Receita de Torta de Limão da Sylvia Plath

[quads id=1]

A Torta de Limão era um dos doces preferidos de Sylvia Plath. A escritora frequentemente citava esta receita em seus diários.

Eu lido frequentemente com bloqueios criativos. Esta coisa de trabalhar com palavras pode ser bem complicada às vezes. Tem dias que a escrita flui que é uma beleza, uma palavra se juntando a outra, formando frases incríveis que até me surpreendo que foi eu mesma quem escreveu. 

Tem outras vezes que a coisa é tensa, difícil, dolorida e quando o texto está pronto, não me agrada. Olhar para a página em branco do Word pode ser um tormento e tanto.

O negócio é que quando isto acontece, geralmente, eu largo tudo o que estou fazendo, escolho um filme e permito me desligar do trabalho por alguns instantes. Acho que todo mundo tem uma destas estratégias escapistas para buscar a criatividade. Arturo Bandini, um dos meus personagens preferidos, criado por John Fante, descrevia a paisagem que via pela janela e, quando percebia, a descrição já havia se tornado parte importante da trama que ele montava no papel.

Segundo os diários, Sylvia Plath corria para cozinha quando enfrentava um bloqueio criativo. E a receita que ela preferia fazer era a Torta de Limão com Merengue.

Sylvia plath

A escritora era tão apaixonada pela torta que a chamava carinhosamente de “minha fiel torta de limão coberta com a tampa dos anjos”. Nada mal, né?

Você deve se lembrar que já cozinhei uma receita da escritora por aqui. Trata-se do abacate recheado com vinagrete e geleia de uva do livro “A Redoma de Vidro”. Um livro ma-ra-vi-lho-so que todos deveriam ler em algum momento da vida. (Ou em vários, porque este bendito tem a capacidade de me passar uma mensagem diferente cada vez que o leio).

O caso é que a história de vida da Sylvia Plath sempre me encantou. Uma eterna apaixonada, atormentada por seus fantasmas, uma escritora incrível e que tem um fim de forma trágica. Ela ligou o forno, vedou as entradas de ar da cozinha e se matou enquanto as crianças dormiam no quarto. 

Se você tiver oportunidade e quiser saber mais sobre a autora, recomendo o filme “Sylvia”, protagonizado por Gwyneth Paltrow. 

Eu ja fiz uma Torta de Limão por aqui, se lembra? Aquela retirada do livro “O Lado Bom da Vida”. O caso é que naquela receita eu usei leite condensado e creme de leite e, desta vez, trouxe uma opção feita sem estes ingredientes e bem mais leve.


2machados 

Torta de Limão

  • Para a massa
  • – 1 pacote de bolacha de maizena
  • – 50g de castanha do pará
  • – 100g de manteiga derretida
  • Para o recheio
  • – 1 1/2 xícara de açúcar
  • – 2 colheres sopa de farinha de trigo
  • – 3 colheres sopa de amido de milho
  • – 1/4 colher sopa de sal
  • – 1 1/2 xícara de água
  • – Suco de dois limões
  • – 2 colheres sopa de manteiga
  • – 4 gemas batidas
  • Para o merengue
  • – 4 claras
  • – 1/2 xícara de açúcar de confeiteiro
  1. Para fazer a massa, triture os biscoitos e as castanhas e misture a manteiga derretida. Forre uma forma de torta com a massa e leve ao forno médio por 10 minutos.
  2. Para o recheio, numa panela leve ao fogo a água, o suco de limão, o açúcar, a farinha de trigo, o amigo de milho e o sal. Deixe cozinhar até ferver.
  3. Incorpore a manteiga e aos poucos acrescente as gemas batidas. Deixe cozinhar até ficar uma espécie de mingau bem grosso.
  4. Despeje a mistura dentro da forma.
  5. Para fazer o merengue, bata as claras até o ponto de neve. Acrescente o açúcar a bata até que fique no ponto de picos altos.
  6. Despeje o merengue em cima da torta e, com ajuda de um garfo, molde picos com a mistura.
  7. Leve ao forno médio por exatamente dez minutos.

Para fazer a massa, triture os biscoitos e as castanhas e misture a manteiga derretida. Forre uma forma de torta com a massa e leve ao forno médio por 10 minutos.
Para o recheio, numa panela leve ao fogo a água, o suco de limão, o açúcar, a farinha de trigo, o amigo de milho e o sal. Deixe cozinhar até ferver.
Incorpore a manteiga e aos poucos acrescente as gemas batidas. Deixe cozinhar até ficar uma espécie de mingau bem grosso.
Despeje a mistura dentro da forma.
Para fazer o merengue, bata as claras até o ponto de neve. Acrescente o açúcar a bata até que fique no ponto de picos altos.
Despeje o merengue em cima da torta e, com ajuda de um garfo, molde picos com a mistura.
Leve ao forno médio por exatamente dez minutos.

Torta de Limão

Você vai perceber que esta torta tem um sabor bem suave e não fica muito doce. Uma ótima opção para quem não curte muito sobremesas muito doces.

E, bom, tenho que dizer que esta história de usar uma Torta de Limão para superar bloqueios criativos é uma baita de uma ideia, né?