Torta de Mirtilo de Nora Ephron

Em “O Amor é Fogo“, Nora Ephron conta como foi quando descobriu que seu marido a traía. A Torta de Mirtilo marca um episódio importante do livro e da vida da autora. Saiba mais adiante! 

Quem acompanha o Instagram do Capitu (Aliás, olha só ele aqui), viu que esta semana recebi amigas em casa para um jantar. De prato principal, preparei novamente o Boeuf Bourguignon da Julia Child. (A receita está aqui). Só que desta vez eu acrescentei bacon. Ficou ótimo. Mas, sou suspeita, porque adoro este prato e, claro, adoro bacon.

Para a sobremesa, escolhi uma torta de um livro maravilhoso e que tinha tudo a ver com o momento. Trata-se de um livro que fala sobre o quanto amar é uma arte difícil reservada só para os fortes. E, bom, é claro que esta era a oportunidade ideal de reunir amigas que já viveram isso na pele. Aliás, quem nunca, né?

A Torta de Mirtilo é uma receita simples e cheia de significado no livro.

Você já deve conhecer Nora Ephron de outros trabalhos. Ela foi responsável, por exemplo, pelo roteiro de “Harry e Sally – Feitos Um Para o Outro” e dirigiu o recente “Julie & Julia“, adaptação do livro de Julie Powell (De onde tirei a receita do Boeuf Bourguignon).

Torta de Mirtilo

Então tá. Imagina que você está bem casada com um famoso jornalista de Washington, já tem um filho de dois e está grávida de sete meses. Tudo vai bem até que você descobre que o seu marido está te traindo. E não é só uma traição passageira não, o cara tá pensando mesmo em colocar tudo na mala e ir morar com a amante.

Agora imagina que você resolve escrever um livro para contar toda esta história – doa a quem doer. Bom, foi isso que Nora Ephron fez. Na obra ela é Rachel Samstat, uma jornalista que escreve livros de culinária e vê sua vida desmoronar ao descobrir que o amor da sua vida, Mark, está apaixonado por outra, uma mulher altíssima com pernas muito longas chamada Thelma.

O Amor é Fogo” é um livro cheio de ironia, muito bem escrito e que faz a gente viajar para aquele momento da vida que passamos por algo parecido. Vale a leitura. (Tenho que dizer que matei ele num domingo).

Tá, e a Torta de Mirtilo, onde entra? Bom, aí você imagina que já sabe da traição e, mesmo assim, decide fazer um jantar com uns amigos e ele pra tentar resolver as coisas.  Papo vai, papo vem e você tem um surto e joga a Torta de Limão, cuidadosamente preparada, em cima dele. Daí, reflete:

"Se eu tivesse que fazer tudo de novo, teria feito um tipo diferente de torta. 
A torta que eu joguei em Mark fez uma sujeira tremenda, mas uma Torta de Mirtilo
teria sido ainda melhor porque teria arruinado para sempre o blazer novo dele, 
o blazer que ele comprou com Thelma. 
Peguei a torta, agradeci a Deus pelo chão de linóleo e a joguei".

Eu não fiz a Torta de Limão porque já aprendi a fazê-la aqui, portanto optei pela bendita da Torta de Mirtilo.

A difícil arte de amar nora ephron

“O Amor é Fogo” é o primeiro livro de Nora Ephron, publicado em 1983. Em inglês, o título é “Heartburn”, que significa azia, queimação.

Esta alusão com comida acontece porque, como já disse, ela é uma jornalista que escreve sobre comida. Portanto, o livro é cheinho de receitas. Um prato cheio para quem curte esta simbiose entre literatura e gastronomia.

Bom, o fato é que a história é real. Nora Ephron realmente foi traída pelo marido, o jornalista Carl Bernstein, ninguém mais, ninguém menos que um dos jornalistas responsáveis por contar o escândalo de Watergate.

Nora Ephron e Carl 2

Depois Nora se casou novamente com Nicholas Pileggi, responsável pelo roteiro do filme “Os Bons Companheiros“. (Quer dizer, a mulher sabia com quem se relacionar, né?).

Faleceu em 2012, aos 71 anos, por causa de pneumonia agravada pela leucemia.


 

Machado de AssisMachado de AssisNível: 2 Machados que valem a pena! 

Torta de Mirtilo
Avalie essa receita
Imprimir Receita
Para a massa
  1. - 3 xícaras de farinha de trigo
  2. - 150g de manteiga sem sal
  3. - 4 colheres sopa de açúcar (Estou dando a dica porque não coloquei açúcar na massa e a torta não ficou muito legal. Conto mais adiante).
  4. - 1/2 copo com água morna
  5. Para o recheio
  6. - 800g de mirtilos (Pode ser congelado, mas se este for o caso, não esqueça de hidratá-los na água antes).
  7. - 1/2 xícara de açúcar
  8. - 1/3 xícara de amido de milho
  9. - 1 colher sopa de essência de baunilha
Modo de Preparo
  1. Misture todos os ingredientes da massa e sove até que ela fique bem lisa. Leve até a geladeira por meia hora.
  2. Em seguida, divida a massa em duas partes. Abra a primeira com um rolo e a coloque numa forma de torta.
  3. Para o recheio, coloque os mirtilos numa tigela e acrescente todos os ingredientes, mexendo com delicadeza.
  4. Abra a segunda parte da massa e corte pequenas tiras para fazer o trançado que eu fiz acima. (Você pode fazer a torta sem esta parte também!).
  5. Pincele uma gema de ovo batida em cima da massa e leve a torta ao forno médio por quarenta minutos.
Capitu vem para o jantar http://capituvemparaojantar.com/

 Então, vamos lá. Tenho que ser sincera. Faltou açúcar na minha massa de torta. Conto isso porque o intuito do blog é, justamente, aprender, né?

Portanto não esqueça de colocar açúcar na massa, ok? Vou ser bem chata quanto a isso e repetir: coloque açúcar na massa rs

Outra dica: a torta é ideal para ser servida quente com os mirtilos borbulhando e bem acompanhada com um sorvete de creme.

Depois me conta o que achou da torta e do livro, ok?

Denise Godinho

Meu nome é Denise Godinho. Decidi aprender a cozinhar e, para a empreitada ser mais interessante, vou fazer as receitas que estão escondidas dentro dos livros. E, acredite, são muitas!

Share This