Torta de Maçã com Sorvete de Jack Kerouac

Machado de AssisNível: 2 Machados que valem a pena!

 

Jack Kerouac viajou pelos Estados Unidos provando as mais diversas tortas de maçã com sorvete no livro “On the Road”. Aprenda a fazer o doce que encantou o escritor.

Trota de maçã de Jack Kerouac

“On The Road” é considerado o melhor livro de Kerouac. Lançado em 1957, a obra é expoente da Geração Beat, termo usado para descrever um grupo de artistas americanos que se desprende da rigidez da arte para fazer algo espontâneo. Kerouac tem uma linguagem muito simples. Ele mesmo chegou a dizer que ele escrevia conforme o fluxo de consciência.

Os beats acreditavam que as experiências ficavam ainda melhores com a perda dos sentidos e, por isso, todos exageram muito nas drogas, viviam uma vida desregrada com muito álcool, sexo e noitadas. (Uhú).

Neal Cassady e Jack Kerouac

A torta de maçã

O livro “On the Road” conta a história de uma viagem pelos Estados Unidos feita por Sal Paradise (Personagem que retrata o próprio Kerouac) e Dean Moriarty (Personagem inspirado no escritor Neal Cassady). Os jovens saem de Paterson, New Jersey e vão até a costa oeste do país pela Rota 66. A viagem é cheia de mulheres, drogas, músicas e, claro, liberdade.

Durante a viagem, Sal, o narrador, diz:

Comi outra torta de maçã com sorvete, foi praticamente só o que
comi durante toda a viagem através do país, eu sabia que era 
nutritivo e claro que delicioso.
(...)
Comi torta de maça com sorvete - estava ficando cada vez melhor 
à medida que eu avançava Iowa adentro, a torta maior, o sorvete
mais cremoso.

Torta de Maçã de Jack KerouacCuriosidades

Dizem que Kerouac escreveu “On the Road” em apenas três semanas no ano 1951. Sob o efeito de benzedrina, café e jazz, ele escreveu de uma só vez, colocando no papel o que vinha à mente (Aquele tal fluxo de consciência que eu já citei por aqui). Mas, a obra foi rejeitada por várias editoras. E só depois de muitas alterações, o livro conseguiu ser lançado em 1957.

Kerouac era um comilão. Sabe-se que a comida permeia toda a obra do escritor. É um artifício que ele encontra para conseguir descrever ambientes e situações. Ainda no livro “On the Road” não é só a torta de maçã que aparece. Há uma infinidade de cafés da manhã, almoços e jantares. Hambúrguer na Filadélfia, lanche de salame e mostarda em Los Angeles, espaguete em North Beach, mariscos em São Francisco. Além de frutos do mar com manteiga, frango assado regado a vinho e batatas-fritas.

Em outro livro autobiográfico, o “Anjos da Desolação”, o escritor explica que quando ele passou seis semanas trabalhando como segurança no Desolation Peak, em Washington, e só sobrevivia de café e macarrão, ele ficava imaginando seu retorno para a civilização e todas as comidas que poderia comer. “Eu sonhava com sorvetes e um bife de lombo”.

Eu já falei por aqui, na lista de dez restaurantes frequentados por dez escritores, que Kerouac era conhecido por sua comilança. Na biografia escrita por Barry Miles, o escritor aparece como um personagem que come tudo o que havia na geladeira. William Burroughs, outro grande escritor beat, costumava esconder os quitutes que tinha em casa quando Kerouac ia visitá-lo.

Ingredientes

Receita Torta de Maçã

Para a torta

Massa

– 4 xícaras de farinha de trigo
– 150 g de manteiga
– 1/2 copo com água quente

Recheio

– 4 maçãs médias descascadas e picadas
– 1 xícara de açúcar
– 1 limão espremido
– 2 colheres sopa de canela em pó
– 1 colher sopa de farinha de trigo
– 2 colheres sopa de manteiga

Passo a Passo

Misture todos os ingredientes da massa e sove até ela ficar lisinha. Deixe descansar na geladeira por 30 minutos.

Em seguida, divida a massa em dois. Com uma metade cubra o fundo de uma forma de tortas e faça furinhos com um garfo. Abra a outra metade numa superfície afarinhada e reserve.

Em uma tigela acrescente todos os ingredientes do recheio e mexa.

Coloque-os na forma de torta.

Cubra o recheio com a outra metade da massa.

Faça furos com o garfo e polvilhe canela em pó.

Receita de Sorvete

Para o sorvete

– 1 lata de leite condesado
– 1 lata de creme de leite
– A mesma medida da lata de leite

Passo a Passo

Bata todos os ingredientes no liquidificador, coloque numa tigela e deixe no freezer por seis horas.

 

On the RoadSirva a torta de maçã quente com uma bola generosa de sorvete.

Aproveite para assistir a versão cinematográfica de “On the road”, o filme “Na estrada”, dirigido por Walter Salles, enquanto você come a torta. <3

 

 

Denise Godinho

Meu nome é Denise Godinho. Decidi aprender a cozinhar e, para a empreitada ser mais interessante, vou fazer as receitas que estão escondidas dentro dos livros. E, acredite, são muitas!

Share This