Receita de Sopa de Cebola Gratinada para A Bela e a Fera

Hoje eu te trouxe uma Receita de Sopa de Cebola Gratinada inspirada na história incrível de A Bela e a Fera!

A história de A Bela e a Fera foi publicada originalmente em 1740 na França por uma mulher chamada Gabrielle-Suzanne Barbot de Gallon, ou Madame de Villeneuve.  Só que alguns estudiosos acreditam que Gabrielle se inspirou numa história real. E antes de te ensinar a Receita de Sopa de Cebola Gratinada, vou te contar mais por todo este curioso caso!

A verdadeira história da Bela e da Fera

Em meados do século 16, o rei da França Henrique II ganhou um garoto chamado Petrus Gonsalvus. Eu digo ganhou, pois este era um rei que adorava dar festas e, nestas festas, eram oferecidos a ele vários presentes exóticos, como animais de outras regiões, pessoas diferentes e objetos curiosos. Numa festa, portanto, ele ganhou o garoto Petrus Gonsalvus, que nasceu com uma condição muito rara em que seu corpo era coberto por pelos.

Hoje em dia sabemos que essa condição é chamada de hipertricose. Uma doença muito rara. Só pra você ter uma ideia, atualmente há apenas 50 casos registrados no mundo todo. Então dá pra imaginar que no século 16 as pessoas pouco sabiam sobre o assunto e, é claro, a figura de Petrus despertou a curiosidade de todos. A rainha, esposa de Henrique II, chamada Catarina de Médici, foi umas dessas curiosas e adotou esse rapaz.

Mas, eu preciso fazer uns parênteses sobre a Catarina de Médici só pra você entender quem ela era. Segura aí que lá vem mais história:

Duzentos anos depois, com o estopim da Revolução Francesa, a população revoltada foi às ruas e os túmulos dos reis de outrora foram saqueados. Os ossos de Catarina de Médici foram roubados e vendidos nas ruas como souvenir. Isso mostra como ela era uma rainha não muito amada pelo povo. Você deve se lembrar que ela é considerada a responsável por uma das noites mais sangrentas da história chamada de Noite de São Bartolomeu em que os protestantes foram massacrados por ordem reais. Alguns estudiosos estimam que 30 ou 40 mil pessoas assassinadas numa noite.

Receita de Sopa de Cebola Gratinada para A Bela e a Fera
Petrus Gonsalvus e sua esposa Catarina

O causo é que Catarina de Médici era conhecida por amar o excêntrico. Só para você ter uma ideia, Nostradamus era o seu astrólogo pessoal e ela tomava decisões drásticas políticas baseadas nas visões do guia. Então, assim, ela não era conhecida por ser uma pessoa boa. E o fato de ela ter adotado o Petrus Gonsalvus como protegido nada tinha a ver com uma questão maternal, e sim pura e sórdida curiosidade de imaginar como seria se este “ser”, este “animal”, fosse tratado como um humano.

Então, Petrus viveu na corte, teve a melhor educação, falava várias línguas e virou um adulto super intelectual. Até que a curiosidade da rainha cresceu. “Como seriam os filhos deste rapaz?”, ela pensou. A moça, ardilosamente, armou um casamento com Catarina, filha de um funcionário da corte e que dizem que era belíssima. A menina quando viu seu futuro esposo desmaiou, chorou, esperneou, mas quem ela era pra bater de frente com a rainha Com o passar do tempo  e a convivência diária, contudo, o improvável aconteceu. Catarina viu em Petrus sua humanidade e realmente se apaixonou por ele. Eles se casaram, tiveram sete filhos, quatro deles com a mesma condição do pai e viveram juntos até a morte com mais de 80 anos de idade.

A Sopa de Cebola

Como eu disse, essa história de fato aconteceu na corte francesa. Então é bem provável que fosse um causo muito conhecido na França. E que de fato tenha inspirado Gabrielle em seu famoso conto publicado em 1740, duzentos anos depois.  Só que esse conto de Gabrielle é bem mais adulto do que aquela história contada pela Disney e chegou até a ser censurado. E então 16 anos depois, uma outra mulher entra na história. Madame de Beaumont, a Jeanne-Marie Leprince, publicou um livro de contos infantis que continha a história da Bela e a Fera numa versão mais curta e mais infantil. E é a versão dela que ouvimos até hoje.

Hun… mas e a sopa? Eu li os dois contos. O da Madame de Beaumont e o da Madame de Villeneuve (Que, inclusive, é super fácil de encontrar numa edição linda da Editora Zahar). E sim, aquele famoso jantar oferecido para Bela na primeira noite que ela dorme no castelo da fera existe! Porém, para nosso azar, nenhuma das duas escritoras decidiu nos contar o que afinal eles comeram. Daí eu me inspirei na versão da Disney. Você, é claro, se lembra do Lumiére cantando “À Vontade”, né?

Tanto a versão em inglês, como a em português, menciona a Soup du Jour. Ou, sopa do dia em francês. Sopa numa história que acontece na França? Achei que seria uma ótima oportunidade de finalmente aprender a fazer a Sopa de Cebola Gratinada típica francesa. A minha favorita!

Mas calma aí que tem mais história: como eu já disse, o conto da Bela e a Fera foi publicado originalmente em 1740 na França. Isso significa que aconteceu durante o reinado do Luis XV. Um rei que, diz a lenda, inventou a Sopa de Cebola. Segundo o causo, ele estava sozinho em sua cabana, com muita fome e viu que só tinha cebolas, champanhe e manteiga. E assim criou uma Receita de Sopa de Cebola Gratinada.

É claro que a sopa evoluiu ao longo do tempo até chegar na tradicional Receita de Sopa de Cebola Gratinada Francesa!

Aprenda a fazer o Leite Azul de Star Wars!

Frodo e Sam comeram Lembas Élficas enquanto levavam o Anel para ser destruído. Aprenda a fazer aqui!

Que tal uma Sopa de Cebola inspirada em A Bela e a Fera? Descubra tudo por trás desta fascinante história baseada em um caso real!

 

 

Sopa de Cebola Gratinada para A Bela e a Fera

Para o caldo

  • – Cascas de 10 cebolas com 3 folhas (Reserve as cebolas descascadas)
  • – 4 folhas de louro
  • – 2 colheres de sopa de azeite
  • – 1 taça de champanhe
  • – 1 litro de água
  • – 2 colheres de sopa de sal

Para a sopa

  • – 1 litro de caldo de cebola
  • – 8 cebolas fatiadas
  • – 1 colher de sopa de manteiga
  • – 1 colheres de sopa de azeite
  • – 1 colher de sopa de farinha de trigo
  • – 100g de queijo Gruyère ralado
  • – Fatias de pão da sua preferência tostadinhos na manteiga
  1. Aqueça o azeite e refogue as cascas da cebola.
  2. Junte o louro, e o sal.
  3. Adicione o champanhe e em seguida a água.
  4. Cozinhe o caldo em fogo baixo por uma hora.
  5. Depois de pronto, não esqueça de peneirar o caldo e reserve.
  6. – Numa panela adicione a manteiga e o azeite e refogue as cebolas até ficarem bem murchinhas.
  7. – Adicione o caldo.
  8. – E em seguida a farinha e misture.
  9. – Cozinhe até ficar bem cremosa.
  10. – Coloque a sopa em refratários individuais, com uma fatia de pão em cima e finalize com bastante queijo.
  11. – Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus até gratinar, mais ou menos por 10 minutos, e sirva ainda quente.

 

E aí, gostou da sopa? Gostou da história da Bela e a Fera?

Curta o Capitu Vem Para o Jantar no Facebook, Instagram e siga o canal no Youtube.

Ei, além da Receita de Sopa de Cebola Gratinada para a Bela e a Fera, tem mais opções no livro do Capitu Vem Para o Jantar que você pode comprar aqui. E se quiser saber mais sobre a obra, veja este post aqui.

Até a próxima receitinha!

<3

 

você também pode gostar de...