Geleia de Abricó do livro Razão e Sensibilidade

A pequena Annamaria, filha da gentil Lady Middleton, só para de chorar se lhe derem Geleia de Abricó. Aprenda a fazer esta delícia do livro “Razão e Sensibilidade“, de Jane Austen

Nem é preciso dizer que adoro Jane Austen, né? Mas preciso afirmar, caso você não saiba, que sou viciada em abricó – comumente conhecido como damasco. Então, a receita foi um acerto em cheio aqui em casa.

Foi minha mãe quem me apresentou esta escritora inglesa maravilhosa e, se é pra falar de vícios, eu preciso falar sobre a Dona Judith. Ela se vangloria de dizer, para quem quer ouvir, que leu “Orgulho e Preconceito” nove vezes e “Razão e Sensibilidade” sete. Pior mesmo é quando falamos dos filmes. Não estou mentindo quando digo que ela já deve ter assistido “Orgulho e Preconceito”, protagonizado por Keira Knightley, mais de quarenta vezes. Juro, juradinho que ela até sabe as falas de cor.

Já que estamos falando de filmes, digo que o meu livro favorito da Jane Austen é “Razão e Sensibilidade”, mas a adaptação cinematográfica de uma obra dela que eu mais gosto é “Orgulho de Preconceito”.

Bom, o negócio é que a semana que passou aproveitei minha estadia na casa dos pais para fazer várias receitinhas. A geleia de abricó deu o que falar e até rendeu umas divertidas tentativas de montar cenários a lá Jane Austen. Como este aqui: 

razão e sensibilidade

“Razão e Sensibilidade” conta a história de duas irmãs Dashwood, Elinor e Marianne. Quando o pai delas morre, a propriedade passa para o meio-irmão John, o único filho homem. Como era costume na época.

Em meio a esta mudança, as irmãs devem encontrar outro lugar para morar e, juntas, vão conhecer diversas pessoas e amadurecer à força. Elinor, com sua razão. Marianne, com a sensibilidade.

Elas e a mãe se mudam para uma propriedade oferecida por Sir John Middleton, primo do senhor Dashwood. Sir Middleton é casado com Lady Middleton e ambos têm quatro filhos barulhentos, entre eles a pequena Annamaria.

Apesar de deliciosa, a geleia de abricó não tem tanta importância para a trama. As personagens principais nem estão no meio do conflito por trás do doce – por gostar de damascos – e decidi tentar cozinhá-la.

A questão é que a pequena Annamaria, extremamente mimada, se machuca constantemente. E, por se machucar, chora demais. Para aliviar o choro, o trato é certeiro: basta oferecer Geleia de Abricó.

Este foi o primeiro livro publicado por Jane Austen, em 1813. Para publicá-lo, a autora usou como pseudônimo “A Lady”.

O curioso é que foi a própria Jane Austen que pagou para que seu livro fosse publicado. E não foi barato não. Custou quase um terço de sua renda familiar, algo em torno de 15 mil libras.

Nem é preciso falar que o livro foi um sucesso e a lançou como uma das melhores escritoras inglesas, né?

Se você quer saber um pouco mais sobre a vida da escritora, indico um filme bem legal.

Becoming Jane” é uma cinebiografia de Jane Austen que conta a história do suposto romance da autora com Thomas Lefroy. Dizem que este romance a inspirou para escrever “Orgulho e Preconceito”.

O filme é protagonizado por Anne Hathaway e James McAvoy.


 

Machado de AssisNível: Apenas 1 Machado

Geleia de Abricó
Avalie essa receita
Imprimir Receita
Tempo de preparo
40 min
Tempo de preparo
40 min
Ingredientes
  1. - 250g de abricó seco (Como já disse, abricó é o outro nome de damasco)
  2. - 3 colheres sopa de açúcar
  3. - Cravo a gosto
  4. - Suco de um limão
  5. - 1 xícara chá de água
Modo de Preparo
  1. Pique os abricós bem picadinhos, o máximo que você conseguir, e leve-os a uma panela com água e deixe-os ferver.
  2. Junte o açúcar, o cravo e o suco de limão e cozinhe por vinte minutos ou até que a mistura engrosse e os abricós derretam.
  3. Guarde num pote de geleia e sirva gelado.
Capitu vem para o jantar http://capituvemparaojantar.com/site/

 

Você pode comer o doce com colher – como assim é feito no livro – ou servir com pão ou torradas. Eu achei a receita uma delícia. 

Espero que você acha também! <3

Tenho uma novidade: o Capitu ganhou uma coluna semanal no site Burn Book! Toda sexta-feira terá uma coluna nova sobre comidas e livros. Acompanhe aqui

Denise Godinho

Meu nome é Denise Godinho. Decidi aprender a cozinhar e, para a empreitada ser mais interessante, vou fazer as receitas que estão escondidas dentro dos livros. E, acredite, são muitas!