Uma torta de banana inspirada em O Planeta dos Macacos

No livro “O Planeta dos Macacos“, de Pierre Boulle, humanos se tornam objetos de estudo dos macacos. Aprenda a fazer uma Torta de Banana inspirada na obra. 

Recebi um presentão da Editora Aleph e o devorei de uma vez só. Trata-se da nova edição de “O Planeta dos Macacos“, do Pierre Boulle. Edição que tá lindona, não é? 

Já tinha assistido aos filmes, mas nunca tive a oportunidade de ler a obra. E foi uma experiência incrível. (Que eu recomendo a todos).

A novidade é que o livro estava fora de catálogo e voltou para as prateleiras das livrarias no mês passado. Esta nova edição tem um posfácio escrito pelo roteirista Bráulio Tavares, um ensaio sobre o livro feito pela BBC News e uma entrevista com Pierre Boulle feita pela revista “Cinefantastique”, em 1972.

livro

Se você não conhece a história, eu conto um pouquinho. Mas só o suficiente para não estragar a surpresa.

Tudo começa no espaço, quando um casal está viajando para curtir a lua de mel. De dentro da nave particular, eles avistam um objeto. Quando se aproximam, veem que é uma garrafa. E dentro dela, há um manuscrito.

Através da leitura do manuscrito feita pelo casal é que somos jogados na história de Ulysse, um jornalista que topou participar de um viagem intergalática junto com dois cientistas. Esta viagem o levará a um planeta também habitado por humanos – só que por lá os humanos são seres selvagens, que não sabem se comunicar, andam nus, caçam o que comem e são vítimas de experimentos feitos por macacos evoluídos e inteligentes.

Neste planeta, os humanos caçam animais e os comem crus. Ao serem presos pelos macacos, se alimentam de uma espécie de mingau de cereais e, claro, bananas. As bananas, aliás, fazem o papel de recompensa em testes. Quer dizer, só são dadas se o humano se sair bem.

“O Planeta dos Macacos” virou uma série de filmes. O primeiro lançado em 1968 é o mais fiel, com passagens idênticas ao do livro, mas final e debate diferentes. Em 2011, Tim Burton fez uma refilmagem que não foi tão bem recebida pelo público. (Mesmo tendo o tesudo Mark Wahlberg como protagonista).

Já em 2011 e em 2014 foram lançados respectivamente “Planeta dos Macacos, a Origem” e “Planeta dos Macacos, o Confronto”. O primeiro é apenas inspirado no livro, já que tenta desvendar como tudo aconteceu antes dos ocorridos da história original. Já o segundo traz o embate entre humanos e macacos, só que aqui na Terra, num futuro distante, quando macacos assumiram o poder e dominaram o planeta.

É uma oportunidade bem bacana: ler o livro, se deixar levar pela escrita maravilhosamente convidativa de Pierre Boulle e depois ver como os diretores se saíram ao transportar tal história para as telonas. (Eu fiz isso. Fato que comprova como minha vida social está movimentadíssima, né, meus caros. #sóquenão). 

Mas, vamos ao que interessa? Pensando nas bananas e no mingau, trouxe uma receita bem simples de Torta Cremosa de Banana. Acho que você vai gostar.


2machados

Torta Cremosa de Banana
Tempo de Prep.
2 hrs
 
Ingredientes
  • 1 xícara de açúcar
  • 1/4 xícara de amido de milho
  • 1 pitada de sal
  • 3 xícaras de leite
  • 2 ovos batidos
  • 3 colheres sopa de manteiga
  • 2 colheres sopa de essência de baunilha
  • 2 bananas grandes
  • 1 xícara de creme de leite batido no ponto de chantily
  • 100 g de chocolate branco raspado
  • 300 g de bolacha maizena triturada
  • 1 xícara de chá de manteiga derretida
Instruções
  1. Misture a bolacha de maizena triturada com a manteiga derretida até formar uma massa. Forre uma forma de fundo removível com esta massa e leve até a geladeira por trinta minutos.
  2. Numa panela misture o açúcar, o amido de milho, o leite e o sal. Leve até o fogo alto até que o creme engrosse como um mingau.
  3. Acrescente os ovos, reduza o fogo e mexa na panela até começar a borbulhar.
  4. Retire do fogo e acrescente a manteiga e a baunilha.
  5. Leve até a geladeira por uma hora.
  6. Em seguida, coloque este creme em cima da massa feita com bolachas.
  7. Organize as fatias das bananas em cima. Cubra com o chantily, polvilhe o chocolate branco e decore à gosto.

 O escritor conta na entrevista anexada na obra que pensou nesta história após visitar o Zoológico e se impressionar com a semelhança dos trejeitos e fisionomia entre macacos e humanos.

“O Planeta dos Macacos” foi publicado a primeira vez em 1963 e se consagrou como uma das maiores sagas de ficção científica. Se te interessar, é só comprar pelo site da Editora Aleph

 

 

 

você também pode gostar de...
  1. Carmen G. Mendes Diz

    A primeira vez que assisti o filme de 1968, fique extremamente impressionada com a última cena de Charlton Heston, me impressionou tanto que até agora a considero uma das mais surpreendentes de todas as que já vi. Está entre minhas favoritas.

    1. Denise Godinho Diz

      Carmen, esta cena me arrepia até hoje!
      Obrigada pela visita!
      um beijão

  2. bruna gomes Diz

    Comprei o livro nesta nova edição e estou esperado chegar! kkk bju

    1. Denise Godinho Diz

      Aeee, você vai amar!
      história incrível!
      beijos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.