Tem Que Desenformar O Bolo Quente Ou Frio
Desenformar o bolo quente – O bolo precisa estar frio para ser desenformado, pois é no processo de esfriamento que a massa fica mais firme. Se você tentar desenformá-lo quente, ele vai desmontar. Espere pelo menos 10 minutos. Continua após a publicidade

  • Bolo
  • Dicas
  • Truques de culinária

Precisa esperar o bolo esfriar para desenformar?

Espere o bolo ficar na temperatura ideal – Tem Que Desenformar O Bolo Quente Ou Frio Outro erro comum é tentar desenformar o bolo com ele muito quente. Acontece que o resultado é sempre bolo despedaçado. Por isso, segure a ansiedade e espere o bolo ficar morno. Só então desenforme. No entanto, se esperar demais, ele esfarela também.

Pode desenformar o bolo ainda quente?

Assista à maneira correta de desenformar doces sem quebrar –

  • Formas tradicionais Passe uma faca sem ponta, ou espátula em toda a lateral. O bolo deve estar morno, pois se ainda estiver quente, a massa pode quebrar ou esfarelar e se já estiver completamente frio, é mais difícil de soltar.
  • Aquecer rapidamente o fundo da forma para o caramelo ficar levemente mais fluido. Passe uma faca sem ponta, ou espátula em toda a lateral. Incline levemente a forma e apoie a faca sobre o pudim, fazendo que entre um pouco de ar. Apoie um prato com bordas altas, vire e retire com cuidado a forma.
  • Formas de fundo ou aro removível Geralmente usadas em tortas de massas mais delicadas.
  • passe uma faca sem ponta, ou espátula em toda a lateral. Apoie a forma sobre um copo, para facilitar a retirada do aro, e retire devagar e com cuidado.
  • Apoie a forma sobre o prato de servir, passe uma faca sem ponta, ou espátula em toda a lateral e abra com cuidado a trava do aro.
  • Formas trabalhadas: não é possível passar a faca nas laterais, por isso, sempre devem ser sempre muito bem untadas e polvilhadas.

É melhor tirar o bolo da forma quente ou frio?

Tirar o bolo do forno quente ou frio? Saiba como observar! – Tem Que Desenformar O Bolo Quente Ou Frio Eu gosto de pensar que para fazer um bolo perfeito não é preciso ingredientes muito diferentes ou conhecimento muito aprofundado. O mais importante mesmo é se atentar ao passo a passo e respeitar cada indicação da receita. É o suficiente! E quando se fala em temperatura, ainda há muita dúvida por aí, principalmente na hora de tirar do forno. Por outro lado, saiba que é simples, e a forma adequada para fazer isso é com o bolo ainda fumegando, bem quente, desde que totalmente assado.

Sendo assim, nunca espere o bolo esfriar no forno para tirá-lo, pois vai estragar a receita. Se você deixa no forno, mesmo que o fogo esteja desligado, ainda haverá calor residual, que faz com o bolo continue a ser assado.

Então, ele vai acabar passando do tempo de cozimento, correndo o risco de expandir até um ponto em que ” estoura ” a massa, que é justamente o que faz um bolo murchar dentro do forno, pois ele perde sua estrutura e desaba. Mas se engana quem simplesmente acha que é só tirar do forno quente e tudo está certo.

Sabia que o choque térmico é um dos grandes vilões do bolo recém assado? É a troca brusca de temperatura que faz um belo bolo desandar e vir abaixo. Portanto, coloque o bolo em uma superfície com temperatura ambiente, sobre um pano ou uma grade.

😉 Leia também : Como fazer para o bolo não solar?.

O que fazer para soltar o bolo da forma?

Se você estiver com dificuldades para desenformar uma massa que grudou, coloque um pano molhado e bem torcido sob a fôrma. Deixe ficar durante alguns minutos e depois tente desenformar novamente.

Quanto tempo tem que esperar o bolo esfriar?

Baixe em PDF Baixe em PDF Dependendo do tipo de bolo que você está assando e do tempo necessário para resfriá-lo, vários aspectos precisam ser levados em consideração. Se o resfriamento for feito da maneira errada, o resultado pode ficar esfarelento ou empapado. Resfriar o bolo na geladeira é o método mais rápido, mas você também pode deixá-lo na bancada ou no forno. É possível ainda passar o bolo para uma grade, deixá-lo esfriar na forma ou até de cabeça para baixo.

  1. 1 Veja quanto tempo você tem. Dependendo do tipo de bolo, este método de resfriamento pode levar apenas umas duas horas. Leve em consideração o seguinte:
    • Os bolos do tipo “angel food”, bolos ingleses (“pound cake”), bolos esponja e outros que sejam leves e fofinhos podem esfriar na geladeira em cerca de uma ou duas horas.
    • Este método não é o mais adequado para os cheesecakes, pois as mudanças bruscas de temperatura podem perturbar a estrutura desse bolo, causando rachaduras. Os bolos ricos e cremosos que são servidos frios podem precisar de até quatro horas no refrigerador.
    • No caso de um bolo tradicional, o método vai levar cerca de duas a três horas.
  2. 2 Tire o bolo do forno. Depois que ele estiver assado, use luvas de forno para tirá-lo de lá com cuidado e colocá-lo sobre a bancada da cozinha. Deixe-o lá por cinco a dez minutos. Use as seguintes orientações:
    • Caso esteja preparando um cheesecake ou outro bolo cremoso, recomenda-se que você desligue o forno e deixe o alimento esfriar lá dentro por cerca de uma hora antes de passá-lo para a geladeira. Se não tiver tempo, você pode colocá-lo no refrigerador, mas saiba que ele pode rachar um pouco.
    • No caso do cheesecake, passe uma faca de manteiga entre a borda dele e a forma enquanto o bolo ainda estiver quente, para evitar que ele grude na forma mais tarde.
    • Você pode colocar a forma sobre uma superfície de madeira, como uma tábua de corte, para proteger a bancada do calor.
  3. 3 Ponha o bolo na geladeira. Depois de deixá-lo esfriar um pouco sobre a bancada, coloque a forma no refrigerador por mais cinco a dez minutos. Assim, ele vai esfriar ainda mais sem ressecar. Após esse tempo, o alimento estará bem frio ao toque. Não se esqueça do seguinte:
    • Recomenda-se resfriar bolos esponja ou do tipo “angel food” de cabeça para baixo. Para tanto, você pode virar a forma de ponta-cabeça e colocar a parte do tubo sobre o gargalo de uma garrafa estável. Essa posição evita que o bolo se desmanche enquanto estiver esfriando.
    • É melhor tirar os bolos ingleses da forma para resfriá-los. Se eles permanecerem nela por tempo demais, podem ficar muito úmidos e grudar. Passe-os para uma grade e deixe-os na geladeira.
  4. 4 Embrulhe o bolo com filme plástico. Tire-o da geladeira novamente e feche a parte de cima da forma embrulhando-a pelo menos duas vezes com o filme. Assim, você mantém a umidade do bolo enquanto ele esfria.
    • Se tiver tirado o bolo da forma ou colocado de cabeça para baixo, você não precisa embrulhá-lo.
  5. 5 Deixe o bolo esfriar na geladeira por mais uma ou duas horas. Os bolos tipo “angel food” e inglês podem precisar de apenas mais uma hora. Já os cheesecakes necessitam de duas horas inteiras.
  6. 6 Solte o bolo da forma. Passe uma faca afiada ou de manteiga entre a forma e o bolo.
    • Mantenha a faca na vertical para não cortar as laterais do bolo por acidente.
  7. 7 Tire o bolo da forma. Ponha um prato grande sobre ela, segure o prato e a forma com firmeza e vire-os de cabeça para baixo. Agite um pouco a forma para passar o bolo dela para o prato.
    • Se o bolo for muito delicado, bata de leve no fundo da forma algumas vezes, até sentir que ele se soltou.
    • Agora que o bolo está frio, você pode decorá-lo da maneira que quiser!
  1. 1 Escolha a grade certa. Faça a seleção de acordo com o tamanho do bolo que você vai assar. 25 cm costuma ser o tamanho padrão mais largo para bolos redondos e em formato anelar, portanto, uma grade com pelo menos esse comprimento deverá servir para todas as suas necessidades. As grades são uma ferramenta essencial para qualquer confeiteiro, pois ajudam a fazer com que o bolo esfrie de maneira rápida e uniforme. Lembre-se dos seguintes pontos:
    • Escolha uma grade que caiba facilmente na sua lava-louças e no local onde você pretende guardá-la.
    • Essas grades permitem que o ar circule embaixo do bolo, o que ajuda a evitar a condensação que poderia deixar o fundo empapado.
  2. 2 Tire o bolo do forno. Quando ele estiver pronto, use luvas de forno para retirá-lo com cuidado de lá e colocar a forma diretamente sobre a grade.
    • Caso esteja esfriando um cheesecake, você pode apenas desligar o forno e deixar o bolo lá dentro por cerca de uma hora. Assim, o alimento delicado vai resfriar devagar, o que evitará que ele rache.
  3. 3 Deixe o bolo descansar. Nesse momento, é uma boa ideia verificar a receita para saber qual o tempo recomendado. Ele pode variar bastante dependendo do tipo de bolo que está sendo assado. Como regra geral, procure deixá-lo na grade por dez a 15 minutos.
    • A forma deverá ficar descansando na grade para que a parte de baixo dela receba ar.
  4. 4 Solte o bolo da forma. Tire-o de lá e coloque-o sobre a bancada. Passe uma faca afiada ou de manteiga entre a forma e o bolo.
    • Mantenha a faca na vertical para não cortar as laterais do bolo por acidente. Passe a faca ao redor dele algumas vezes para soltá-lo.
  5. 5 Unte a grade. Antes de transferir o bolo para ela, você precisará untá-la um pouco.
    • Como o alimento estará um pouco quente, colocá-lo sobre a grade untada vai evitar que ele grude.
  6. 6 Passe o bolo diretamente para a grade (opcional). Segure a grade sobre a forma e, lentamente, vire-as de cabeça para baixo. Com cuidado, bata no fundo da forma até soltar o bolo. Levante a forma devagar para transferir o alimento para a grade. Antes de tirá-lo da forma, pense nos seguintes pontos:
    • Caso esteja esfriando um cheesecake, é melhor não tentar transferi-lo para a grade. Esse tipo de bolo é muito delicado e pode estragar.
    • Tirar um bolo redondo da forma mais cedo vai ajudar a evitar que ele fique muito empapado.
    • Se estiver esfriando um bolo “angel food”, é melhor pular a grade e colocá-lo de cabeça para baixo sobre a bancada. Para tanto, vire a forma e ponha a parte do tubo em cima do gargalo de uma garrafa estável. Essa posição evita que o bolo se desmanche quando estiver esfriando.
    • Lembre-se de usar luvas de forno para pegar a forma. Como ela terá saído do forno há pouco tempo, pode ainda estar quente o suficiente para causar queimaduras.
  7. 7 Tire o bolo da grade. Depois de deixá-lo esfriar por uma ou duas horas, você pode passá-lo para um prato e decorá-lo da maneira que quiser.
You might be interested:  O Que Posso Fazer Com Potes De Sorvete?

O que acontece se colocar o bolo quente na geladeira?

Colocar alimentos muito quentes na geladeira pode aumentar o consumo de energia, sim, mas bem pouco e não fará diferença na sua conta de luz.

Qual o lado certo do bolo?

O lado brilhante reflete mais as ondas de calor, ajudando a cozinhar o alimento de forma mais rápida, por isso, deve ficar em contato com o alimento quando for ao forno.

Porque o bolo gruda no fundo da forma?

Quem começa a produzir bolos caseiros precisa sempre estar atualizado sobre os truques que facilitam e ajudam na produtividade. Um deles é como fazer para o bolo não grudar na forma. Dependendo do tipo de massa e também do tipo de forma esse problema inevitavelmente pode acontecer.

E aí é um caos. Afinal, o bolo pode se quebrar todinho, deformando toda a sua estrutura. Principalmente se você for fazer um bolo no estilo naked cake, precisa de uma massa e um desenforme perfeito. A não ser que você use uma receita que leva muita gordura natural e ingredientes líquidos, ainda assim as chances são enormes de seu bolo grudar na forma.

Mas nem tudo está perdido. Separei 6 dicas essenciais que vão te ajudar a compreender como fazer para o bolo não grudar na forma. Vamos conferir? De fato, todo mundo já passou por isso. É um acontecimento frustrante você ter todo o cuidado de preparar a receita e no final não conseguir desenformar o bolo corretamente. A sensação de ver o bolo lindamente desenformado é maravilhosa. Contudo, vale a pena ter em mente alguns truques para evitar que sua massa fique presa na forma.

Como forrar a assadeira com papel toalha?

Imagem: receitatodahora. com. br Esqueça a manteiga e a farinha na hora de untar as formas de bolo: com este truque de cozinha você aprende a assar bolo com papel toalha! Melhor que o papel manteiga, o papel toalha permite desenformar muito facilmente e sem sujeira, já que desgruda com facilidade e é um produto econômico que todos temos em casa.

Confira aqui no TudoReceitas como colocar papel toalha para assar bolo e experimente! Comece por forrar a forma de bolo com o papel toalha. Não precisa um monte de camadas, apenas o suficiente para cobrir a forma no fundo e nas laterais sem deixar brechas.

Conselhos: Evite usar um papel toalha muito fino, para que não rasgue no momento de desenformar o bolo. Imagem: receitatodahora. com. br Em seguida coloque a massa do bolo. Não importa se a massa é pesada ou líquida, o truque do papel toalha para assar bolo funciona de qualquer jeito. Imagem: receitatodahora. com. br Asse o bolo em forno comum conforme a receita. Depois espere esfriar, desenforme normalmente e vá tirando as folhas de papel uma por uma e cuidadosamente, para evitar rasgar. Imagem: receitatodahora. com. br Retire todas as folhas e observe como seu bolo ficou perfeitinho e a forma de assar ficou limpa! Agora você sabe como colocar papel toalha para assar bolo e poupar tempo no processo. Experimente o truque com estas nossas receitas e diga nos comentários o que você achou:

  • Bolo de banana simples e rápido ;
  • Bolo de cenoura cozida ;
  • Pão de ló de água.
You might be interested:  O Que É Blindagem De Bolo?

Imagem: receitatodahora. com. br Se gostou do artigo Como colocar papel toalha para assar bolo , sugerimos que entre na nossa categoria de Truques e técnicas .

Como usar o papel manteiga na forma de bolo?

Como assar bolo com papel manteiga – Às vezes precisamos relembrar alguns detalhes que facilitam e agilizam nossa vida na cozinha. Ao invés de untar da forma tradicional com manteiga e farinha, basta utilizar um papel manteiga. É muito mais higiênico, rápido e prático! Para isso não tem segredo.

Você deverá utilizar o papel manteiga nas laterais do bolo e no fundo. As laterais só são exigidas caso sua forma seja de alumínio. Primeiramente você deve marcar o fundo da forma sobre o papel e recortar para que caiba perfeitamente dentro do bolo.

Em seguida é só recortar um pedaço que envolva as laterais do bolo. Essa é uma forma de utilizar o papel manteiga para untar, mas ainda assim há riscos de vazar um pouco de massa. Então, a maneira mais segura de usar o papel manteiga é cortar um pedaço grande e forrar todo o fundo e as laterais do bolo.

  • Mas tome cuidado para que não fique muito empelotado;
  • Amasse bem para que fique uma superfície lisa para não marcar a massa do bolo;
  • Senão, após desenformar ele ficará todo marcado com desenhos do papel manteiga;

Se ainda assim você tiver problemas, corte somente o tamanho para forrar o fundo da forma, e passe um pouquinho de manteiga nas laterais. Aí não tem erro. Seu bolo irá desenformar como mágica e não irá queimar o fundo! 😉 Agora você já sabe como assar bolo com papel manteiga. Gostou das dicas? Então coloque já em prática essa técnica infalível! Compartilhe as dicas! .

You might be interested:  O Que Fazer Quando O Bolo Gruda Na Forma?

O que acontece se colocar o bolo quente na geladeira?

Colocar alimentos muito quentes na geladeira pode aumentar o consumo de energia, sim, mas bem pouco e não fará diferença na sua conta de luz.

Pode colocar recheio quente na geladeira?

COMO DESENFORMAR BOLO QUENTE

Afinal, pode colocar recheio quente no bolo? – A resposta é: não pode colocar recheio quente no bolo. A não ser que você esteja fazendo o bolo para servir aos familiares, amigos ou apenas teste. Nesse caso, não há problema algum. O que acontece é que se você colocar o recheio quente deixará a massa do bolo murcha. Se sua intenção é ter uma massa bem aerada, fofinha e texturizada, esse erro poderá fazer com que essas características sumam do seu bolo.

Outra coisa é que se você colocar o recheio quente terá mais dificuldades em espalhá-lo com precisão. A dica é deixar o recheio na geladeira por alguns minutos e só após frio rechear o seu bolo. Dessa forma, você consegue visualizar a textura que seu recheio ficará após um tempo de geladeira.

Em contrapartida, se colocar um recheio quente no bolo e levar o bolo pronto na geladeira, poderá ter uma surpresa com um recheio mais firme do que esperado. No primeiro cenário, você consegue remediar caso seu recheio fique um pouco mais firme. Minha dica é adicionar um pouco de creme de leite e bater por alguns minutinhos na batedeira.