Torta de Melado do Harry Potter

Torta de Melado do Harry Potter

A sobremesa preferida do nosso bruxo preferido

Você sabia que a sobremesa preferida do Harry Potter é a Torta de Melado? Bom, sobre isso, tenho uma curiosidade pra te contar:

É que, na verdade, quando os livros foram traduzidos para o Brasil, a delicia preferida do Harry Potter foi traduzida como Torta de Caramelo. Porém, na obra original a torta se chama Treacle Tart, uma iguaria típica britânica desde o século 18.

Treacle é um xarope preparado durante o refino do açúcar. Pode ser um xarope dourado – como é facilmente encontrado na Inglaterra, ou um xarope escuro como o Melado de Cana – mais comum aqui no Brasil. Por isso, eu fiz uma Torta de Melado que fica ó, delícia. É uma sobremesa mara para quem ama receitas muito doces.

Pois é, você piscou e Harry Potter virou um tiozão de meia idade. Dá para acreditar que ele completou 41 anos? Deve ser por isso que eu ainda gosto dele. Porque também me tornei uma tiazona de meia idade. E quer saber? Me gosto mais ainda por isso.

Opa, perai. Tô desatualizada. Não é tiazona. É cringe. E se o preço de ser cringe for tomar café da manhã, então sou cringe mil vezes. Até porque essa torta aí cai bem com um café recém coado, menina!

Mas, se você quiser ser fiel as origens da receita, pode tomar com chá também. É uma receita democrática que dizem? O que importa é que preciso te dar o toque de ser uma receita doce pra dedéu. Então, vá com parcimônia.


GOSTA DE HARRY POTTER? Então confira:

Bolo de Chocolate do Harry Potter

Cerveja Amanteigada do Harry Potter


Torta de Melado do Harry Potter

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ingredientes

Massa
4 xícaras de farinha de trigo
240g de manteiga
1 colher de café de açúcar
1 pitada de sal
50 ml de vodca
Recheio
350 ml de melado de cana
Raspas de 1 limão siciliano
Suco de 1 limão siciliano
3 xícaras de chá de farinha de rosca

Modo de Preparo

Junte a farinha, o sal e o açúcar e mexa. Adicione a manteiga e misture com as mãos até que a massa fique cheia de gominhos. Coloque a vodca e mexa até desgrudar das mãos. Enrole a massa em um papel filme e deixe na geladeira por quatro horas. Abra a massa e coloque o disco em uma forma, fure com o garfo, forre com papel manteiga e coloque feijões em cima (isso serve para que a massa não estufe) e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por 20 minutos. Retire do forno, tire os feijões e pincele a gema. Em uma panela, junte todos os ingredientes do recheio e mexa até o ponto de brigadeiro, quando começar a desgrudar da panela. Coloque o recheio na massa e leve ao forno a 180 graus por 40 minutos. Sirva com creme ou sorvete!

 

Agora é só aproveitar!

E não se esqueça de me seguir lá no Instagram para mais conteúdos super legais sobre o assunto!