágica. Isso porque, se não morriam por causa da doença, muitos acabavam morrendo de fome.

Além disso, durante séculos, a Europa tentou lutar contra a peste com alimentos – principalmente ervas, alho e vinagre. Hoje sabemos que estes alimentos não tinham efeito contra a doença, porém nos convidam a refletir sobre a história e a cultura daquele tempo.

Só para que você saiba, foi só no século 19, após o bacilo yersinia pestis ser identificado, que descobrimos que o remédio para a praga era o antibiótico. Viva a ciência, não é mesmo?

Hoje podemos comer um pão de ervas só porque ele fica gostoso. E não porque esperamos nos curar da praga. Mas eu te falo mais a respeito de tudo isso nesse vídeo abaixo. Um dos mais legais que já fiz!

Confira esta receita inspirada na história do pão dentro do livro de Daniel Defoe.


LEIA TAMBÉM:

Sobre alimentar o espírito (com cocadas!)

Morangos com creme de Mulherzinhas


Pão de Ervas

Pão de Ervas

Ingredientes

Para o Buttermilk (ou leite de manteiga)
1 xícara de leite
1 colher de suco de limão
Para o pão
4 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de café de sal
1 colher de sopa de bicarbonato de sódio (não é fermento, como coloquei errado no video)
1 colher de café de orégano
1 colher de café de salsa
1 colher de café de tomilho
1 colher de café de alho frito
1 ovo batido
3 colheres de sopa de manteiga derretida

Modo de Preparo

Comece preparando o buttermilk, misture o leite com o suco de limão. Deixe descansar 20 minutos até o leite coalhar e reserve. Em uma tigela, junte os ingredientes secos. Em seguida, junte o ovo, a manteiga e o buttermilk. Misture todos os ingredientes. Quando estiverem bem incorporados, amasse com as mãos rapidamente. Não sove para que a massa não fique dura. Forme uma bola com a massa e coloque-a em uma panela grande. Com uma faca corte um xis na massa. Tampe a panela e asse a 180 graus por 40 minutos. Nos últimos 10 minutos retire a tampa.

 

 

E aí, gostou?

Me siga lá no Instagram para mais conteúdos!